Capítulo Cento e Quatro: Contrato de Valor Astronômico (3/45)
Página (1/3)
Capítulo 104: Contrato de Valor Astronômico
A forma como Luís conheceu Lorena “Mariena” Molina foi algo que ele jamais imaginara.
Na noite em que a Itália conquistou a Copa do Mundo, Lorena, desanimada com o exame da ordem, chegou a pensar em desistir da vida. Contudo, ela não tinha a menor decisão ou coragem para tal ato; apenas ficou na ponte, fazendo pose.
A aparição de Luís a deixou um pouco desconcertada, mas, com sua confiança abalada pelo exame, ela acabou despejando sua frustração naquele estrangeiro asiático um tanto atraente.
Embora o pai de Lorena fosse apenas um comerciante dono de uma empresa de transporte, sua mãe dominava o inglês, francês e italiano. Assim, desde pequena, Lorena aprendeu duas línguas estrangeiras, sendo uma delas o inglês.
Foi esse detalhe que permitiu o desenrolar da história.
Ela desabafou na ponte, criticando o exame jurídico italiano por ser desumano, com muitos pontos de prova, questões diversas e estranhas leis para decorar, a ponto de seus cabelos negros e brilhantes terem ficado com um fio branco, entre outros protestos...
Naquela noite em que o exército de camisas azuis liderado por Paulo Rossi enchia o país de orgulho, talvez Lorena fosse a única triste.
Ah, e também havia aquele traidor italiano que perdera 100 euros para Luís.
“Anime-se, seu país acabou de ganhar a Copa do Mundo”, Luís tentou consolá-la.
“Porque vocês, homens, ficam satisfeitos só de sentar diante da TV, beber cerveja e assistir esportes o dia inteiro!” Lorena, parecendo uma mulher forte, falou com energia. “Eu tenho sonhos!”
Luís não pôde deixar de sorrir: “Na verdade, você não está errada. Se você já experimentou, sabe que com alguns amigos, é assim mesmo: beber, petiscar, assistir jogos emocionantes e pular de alegria com uma vitória, essa sensação, hein...”
“Essa é uma das razões pelas quais vocês, homens, muitas vezes são considerados bobos...” ela respondeu teimosamente.
Curiosamente, Luís e ela tinham muito o que conversar. Talvez Lorena só precisasse de alguém para desabafar, e Luís apareceu na hora certa.
Seu interesse inicial em Lorena era muito simples: a aparência dela.
Ao vê-la pela primeira vez, ele a lembrou de Sophie Marceau no filme “O Primeiro Beijo”.
Mas, naquele momento, com seus olhos marejados e sua idade maior que a da Sophie no filme, o impacto era ainda maior.
O desejo de apreciar a beleza a princípio, e depois a descoberta de sua personalidade interessante, despertou uma atração mais profunda.
Começaram com Lorena detalhando como o exame jurídico italiano era desumano, seguiram com discordâncias sobre esportes, e logo passaram a se apresentar um ao outro.
Após algum tempo, Luís pediu que ela enxugasse as lágrimas e a convidou para jantar algo à noite.
“Porque um lanche noturno pode aliviar todas as preocupações.”
À frente deles, os talheres estavam postos. Pareciam mais à vontade, mais espontâneos, menos defensivos e com mais intimidade.
Diferente das outras mulheres que Luís conhecera após a viagem no tempo, ele e Lorena não chegaram ao quarto.
Ele a acompanhou até em casa, pensando que aquele seria o fim, que eles seriam apenas conhecidos passageiros, sem trocar contatos.
Mas, ao chegar à porta de casa, Lorena voltou até ele: “Já vi muitas pessoas por aqui.”
A cidade era pequena... Luís sentiu que Lorena conhecia praticamente todo mundo.
Página (2/3)
“Nunca tive relações com aquelas pessoas, somos como você e eu esta noite: às vezes cumprimentamos, às vezes eles prestam atenção demais em cada movimento meu.” Isso era inevitável, afinal, ela era muito bonita. “Para aqueles, meu primeiro encontro geralmente é o último.”
Luís era um homem maduro e sabia que Lorena tinha apenas 18 anos, que ela ainda encontraria muitas pessoas, enquanto ele estava apenas de passagem na Itália a trabalho. Talvez Volker logo concluísse o contrato e eles partiriam, por isso ele preferia não se envolver emocionalmente.
Foi isso que ele pensou quando ela se dirigiu para casa.
Mas, quando Lorena voltou e falou aquilo, ele viu uma jovem mulher expressando delicadamente sua simpatia.
“Talvez sejamos esse tipo de pessoas...” Luís decidiu tentar continuar, “mas talvez não.”
Sorriu e disse: “Eu estou hospedado no único hotel Marriott do centro da cidade; se quiser me ver, pode pedir para o recepcionista ligar para mim... Claro, se não quiser andar tanto, posso ir até você.”
Lorena escreveu o número de telefone de casa.
Ao entregar o papel com o número para Luís, os dedos deles se tocaram inadvertidamente, e, por impulso, puxaram suavemente o papel.
Essa sensação era bem diferente daquela que ele experimentara nos bares americanos, onde em dez minutos conversa fiada leva ao interesse, nos dez minutos seguintes ao convite para ir ao banheiro e, finalmente, àquele hotel ou algum lugar deserto para começar a luta.
