Capítulo Dezanove: O Dharma e os Sábios
O patriotismo do partido era apenas uma frase vazia, mas Liu Yanzhi realmente foi ao templo em busca da verdade. Ele foi ao Templo Ruohua, nos arredores do norte de Jiangnan, um templo zen com intensa atividade religiosa. Desde o portão da montanha, já havia multidões de visitantes; diante do Grande Salão do Buda, o espaço estava lotado, com pessoas apertadas umas contra as outras. O enorme incensário estava cheio de incensos altos, e o som dos monges recitando sutras ecoava ao redor.
No templo, havia um local específico para pedir oráculos, fazer leituras de destino e receber bênçãos. Liu Yanzhi esperou na fila por bastante tempo até chegar sua vez, mas ele não queria pegar um oráculo; queria perguntar sobre reencarnação e o ciclo das vidas passadas.
Um monge gordo e grande olhou para ele, com expressão impassível, e recitou: “Todos os mundos estão em constante nascimento e morte, existência e não existência, reunião e dispersão, começo e fim, pensamentos contínuos, ciclos repetidos, escolhas variadas, tudo isso é o ciclo da reencarnação.”
“Venerável mestre, gostaria de uma explicação mais clara e específica. Conheço uma pessoa e suspeito que, em sua vida passada, ela foi minha esposa”, disse Liu Yanzhi com dificuldade, temendo que o monge não entendesse. Porém, a expressão do monge não mudou; ele apenas chamou um noviço para levar Liu Yanzhi a outro lugar.
O noviço guiou Liu Yanzhi para um pátio fechado com uma placa dizendo “Visitantes não entrem”. Era a área administrativa dos monges, mas não estava vazia; várias pessoas bem vestidas ocupavam o salão zen.
“Devoto, o Mestre Xingkong vai assinar aqui”, disse o noviço, mostrando um livro de méritos cheio de nomes e valores doados, sendo o mínimo três mil yuans, e alguns chegando a dezenas de milhares.
“Não trouxe tanto dinheiro”, Liu Yanzhi disse, coçando o bolso, constrangido.
“Pode pagar com cartão também”, o noviço apresentou uma máquina.
“Melhor eu ir embora”, Liu Yanzhi sentiu que estava no lugar errado e fugiu diante do olhar desprezível do noviço.
Ele não voltou pelo mesmo caminho, mas subiu uma escadaria e deu uma volta pelo setor administrativo. No estacionamento, havia uma fileira de carros de luxo: Mercedes, BMWs, Audis, provavelmente usados pelos abades e mestres do templo. Curiosamente, havia também um Fusca colorido, talvez pertencente a uma freira ou à família de um monge.
Mais acima ficava o antigo local do Templo Ruohua, com portões trancados e fechado para visitantes. O templo fora fundado na dinastia Wei do Norte, destruído e reconstruído várias vezes, com a última reconstrução em 2010. Os magníficos salões dourados do lado de fora eram novos, mas o local antigo preservava prédios da dinastia Qing com mais de trezentos anos.
Liu Yanzhi escalou o muro para entrar. Os quartos zen do local antigo eram antigos, com lajes de pedra azul marcadas pelo tempo. Infelizmente, essa simplicidade e tranquilidade contrastavam com a corrupção dos monges que ali viviam, cheios de ganância. Liu Yanzhi sorriu amargamente, percebendo sua tolice em buscar a verdade no templo.
“Devoto, que interesse refinado você tem”, alguém falou de repente. Liu Yanzhi virou-se para ver um jovem homem de roupa de linho, cabeça raspada, orelhas grandes, semblante solene. Pensando que ele fosse um monge local, explicou: “Só vou dar uma olhada e depois saio.”
“Já que veio, fique à vontade. Eu também entrei pulando o muro”, respondeu o homem.
“Você não é monge?”
