Capítulo cento e trinta e um: Negócios (I)
Contudo, pouco tempo se passou antes que um espadachim se aproximasse às pressas: "Reporto ao jovem mestre: aqueles homens... eles não são todos bárbaros. Há chineses entre eles."
Lei Yuan ficou surpreso: "Leve-me até lá."
O grupo desceu apressadamente para a passagem do desfiladeiro. O homem identificado pelo espadachim já se encontrava em estado agônico. Ele era um dos guardas encarregados de proteger o chefe bárbaro, vestindo uma armadura de couro esfarrapada, cujo uso prolongado era impossível de precisar. Um virote de besta atravessara a proteção, abrindo um rombo profundo em seu peito; a cada respiração, espuma branca e sangue vermelho borbulhavam pela ferida.
Apenas pelo traje, o homem não se distinguia dos outros bárbaros, exceto pelo coque frouxo no cabelo. Quanto ao rosto... Lei Yuan pôde confirmar sem sombra de dúvida que era a face de um jovem chinês, embora castigada por tantas privações que a pele parecia cascalho rachado. Lei Yuan agachou-se e observou seus olhos, que ainda se moviam. Neles, não havia selvageria ou brutalidade, apenas a tristeza e o desespero diante daquele mundo.
O homem já não conseguia falar. Pouco depois, sua garganta emitiu um estertor e ele expirou. Lei Yuan, com calma, fechou-lhe as pálpebras e ordenou em voz baixa: "Procurem e vejam se há mais como ele."
Os soldados dispersaram-se e, após algum tempo, retornaram aos poucos.
Após trocarem algumas palavras em sussurros, um sargento apresentou-se: "Identificamos cerca de trinta a cinquenta chineses, estamos contabilizando... mas a maioria já está morta. Bem, os que não estão, estão quase lá; não há como salvá-los."
Lei Yuan assentiu, levantou-se e olhou para trás. Liu He apressou-se a chegar ao seu lado.
"Essas pessoas devem ser os chineses que fugiram para as montanhas ao longo dos anos, não é?", perguntou Lei Yuan.
"Sim", respondeu Liu He. "Embora se diga que chineses e bárbaros são inimigos, isso é principalmente uma disputa entre a corte imperial e os chefes bárbaros. Na base da pirâmide, o povo... bem, as duas partes não são necessariamente incompatíveis. Muitos dos habitantes do sul de Jing são descendentes de bárbaros assimilados, e não é raro encontrar bárbaros vivendo em terras chinesas, como Chi Li Ningta. Nas montanhas, certamente há muitos chineses. Nesta era, há quem não consiga sobreviver de ambos os lados; chineses fogem para as terras bárbaras e bárbaros descem para as terras chinesas. Todos buscam apenas um meio de viver."
"Lembro-me de você ter me mencionado isso antes", suspirou Lei Yuan. "Naquela época, eu não imaginava que fossem tantos."
Anteriormente, ao ordenar o disparo cerrado das bestas lá de cima, ninguém havia considerado tal possibilidade. Agora, vendo que entre as duas ou trezentas baixas bárbaras era fácil encontrar dezenas de chineses — sem contar os que, por traços menos óbvios, passaram despercebidos —, a proporção era alarmante.
Assim como os habitantes de Huainan, forçados pela tirania e pelos impostos infindáveis a abandonar seus lares e buscar refúgio junto a clãs influentes como a família Lei de Lujiang, o povo de Jingzhou seguia o mesmo caminho. A diferença era que, além de buscar proteção entre grandes famílias, eles podiam recorrer aos territórios bárbaros. Talvez pensassem que, ao entrarem nas profundezas das montanhas, estariam livres da opressão dos funcionários imperiais. Mas, como Li Zhen zombou, onde existiria um refúgio de paz neste mundo?
