Capítulo 108: Só a embriaguez pode aliviar mil tristezas

Eu não sou um selvagem. Filho e Dois 3480 palavras 2026-04-01 11:38:13

A ponte estaiada de cordas, com seus sessenta metros de extensão, desabou irremediavelmente. Os três meses de esforço de Yunchuan transformaram-se, enfim, em poeira. O problema não residia no seu projeto, mas nas condições rudimentares de construção daquela época, que não permitiam o estabelecimento dos oito pilares de vinte metros de altura necessários.

O solo macio da margem fora há muito erodido pelo rio, restando apenas arenito vermelho ou camadas de rocha sólida. Tentar enterrar troncos de madeira três metros adentro era, naquelas circunstâncias, uma tarefa impossível. Se os pilares, que deveriam ser a base de tudo, não podiam ser fixados com segurança, a construção daquela ponte, à frente de seu tempo, estava fadada ao fracasso.

No momento em que a estrutura cedeu, ninguém na tribo demonstrou qualquer emoção. Especialmente ao notarem o olhar feroz do patriarca, todos trataram de fingir que nada havia acontecido.

— O patriarca tem andado com o temperamento difícil — comentou Abu, saindo da multidão e falando baixinho aos companheiros.

— É verdade, é verdade. Houve uma epidemia e pessoas morreram, ele está muito triste.

— Sim, ontem mesmo uma serva não cuidou bem das frutas secas e elas emboloraram. O patriarca quase a chutou, mas acabou deixando passar. Vi o rosto dele ficar vermelho de raiva.

— Bem, o patriarca é um homem bom. Hoje, no café da manhã, ele deu o ovo dele para o meu filho; ele mesmo não quis comer...

Os membros da tribo conversavam sobre tudo, menos sobre a ponte desabada diante deles.

— Onde está o erro? — Yunchuan agachou-se diante de um dos pilares, com as sobrancelhas franzidas.

— Patriarca, o senhor não dormiu bem esta noite. Volte e descanse. Quando acordar, cuidaremos da ponte. A ponte flutuante que temos no rio funciona muito bem, até os elefantes passam por ela, é robusta o suficiente, não atrapalha em nada — murmurou Abu, aproximando-se discretamente.

Yunchuan levantou-se, massageou a lombar dolorida e respondeu:
— Não mexam em nada aqui. Quando eu entender o que aconteceu, voltarei. Não aceito a ideia de não conseguir construir uma simples ponte.

Abu riu cordialmente:
— Naturalmente, naturalmente. Vá dormir, quando acordar pensaremos em outra solução.

Yunchuan deixou o local resmungando; sentia que precisava desesperadamente de uma noite de sono. Assim que o viu partir acompanhado por Jingwei em direção ao Palácio Vermelho, Abu virou-se para Kuafu, que estava parado ao lado, e gritou:
— Você está morto? O que espera para levar seus homens e desmontar esses pilares! Huai! Por que está se escondendo? Desamarre logo essas cordas... Povo-peixe, onde vocês estão? Entrem na água e tragam essas bambus para a margem!

Yunchuan deitou-se calmamente sobre o tapete de pele de carneiro. Jingwei cobriu-o com uma manta de lã, mas, ao ouvir os gritos de trabalho vindo do lado de fora, espiou pela janela e viu o grupo desmontando a estrutura.
— Estão desmontando sua ponte — avisou ela, apressada, ao homem que já fechava os olhos.

Yunchuan ignorou, tentando dormir. Jingwei viu que Huai subira nos pilares inclinados e cortava as cordas com um machado, o que a deixou impaciente.
— Acorde! Eles estão cortando as cordas, custou muito esforço para preparar aquilo!

Yunchuan apenas escondeu a cabeça sob a manta. Jingwei, angustiada, puxou-o para fora e o levou até a janela.
— Eles estão desmontando sua ponte enquanto você dorme!

Yunchuan, exausto, virou-se para ela:
— Você esperava que eles desmontassem a ponte na minha frente?

