Capítulo Cento e Vinte e Um: Sem Contra-ataque Possível

O que resta, é apenas o ruído. Amor Silencioso 2936 palavras 2026-04-01 12:06:29

No segundo tempo, Louie observou a mudança tática dos Bucks.

Para sua surpresa, Don Nelson sacou Alton Lister e colocou em quadra um jogador que nem Louie nem seus assistentes conheciam. O substituto de Lister era Paul Mokeski.

Este homem estava na liga há apenas quatro temporadas, mas já havia passado por quatro equipes diferentes; um andarilho nato cujas estatísticas não revelavam nenhum talento excepcional. Pontuação mediana, rebotes medianos, assistências medianas, aproveitamento de arremessos e lances livres medianos. Na verdade, Louie diria que o aproveitamento de seus arremessos não era apenas mediano, era péssimo. Como pivô, sua média nas últimas três temporadas era de apenas 42%.

Quanto à aparência, a primeira impressão não era a de um jogador da NBA, mas sim a de um pai de família comum em qualquer série americana. Linha do cabelo recuada, rosto inchado, olhos pequenos e um bigode. Parecia mais um caminhoneiro do que um atleta profissional.

— Quais são as características desse cara? — perguntou Louie a Rudy Tomjanovich.

Tomjanovich folheou seu caderno e disse, visivelmente desconfortável:
— Nos últimos jogos, ele teve menos de um minuto de média em quadra, então...

— Então o quê?

— Não temos registros detalhados sobre ele...

— Droga! — exclamou Louie, furioso. — Rudy, você é o único olheiro da equipe. Você precisa ter o dossiê de todos!

No segundo tempo, os Bucks começaram atacando. A eficácia da defesa em zona dos Celtics residia no fato de que os Bucks não utilizavam muitos bloqueios entre pivôs e o jogador com a bola, o que limitava drasticamente o raio de ação de Sampson. Parecia que não pretendiam usar bloqueios, ou talvez eles não fossem o núcleo do sistema ofensivo dos Bucks.

Bob Lanier era um pivô capaz de arremessar do poste alto. Se apenas ele arremessasse, Louie não se importaria; bastaria que Laimbeer ou outro pivô que não fosse Sampson o seguisse. Louie confiava que Nelson não tiraria Lister sem um motivo; aquele homem com cara de caminhoneiro certamente tinha alguma vantagem que ele e sua comissão técnica ainda não haviam percebido.

De repente, Louie viu Lanier e Mokeski correrem para o poste alto. Sampson permaneceu no garrafão enquanto Mokeski recebia a bola no alto e arremessava.

"Swish!"

55 a 68.

No ataque, o desempenho dos Celtics seguia impecável.

Mokeski dava aos cinco jogadores dos Bucks uma ameaça de arremesso, mas sua defesa era muito inferior à de Lister. Nelson designou Marques Johnson para marcar Bird, com Lanier pronto para realizar dobras de marcação. Os Bucks já haviam tentado de tudo para conter Bird. A dobra era a opção mais arriscada; embora os Celtics não tivessem o conceito de "ala armador", a capacidade de passe de Bird no poste baixo e sua visão de jogo superavam de longe Johnson, a quem Nelson tanto cultivava.

Lanier logo pagou o preço pela sua dobra precipitada. Bird passou a bola para Laimbeer no lado fraco, que converteu um arremesso imediato.

— Tenho que dizer, Larry está em chamas esta noite! — Bill Russell elogiou Bird. — Os Bucks simplesmente não conseguem resolver o problema que ele representa no ataque.

Isso fez com que as pessoas se lembrassem do desempenho anterior de Bird. Ele era um dos poucos jogadores dos Celtics que não via a série como uma oportunidade de se livrar de Fitch, jogando sempre com dedicação total, embora Fitch não compreendesse o valor de Bird como Louie compreendia.

Fazer de Bird apenas um finalizador era como limitar Curry a jogar sem a bola, aproveitando apenas seu poder de atração e movimentação histórica para liberar os colegas. A lógica não estava errada, mas não maximizava seu potencial. Esse é o fardo dos jogadores completos: eles sabem fazer tanta coisa que, se forem colocados em uma posição que favorece o time em vez de favorecê-los, o treinador, em um misto de culpa e satisfação, os faz sacrificar.