Nas montanhas, não havia funcionários, mas havia chefes ferozes e a lei implacável da selva. Para sobreviver, todos eram obrigados a espremer cada gota de valor de si mesmos, arriscando a própria vida. O caos lá fora era terrível, mas o mundo selvagem das montanhas, povoado por feras, não era nada melhor. No fim, o povo comum era sempre o oprimido, o joguete, incapaz de escapar de seu destino trágico.
Lei Yuan refletiu por um momento e instruiu Liu He: "Ao recolherem os corpos, encarregue-se pessoalmente de separá-los. Os bárbaros devem ser tratados conforme seus costumes, mas quanto aos chineses... encontre um lugar e enterre-os."
Sendo chineses, o descanso final na terra era o mínimo. No meio daquela vastidão desolada, era tudo o que Lei Yuan podia fazer. Liu He curvou-se em sinal de obediência.
Sentindo uma inquietação crescente, Lei Yuan virou-se e subiu a encosta. Poucos passos depois, viu Ren Hui reunindo os setenta ou oitenta sobreviventes, ordenando que removessem os corpos e buscassem mantimentos. Felizmente, todos entendiam a língua chinesa e seguiam as ordens, embora seus movimentos fossem mecânicos, como se fossem mortos-vivos, desprovidos de qualquer centelha vital.
Ao passarem pelo cadáver do jovem chinês atingido no peito, um velho em trapos caiu sobre o sangue e a sujeira, soltando um lamento agudo e chorando copiosamente. Ele rastejou até o corpo do jovem e o abraçou com força.
O choro logo se transformou em um rugido gutural, vindo do fundo de suas entranhas, rouco, doloroso e repleto de desamparo. O velho ergueu a cabeça e encontrou o olhar de Lei Yuan, cercado por seus escoltas. Estes, alertas, mantinham as mãos nas empunhaduras de suas espadas, temendo qualquer ato irracional, mas Lei Yuan percebeu claramente que o velho, colapsado no chão, não tinha mais forças. A última gota de vitalidade de sua existência fora gasta naquele grito desesperado de um pai que enterra o filho. Ele não viveria muito.
Lei Yuan quis afastar-se da cena e apressou o passo até o topo da colina. Sentia um peso no peito, uma opressão. O massacre dos bárbaros não lhe causara remorso, mas o fato de haver chineses entre as vítimas...
Treinado por esta era de caos, ele estava se tornando um líder de coração endurecido, mas aquela pequena e tênue fraqueza, resquício da humanidade moderna, insistia em permanecer. Talvez fosse isso a hipocrisia.
Nesse momento, em direção ao acampamento bárbaro, os homens de Shamoke já haviam assumido o controle total, e um massacre em grande escala estava em curso. As batalhas entre bárbaros costumavam ser assim; os vencedores, naturalmente, não tinham interesse em prisioneiros. Como Shamoke dissera, eles matariam a todos.
"Será que há chineses lá dentro também?", perguntou Lei Yuan de repente.
Fan Hong mudou de semblante, aproximou-se um passo e respondeu em voz baixa: "Jovem mestre, refere-se ao acampamento à frente?"
"Certamente."
"O que acontece ali, no fim das contas, é uma luta entre bárbaros. Mesmo que haja fugitivos chineses envolvidos, não temos uma justificativa adequada para intervir. Além disso... ainda dependemos de Shamoke para torturar e obter o paradeiro de Xu Shuo e dos outros", aconselhou Fan Hong.
Fan Hong, vindo do clã Fan de Anfeng, em Lujiang, sempre fora o braço executor dos trabalhos sujos da família Lei. Ele via com frequência matanças de todos os tipos. O clã Fan compreendia há muito tempo que, numa era de caos, a vida humana valia menos que a erva, e algumas mortes não significavam nada. Seja em Qishan ou em Jingshan, era tudo igual.
Lei Yuan permaneceu em silêncio por um longo tempo, até que disse: "Preciso ir ver."
Após uma pausa, explicou a Fan Hong: "Lembrei-me de um negócio que posso tratar com Shamoke agora mesmo."