“Sou um rinpoche”, ele estendeu a mão em brincadeira. “Brincadeira, meu sobrenome é Hu, Hu Qingsong. Já fui monge, mas voltei à vida secular. Agora viajo pelo mundo em busca dos mistérios do universo, o que também pode ser considerado uma forma de prática espiritual.”
“Por que voltou à vida secular? Não seria mais adequado praticar no templo?” Liu Yanzhi perguntou sorrindo.
Hu Qingsong respondeu: “Você acha que os monges deste templo realmente praticam a espiritualidade?”
Liu Yanzhi balançou a cabeça negativamente.
“Quando há Buda no coração, qualquer lugar é lugar de prática”, Hu Qingsong sorriu descontraído.
Eles apertaram as mãos e seguiram juntos, conversando sobre reencarnação e o ciclo das vidas.
“Quando uma lei surge, tudo nasce; quando ela desaparece, tudo morre. Isso depende das condições que juntam o sofrimento. Sem essas condições, o sofrimento cessa. Os seres renascem porque as condições se sucedem continuamente. Assim, o Buda viu que os seres renascem e morrem, e ensinou isso”, explicou Hu Qingsong. “Isso está no Sutra Madhyama Agama, que fala principalmente sobre o ciclo do karma e retribuição. Se quiser estudar esse assunto, recomendo ler esse sutra.”
“Então você acredita em reencarnação?” Liu Yanzhi perguntou.
Hu Qingsong assentiu. “O Dharma é infinito, iluminando todos os seres. Os seres colhem frutos do bem e do mal que fizeram, e esses frutos têm seis destinos, conhecidos como os seis reinos. Esses reinos são classificados conforme a retribuição do karma: o reino dos deuses, dos asuras, dos humanos, dos animais, dos espíritos famintos, e do inferno.”
“Desculpe interromper”, Liu Yanzhi, já meio confuso, perguntou: “Deixa de lado essa história de asuras e espíritos famintos. Já que você é praticante, conhece alguém que possa se comunicar com espíritos?”
“Comunicação espiritual? Você quer dizer alguém que vê almas?”, Hu Qingsong refletiu. “Há muitos no povo, a maioria farsa, mas alguns verdadeiros. Normalmente, essa habilidade surge após uma doença grave, e a ciência não consegue explicar. Acho que nosso nível científico atual é insuficiente para explicar muitos fenômenos sobrenaturais, então os classificamos como superstição e os explicamos pela religião. Na verdade, a religião é uma ciência incipiente, como antigamente, quando se descobriu que enxofre, salitre e carvão podiam fazer pólvora, mas não se entendia suas fórmulas moleculares. Podemos tentar explicar o karma e a reencarnação com ciência?”
Liu Yanzhi ficou muito interessado. “Conte, estou todo ouvidos.”
Hu Qingsong continuou: “Os budistas enfatizam acumular méritos e praticar a bondade para obter retorno positivo, mas com bilhões de fiéis, quem registra essas boas ações? O Buda? Os bodhisattvas? Isso é quase impossível.”
Liu Yanzhi assentiu.
“O problema era insolúvel no passado, mas com o avanço científico, parece possível. Como no romance distópico 1984, onde um ‘Grande Irmão’ vigia tudo, com câmeras de vigilância onipresentes, dispositivos pessoais, supercomputadores, redes e inteligência artificial capazes de armazenar e analisar dados em massa para julgar cada pessoa. Muitos filmes americanos de ficção científica retratam esse futuro. Podemos imaginar que a humanidade alcança a imortalidade, evitando envelhecimento e morte, mas a consciência permanece. O soberano decidiria seu próximo nascimento conforme seu desempenho nesta vida, se como humano ou animal.”
Liu Yanzhi sentiu um arrepio.
Hu Qingsong riu: “Claro, isso que digo está longe da profundidade e precisão do karma budista. Apenas proponho uma forma científica de entender alguns conceitos budistas.”
Liu Yanzhi comentou: “Entendi. Reencarnação seria como um jogo com salvamento apagado.”