Louie não era tolo; ele sabia quem era o verdadeiro craque. Bird vinha em boa fase, e Fitch, em vez de aproveitá-lo, insistia em conflitos com jogadores que não se adaptavam a ele.

Enquanto isso, no ataque, os Bucks tentavam fazer Mokeski funcionar. Sampson mantinha-se fixo no garrafão, Mokeski recebia a bola, ajustava e arremessava. Seu arremesso era suave, fluido; como alguém com um toque tão refinado poderia ter um aproveitamento tão ruim? Após algumas posses, Mokeski estava com 3 de 4. Sampson pediu instruções a Louie sobre se deveria sair para pressionar, mas Louie negou.

Depois de quatro lances, Louie percebeu que ele era um arremessador de ritmo. Não o ritmo da partida, mas o seu próprio ritmo de lançamento. Se estivesse livre e tivesse tempo, seu aproveitamento seria altíssimo. Louie lembrou-se de outro jogador: o veterano "Space Yi", que tanto lutou pela seleção chinesa. Ele também era um arremessador de ritmo; livre, acertava tudo, mas, sob pressão, sua precisão despencava.

Quando Bird, raramente, errou no poste baixo e os Bucks contra-atacaram, reduzindo a diferença para 10 pontos, Louie pediu tempo.

— Nossa estratégia defensiva permanece, mas se o número 44 (Mokeski) receber a bola no alto novamente, quero que o jogador mais próximo o pressione. Lembrem-se: apenas pressione, não precisam bloquear o arremesso, basta trazer incômodo.

Em seguida, Louie encerrou temporariamente o sistema de ataque baseado no poste baixo de Bird.

— Vocês podem não gostar, mas precisamos do sistema de ataque do poste alto do treinador Fitch agora. Aumentem os bloqueios no alto. Isaiah! — Louie gritou, e Thomas se animou.

Louie desenhou jogadas nos dois cantos da quadra.

— Sei que você está ansioso. A partir de agora, você tem liberdade para arremessar. No alto, faça mais bloqueios com Larry. Se Larry abrir para a linha dos três, os Bucks certamente vão dobrar a marcação em você; decida se ataca ou passa para ele. Se Larry for para a zona morta, você deve passar, porque ali é o território dele. Se Larry ficar parado, observe a rotação defensiva deles. Em suma, você e Larry são a chave. Preciso que trabalhem juntos!

— Por que não deixar Larry continuar como estava? — alguém perguntou, confuso. — Os Bucks não têm resposta para isso.

Louie riu:
— Não se engane pelo jeito caipira dele; ele é humano e também se cansa.

Só então lembraram que Bird havia sido responsável por 95% da distribuição de bola desde o início. Com outro jogador, o cansaço já teria batido. O fato de Bird aguentar não significava que ele fosse imune ao desgaste.

Louie confiava que a parceria entre Thomas e Bird seria impossível de conter. O rumo da partida já havia escapado do controle de Nelson, que agora era forçado a tentar vencer os Celtics no tudo ou nada.

Durante todo o terceiro quarto, Thomas foi o motor. Embora Nelson percebesse que ele não estava em um bom dia nos arremessos e orientasse a defesa a contornar os bloqueios, os Bucks não tinham um armador de elite para acompanhar a velocidade de Thomas, sendo incapazes de impedir suas penetrações.

Ter Bird como bloqueador liberou sua criatividade ofensiva. Quanto mais Louie observava Bird, mais o considerava assustador: a capacidade ofensiva de um Nowitzki no auge, o jogo de passes de um Jokic, a habilidade de um "mãos de deus", a inteligência e criatividade imprevisível de um Ginóbili, somadas a uma autoestima frágil e sensível típica de quem veio do campo, o que gerava um arsenal de provocações psicológicas devastadoras.

Exceto por marcar alas muito ágeis, Bird não decepcionava em nada.

No terceiro quarto, Nelson pediu tempo duas vezes, mas nada mudou. Ao entrar no último período, a vantagem dos Celtics chegou a 21 pontos após uma cesta de três de Bird. A partir dali, a dúvida sobre o resultado desapareceu.