Capítulo Cento e Trinta e Cinco: Contradições profundas e inúmeras questões

O que resta, é apenas o ruído. Amor Silencioso 3737 palavras 2026-04-01 12:06:36

Mais tarde, o lanche da madrugada foi entregue.

Sampson, mais uma vez, agiu de forma contraditória: dizia que não queria, mas, ao começar a comer, não conseguia parar.

Louis aproveitou o assunto do ataque para falar sobre a defesa. Embora Sampson não fosse o pilar ofensivo, ele era o núcleo defensivo planejado por Louis. Mesmo com Bird incluído no segundo time de defesa e Laimbeer sendo um exímio marcador individual, o quinteto titular dos Celtics ainda apresentava sérias vulnerabilidades defensivas. Isso os impedia de serem uma equipe de elite na defesa.

O limite defensivo dependia drasticamente dos ajustes de elenco de Louis e da forma como utilizaria Sampson. Louis queria usar Sampson como um Kevin Garnett mais alto, porém com duas marchas a menos em termos de mobilidade. Uma de suas exigências para Sampson era que ele considerasse toda a área dentro da linha de lance livre como seu território. Qualquer um que ousasse tocar naquela região deveria ser prontamente repelido com força.

Sampson aceitou as ordens de Louis. Afinal, era um papel de liderança. Embora, sendo honesto, o núcleo defensivo fosse o responsável pelo trabalho sujo e ingrato, olhando para o restante do time, era inegável que ele era o único capaz de "limpar a bagunça" dos outros.

Após o lanche, Louis e Sampson deixaram a academia. Cada um foi para sua casa. A "casa" de Louis, no caso, referia-se ao apartamento de Lorraine. Ela frequentava uma escola de idiomas durante o dia e preparava o jantar à noite, aguardando as instruções de Louis sobre os próximos passos. Louis chegou tarde, já eram dez horas. Como o horário estava avançado, não restava alternativa a não ser tratar de assuntos particulares com Lorraine.

No dia seguinte, Louis dividiu os jogadores por cor de pele e organizou um jogo de treino intenso. A intensidade da partida superou todas as expectativas. K.C. Jones comentou que eles pareciam estar jogando uma final. Cowens reclamou da loucura: "Esses caras já são sensíveis por natureza, e você ainda os coloca em times divididos pela cor? Quer causar um caos ainda maior?"

"Você passa o dia inteiro se preocupando com isso?", perguntou Louis, sem paciência. "Ralph ainda tem vários vícios ruins de posicionamento, por que você não ensina a ele?"

Cowens revirou os olhos e respondeu com desdém: "Como vou ensinar? Os jovens de hoje estão cada vez mais temperamentais, não aceitam críticas nem conselhos. Como vou treiná-los?"

Este era o primeiro jogo de treino oficial entre os jogadores. Louis colocou Bird, Ainge, Laimbeer, Paxson e a nova contratação da intertemporada, o ala Scott Wedman, no time branco. No time negro, ficaram Thomas, M.L. Carr, Cedric Maxwell e Sampson. Com essa divisão, Louis pôde perceber o quão congestionado estava o elenco dos Celtics. Mesmo divididos, ambos os times tinham um grupo de titulares capaz de levar qualquer equipe a 50 vitórias na temporada.

O atrito entre Bird e Thomas intensificou-se durante o jogo. Além disso, os técnicos designados para cada lado eram curiosos: Rudy Tomjanovich comandava o time negro, enquanto K.C. Jones dirigia o branco. Parecia que Louis não estava tentando forçar uma divisão racial, mas sua escolha acabou trazendo a política racial do elenco para a superfície.

Eles jogaram conforme o sistema estabelecido por Louis: o time branco seguiu o sistema número dois, enquanto o time negro operou com o um e o três. Ao final, Bird registrou 9 assistências e marcou a cesta da vitória sobre Isiah Thomas.

"Larry é mesmo Larry, não fomos páreos para eles", disparou Thomas com ironia.

Bird não deu ouvidos; nem sequer olhou para o time negro, apenas virou-se e caminhou até a lateral da quadra.

"Isiah, esse tipo de comentário não faz sentido. Larry não teve esforço nenhum para vencê-los", alfinetou Laimbeer. "O elenco de vocês é claramente melhor que o nosso, mas perderam. Como líder, a responsabilidade é sua."

Thomas sorriu com sarcasmo: "E se perdemos? Vamos ser sentenciados à morte?"

"Não precisa chegar a tanto. Mas, da próxima vez que o treinador organizar algo assim, deveríamos apostar algo", sugeriu Laimbeer, acreditando que uma recompensa aumentaria o empenho de ambos os lados.

Louis não se importava com a opinião de Thomas sobre Bird, nem mesmo com os conflitos raciais. Isso era inevitável nos Estados Unidos; tentar resolver tensões sociais tão profundas com poucas palavras ou apenas pela autoridade de um treinador era irreal. Esse problema não era exclusividade dos Celtics; toda equipe tem seus conflitos. Como líder, seu papel era impedir que essas tensões explodissem e canalizá-las para uma direção mais estável.

Assim que a partida terminou, K.C. Jones e Tomjanovich foram reportar a Louis. "O entrosamento do time branco foi melhor, Larry os integrou muito bem", elogiou Jones. "Aquele cara é um gênio. Obter esse resultado logo no primeiro treino é impressionante."

Tomjanovich não estava tão entusiasmado: "Sozinho, Isiah não consegue fazer o primeiro sistema funcionar." Após operar o sistema pessoalmente, Tomjanovich percebeu que ele fora desenhado sob medida para Thomas e Bird. Utilizando a velocidade de Thomas e sua capacidade de romper defesas, combinada com a ameaça ofensiva de Bird no poste alto, o sistema era um modelo versátil que ameaçava tanto o garrafão quanto o perímetro.