Hu Qingsong concordou: “Mais ou menos isso. Acho que você se preocupa com isso porque viveu alguma experiência estranha. Vou te apresentar alguém famoso em Pequim, que muitos líderes de ministérios consultam para leitura de destino. Você pode tentar.”
“Diga, por favor”, Liu Yanzhi tirou o celular para anotar.
“Ele se chama Hu, apelidado de Hu Banxian, meio imortal, meio mortal, difícil de encontrar. Ele tem uma pequena loja fora do Templo Yonghe, em Pequim. Vou te passar o endereço.”
Liu Yanzhi lembrou que, numa viagem ao ano 1900, tinha conhecido um cego que lia a sorte tocando na cabeça das pessoas, chamado Hu também. Será que havia alguma conexão misteriosa? Depois pensou que era improvável, pois o cego Hu já havia falecido há mais de cem anos; se houvesse relação, seria com seus descendentes.
Enquanto isso, Zhen Yue dirigia quatrocentos quilômetros até o interior do condado de Nantai, acompanhada por sua avó e a governanta da casa. Oficialmente, a senhora buscava tratamento médico, mas Zhen Yue queria esclarecer certas questões. Ela era universitária, membro do partido e ateia convicta, mas recentemente sua fé estava abalada, e ela, desesperada, buscava respostas com charlatães populares.
Quem chegou foram a mãe e a filha do comandante da tropa policial armada local. O batalhão de polícia armada de Nantai, ao receber informações, conseguiu contato com Zhen Yue e se ofereceu para ajudar, pois o local era remoto e difícil de encontrar.
Aceitando a ajuda, Zhen Yue encontrou-se na entrada do Hotel Jin Fan, onde um Mitsubishi off-road da polícia armada juntou-se ao seu Land Rover. Desceram dois homens de roupa civil; o mais jovem era o motorista, e o mais velho se apresentou como instrutor do batalhão, chamado Zhang.
O veículo da polícia abriu caminho na frente. Zhang era comunicativo e divertido, e contou sobre uma famosa “feiticeira” do vilarejo de Kushuijing, conhecida em toda Nantai. Ela tinha mais de cinquenta anos, era uma camponesa comum que, após uma grave doença e sem dinheiro para tratamento, fora levada para casa para morrer, mas se recuperou milagrosamente. Desde então, mudara completamente, dizia-se que podia abrir o “olho celestial” e curar todas as doenças. A fama dela se espalhou, atraindo até milionários de outras províncias.
Zhang contou um caso real: “Um empresário local morreu subitamente. A família tentou sacar dinheiro no banco, mas não sabia a senha, e o banco negou. Então chamaram a feiticeira, que supostamente convocou o espírito do morto, descobriu a senha e ajudou a sacar o dinheiro. Isso é conhecido em todo o condado.”
Zhen Yue comentou: “Que incrível! Deve haver muita gente querendo consultá-la, deve ser difícil conseguir uma consulta.”
Zhang assentiu, tirou um maço de cigarro do bolso, percebeu estar no carro alheio e guardou o maço, rindo constrangido. “A feiticeira não atende a qualquer um; está sempre ocupada. Só recebe pessoalmente clientes influentes.”
“Quem são esses clientes influentes?” Zhen Yue perguntou.
“São indicados pelo comitê do partido e pelo governo local, também pelo departamento de segurança pública e justiça — essa é a primeira fila. Depois vêm os ricos e poderosos. Para os que querem apenas remédios ou consultas simples, compram uns amuletos desenhados por ela por algumas centenas de yuans, fazem chá com eles em casa, e dizem que funciona.”
Zhen Yue sorriu amargamente, duvidando que os amuletos tivessem efeito real, achando que era mais efeito psicológico.
Zhang abaixou a janela e cheirou o ar. “Estamos quase chegando.”
O ar carregava a fragrância típica do festival Qingming.