Luís lembrou-se de seu tempo no ensino médio, indo aos parques com sua primeira namorada depois da escola. Naquela época, eram jovens loucos, prontos para enfrentar o mundo por um ao outro (na verdade, os pais e professores).
Ele caminhou de volta ao hotel, encontrando Volker já dormindo.
No dia seguinte, recebeu a notícia de que o contrato estava fechado.
Isso significava que eles deixariam a Itália.
Luís, porém, decidiu ficar mais um tempo, pois era a entressafra, e as negociações entre donos e sindicato de jogadores estavam tensas. A NBA estava paralisada; não havia nada para fazer nos Estados Unidos.
“Tudo bem, vou esclarecer isso com Reid.”
“Obrigado, Sr. Jane,” Volker sorriu. “Ah, quer que eu te acompanhe ao aeroporto? Assim você evita esbarrar naquele pessoal. Contra esses canalhas, posso oferecer um serviço profissional.”
Volker era esperto e perguntou sorrindo: “Você tem outra intenção?”
“Fico desapontado que pense assim, pois só quero ajudar dentro do que posso.”
Luís pensou em pegar emprestado um pouco do orçamento restante de Volker, para pagar e devolver depois de um tempo, mas ele era perspicaz demais para deixar escapar essa chance.
Felizmente, Luís não estava mais na época em que buscava emprego em Boston e tinha pouco dinheiro; hoje, aproveitar pequenas oportunidades era apenas um hábito, não uma necessidade.
A NBA estava praticamente paralisada.
De julho a agosto, nenhum jogador livre foi contratado.
O único movimento veio do Philadelphia 76ers. Desde 1977, com o astro J. Doutor, conhecido e querido, mas sempre eliminado nos playoffs e finais, eles precisavam urgentemente de outra superestrela.
Após Moses Malone tornar-se agente livre, os 76ers começaram uma perseguição fervorosa. O proprietário, Harold Katz, um homem extravagante e apaixonado por basquete, queria trazer Malone para o time imediatamente.
O aviso na convenção Larry O’Brien tentou frear o ímpeto dos 76ers.
Mas, após várias negociações, sindicato e donos não chegaram a um acordo, nem mesmo sobre uma simples redução no número de jogadores.
Página (3/3)
No início de agosto, os 76ers quebraram o silêncio, trocando Daryl Dawkins, seu espetacular jogador de enterradas, por 700 mil dólares e uma escolha de primeira rodada no draft.
A saída de Dawkins foi um golpe para os 76ers.
Em termos de talento atlético, Dawkins era talvez o mais forte da liga.
Sua parceria com os irmãos Jones era um pesadelo para o Leste. Mesmo com os Celtics tendo Lambier, Maxwell, Sampson e Bird, foram 14 jogos nas duas séries, sempre sofrendo no garrafão.
Ao trocar Dawkins, o desejo dos 76ers por Malone passou de forte para urgente.
Como Katz apoiava publicamente a redução de gastos para manter a liga, os 76ers hesitavam em agir.
Mas, ao trocar Dawkins, perderam a paciência.
Se esperassem o fim das negociações, outras equipes dos grandes mercados poderiam disputar Malone, e os 76ers talvez não conseguissem contratá-lo.
A investida dos 76ers por Malone foi a ironia mais marcante da entressafra.
No dia anterior, donos e sindicato discutiam acaloradamente, alegando que não aguentavam mais, que os salários dos jogadores precisavam ser controlados, ou a liga entraria em colapso em poucos anos. Logo depois, vazou a notícia do contrato absurdo de 6 anos e 13 milhões de dólares oferecido a Malone.
O gerente geral dos Pistons, Jack McCloskey, criticou imediatamente esse contrato, dizendo que prejudicaria a liga.
Os Bucks quase cuspiram sangue na reunião de negociação, pois o salário de Malone sozinho seria maior que o de todo o time deles.
Jerry Buss estava furioso com a situação.
Malone era seu principal alvo na entressafra; estava disposto a oferecer um valor que Houston não poderia igualar. Mas, no último ano, todos reclamavam de sua generosidade excessiva, o que dificultava a sobrevivência das outras equipes.
Para mudar essa impressão, Buss foi um dos poucos donos a apoiar publicamente o limite salarial.
Porém, ele foi surpreendido por outro dono que apoiava a mesma causa, mas com um contrato extravagante que ele mesmo talvez não pudesse oferecer.
“Será que, desde que não seja o Buss, qualquer um pode gastar à vontade?” Buss explodiu na reunião dos donos.
A maior vítima desse contrato foi o Houston Rockets, que questionou a liga, alegando que os 76ers violaram o acordo firmado após o caso Robertson.
O contrato de Malone era complexo, com 13 milhões garantidos, mais cinco cláusulas de bônus que poderiam elevar a quantia para 15 milhões se cumpridas todas.
O Rockets tentou parecer falido, mas isso não teve efeito.
Porque os 76ers seguiram rigorosamente o espírito do caso Robertson, investindo num agente livre restrito. Se o Rockets quisesse manter Malone, teria que igualar o contrato; caso contrário, deveria preparar-se para negociar uma compensação com os 76ers.
Fim.