A maioria dos times já sofria para conter o ataque de Thomas; adicionar Bird como opção de passe tornava a intensidade e a pressão ofensiva muito superiores. Tomjanovich não acreditava que existisse uma equipe capaz de lidar com esse sistema, muito menos considerando que ainda havia outros três esquemas ofensivos.

Integrar tudo isso e alcançar uma sintonia onde os jogadores se entendessem apenas pelo olhar era difícil, especialmente com o abismo entre Thomas e Bird, e a recusa de Bird em se aproximar dos companheiros.

"O terceiro sistema é simples, mas a essência do ataque de quatro cantos reside na movimentação dos jogadores nos cantos", observou Jones. Louis, porém, queria que eles apenas se afastassem para a linha de três pontos para abrir espaço para que Thomas resolvesse sozinho. "Isiah claramente não está acostumado com esse tipo de ataque", completou Tomjanovich.

Esses problemas eram objetivos. Contudo, o que preocupava Louis eram outros detalhes. O time branco também tinha falhas; na partida, Wedman e o novato Paxson erraram a execução da tática "L" pelo menos sete vezes, sendo salvos apenas pela visão de jogo de Bird. Ou seja, o time branco poderia ser ainda melhor; eles ainda eram estranhos aos esquemas, mas Bird já dominava o sistema desde o primeiro minuto.

No time negro, o problema não era apenas a resistência de Thomas, mas a falta de iniciativa de Sampson e Maxwell. Eles não tinham a mentalidade necessária para atuar como o segundo e terceiro nomes do sistema na ausência de Bird. Não herdaram as responsabilidades que deveriam ser de Bird. A qualidade dos bloqueios de Sampson era baixa, seu tempo de descida para a cesta era ruim, e embora o corte de Maxwell fosse ágil, sua proteção aos rebotes não era digna de um ala-pivô.

"Dave, se em dois meses os bloqueios e o posicionamento de Ralph continuarem assim", disse Louis com firmeza, "você está fora!"

Louis era conhecido por mudar de humor rapidamente. No entanto, logo após o acesso de raiva, ele voltava ao normal e dizia gentilmente a Jones: "Amanhã vou misturar os elencos, continuaremos com os treinos."

Em seguida, Louis foi cobrar Laimbeer no treino de arremessos de três pontos. Após sua saída, Cowens reclamou: "Esse garoto é sempre tão instável emocionalmente?"

"Você não achou que ele te contratou como assistente por causa de suas outras habilidades, achou?"

"Não foi pelo brilho da minha personalidade?"

"O que você acha?"

No dia seguinte, o treino recomeçou. Louis colocou Bird, Thomas, Ainge, Maxwell e M.L. Carr na mesma equipe. Este time combinava perfeitamente a ameaça letal no garrafão e no perímetro, com movimentações inteligentes sem a bola. Quando as cinco peças certas se uniram, eles executaram os fundamentos dos sistemas um e dois com perfeição.

Bird já dominava o comando no poste alto, mas os companheiros ainda falhavam no posicionamento. Quando a tática saía errada, ele parava o treino.

"Se é a mesma jogada, por que cometem sempre o mesmo erro?"

"Isso você tem que perguntar a eles", respondeu Bird com um riso de desdém. "Não entendo como, com apenas alguns tipos de movimentação, eles não conseguem memorizar. Será que trocaram o cérebro por um de porco durante as férias?" Maxwell e Carr ficaram envergonhados.

Do outro lado da quadra, Sampson perdia sucessivas disputas de posicionamento para Bird. Cowens percebeu que seu emprego estava em risco por causa da moleza de Sampson. Ele perdeu a paciência!

Cowens rugiu como um cão selvagem: "Ralph, você é homem ou não? Quer que eu te mande um sutiã? Por que não passa um batom também? Você está mole como um queijo!"

Sampson inicialmente não quis responder. Mas quando Bird usou um movimento sutil para atingir seu abdômen, ele se curvou de dor.

"Pare de choramingar, seu frouxo!" gritou Cowens.

Sampson explodiu de raiva: "Cale a boca!"

"Quer que eu cale a boca? Então mostre alguma garra! Estou me esforçando para te ensinar e você ignora tudo. Se eu ainda estivesse jogando, eu mesmo te destruiria, seu moleque!"

As "palavras doces" de Cowens fizeram Sampson transformar a humilhação em força. Ele deu um grito visceral e começou a dominar os rebotes usando seu talento nato. Como todo homem honesto levado ao limite, Sampson teve uma explosão.

"Não era mais fácil ter feito isso antes?"

"Cale a droga da sua boca!"

"Está bem, está bem, calado. Continue assim, não me faça ter que avisar de novo", disse Cowens, temendo desanimar o garoto.

Louis aproximou-se e comentou com Cowens: "Ele ainda está usando apenas o talento natural para pegar rebotes. Você precisa encontrar uma maneira de corrigir isso."

Embora Louis já tivesse feito Sampson assistir a horas de vídeos de Moses Malone e Maurice Lucas sobre como se posicionar, na quadra, o jogo era questão de hábito e vontade. Alguns jogadores, ao verem o adversário arremessar, posicionam-se imediatamente; outros esperam a bola bater no aro para reagir. Sampson era do segundo tipo. Isso era um vício trazido pelo talento excessivo, assim como aqueles fenômenos físicos que não conseguem arremessar de fora. O talento, muitas vezes, acabava prejudicando o desenvolvimento de suas próprias técnicas fundamentais.