Jingwei arregalou os olhos:
— E você não vai fazer nada?

Percebendo que era inútil discutir, Yunchuan voltou para a cama. Jingwei pareceu finalmente entender e, desistindo da insistência, concluiu que dormir também não era uma má ideia. Bocejou falsamente e esgueirou-se para dentro da manta com ele.

Yunchuan dormiu profundamente até o amanhecer. Ao acordar, não encontrou Jingwei e foi fazer sua higiene com a escova de pelos de porco e pó de carvão de bambu. Pouco depois, Jingwei apareceu suada, carregando um balde de água. Ela serviu uma tigela de bambu para ele.

— O que você andou fazendo? — perguntou Yunchuan ao ver o suor escorrendo pelo queixo dela.
Jingwei apenas sorriu e saiu correndo.

Logo ela retornou com uma tigela, colocando-a diante dele com uma risada sinistra. Yunchuan observou o líquido esverdeado lá dentro.
— Você pretende me envenenar?

Sem dizer palavra, Jingwei bebeu um gole. O rosto, que já era rosado, ficou ainda mais vermelho. Yunchuan cheirou o líquido, surpreso:
— Onde conseguiu vinho?

— Vinho? — ela perguntou, confusa. — Consegui essa água hoje cedo no ninho dos macacos, com a ajuda de Yazi.

Yunchuan notou o cabelo desgrenhado e os arranhões nos braços dela. Ao puxar a manga de Jingwei, viu que os ferimentos eram piores do que imaginava. Sem remédios, apenas suspirou, irritado:
— Por que foi se meter com aqueles macacos?

Jingwei baixou a cabeça:
— Yazi disse que isso é ácido e doce, que deixa a gente tonta e feliz, e que faz esquecer todas as tristezas. Você passou a noite toda resmungando enquanto dormia, dizendo que um tal de Liu Chuntang era um grande idiota que nem sabia calcular a força. A propósito, quem é Liu Chuntang? O que é um grande idiota? E o que significa passar vergonha?

Yunchuan respirou fundo:
— Liu Chuntang é alguém tão estúpido quanto um porco. O resto, ignore; eu estava apenas delirando.

Jingwei, acostumada com as divagações de Yunchuan, não deu importância. Ela só queria que ele bebesse aquela água de macaco e voltasse a dormir, pois Abu pedira para ela mantê-lo longe do local da obra.

Yunchuan olhou para a tigela. Aquele "vinho de macaco" tinha uma cor esverdeada estranha, pelos de animal e até uma larva gorda boiando. A falta de higiene o impedia de beber. Sob o olhar decepcionado de Jingwei, ele pegou um filtro de gaze fina, peneirou os detritos e o líquido tornou-se mais límpido. Ainda assim, ao tentar beber, a imagem dos pequenos Kuafu comendo intestinos de crocodilo lhe veio à mente.

Ele decidiu, então, fabricar sua própria bebida. Se ele mesmo fizesse um vinho de arroz doce, seria muito mais confiável. Ele explicou a técnica a Jingwei: transformar o grão em açúcar e depois em álcool. Eles mastigaram o arroz cozido — um processo necessário para que as enzimas da saliva iniciassem a fermentação — e guardaram a mistura em um recipiente aquecido.

Três dias depois, enquanto o fermento de Yunchuan ficava pronto, Abu já havia removido todos os vestígios da ponte fracassada. O rio estava limpo, com a ponte flutuante em pleno uso.

— Patriarca, é verdade que está fazendo vinho? O que é isso? Pode me explicar para que eu me prepare?

Yunchuan olhou para o rosto preocupado de Abu e sorriu amargamente:
— Vinho é a água que faz esquecer as mágoas. Quem bebe isso consegue afogar as tristezas. Abu, você vai gostar disso.

Abu sorriu e bateu palmas:
— É para beber? Se o patriarca preparou, Abu certamente vai gostar.