Capítulo Sessenta e Dois: O Caldeirão de Bronze
Capítulo Sessenta e Dois – O Caldeirão de Bronze
A Ilha das Flores de Pêssego era o lar de Yun Chuan.
Foi um lar criado por ele mesmo.
Dormir ao som das ondas do grande rio já havia se tornado o maior conforto para sua alma.
Por isso, ao acordar do sonho ao meio-dia do dia seguinte, Yun Chuan estava de ótimo humor.
Principalmente porque seu povo era muito dedicado.
Assim que abriu os olhos, uma serva entrou trazendo uma bacia de cerâmica com água morna. Enfiou o rosto na água quente, soprando algumas bolhas que acariciavam suavemente sua face antes de escorrerem por cima dos olhos.
A toalha de linho era um pouco áspera, mas não importava; era só esfregar com força algumas vezes para remover a sujeira que o banho do dia anterior não tirou.
Gordura de porco, Yun Chuan não passava no rosto. Mesmo que maltratasse sua aparência, para essas pessoas, continuava sendo um jovem delicado e franzino.
A roupa de seda colava ao corpo, lisa e confortável, e ao vestir sobre ela uma túnica de linho já muito macia de tanto ser batida, sentia-se quase como se vivesse em tempos modernos… Não, na verdade, nunca desfrutara disso nem mesmo em épocas futuras.
A escovação dos dentes era um pouco trabalhosa, exigia carvão de bambu e galhos de salgueiro desfiados, mas uma vez limpos os dentes e enxaguada a boca, não havia mais nenhum gosto ruim.
Espreguiçando-se, a serva empurrou a pesada porta de madeira, deixando o sol iluminar-lhe o rosto.
Caminhou descalço sobre o espesso tapete de pele de carneiro, branco como a neve; a serva colocava os sapatos aquecidos à porta, e ele alternava os pés, calçando-os com a ajuda da serva.
Ofereceu um sorriso caloroso à mulher, balançou as mangas largas e saiu ao sol.
No terraço, já estavam dispostos uma mesa baixa e um grosso almofadão de lã. Seu mingau de painço favorito, acompanhado de um pequeno tacho de cerâmica e um fogareiro de barro vermelho, havia sido trazido junto.
Dois ovos cozidos estavam acomodados numa grande concha, parecendo duas pérolas brancas.
O trigo cultivado na Ilha das Flores de Pêssego só servia para ser amolecido, socado com martelo e misturado a um mingau de painço bem cozido. Depois de adicionar um pouco de sal, amassava-se tudo e levava ao forno, resultando em pães ovais de farinha integral, dourados, crocantes e do tamanho de uma mão.
Na mesa, não podiam faltar larvas de bambu e frutas cristalizadas feitas de pêssego.
Enfim, exceto por carnes, o café da manhã de Yun Chuan era bastante variado.
Após tomar um gole do mingau de painço, Yun Chuan perguntou a Abu:
— Todos já comeram?
Abu se curvou:
— Já comeram.
— Comeram o quê?
— Sopa de peixe seco com painço, broto de bambu em conserva e pão de trigo.
— Estão satisfeitos?
— Comeram muito bem, já começaram a trabalhar.
Yun Chuan sorriu e disse:
— Diga a todos que, quando tivermos uma colheita ainda maior no próximo ano, todos poderão comer três refeições por dia como eu.
Abu curvou-se novamente:
— Obrigado, chefe.
Depois de comer um ovo, Yun Chuan largou os hashis e ficou em silêncio por um momento, então disse a Abu:
— Mate todos eles.
Abu não perguntou quem eram essas pessoas; apenas dirigiu o olhar para aqueles que, mesmo ao meio-dia, continuavam a cultuar o sol.
O almoço de Yun Chuan foi agradável, com cereais, proteínas, larvas de bambu e frutas cristalizadas, satisfazendo todas as necessidades do corpo.
Para quem deseja longevidade, não se pode descuidar da alimentação. Entre os membros do clã, a comida de Yun Chuan não era considerada das melhores, e muitos desaprovavam o fato de o chefe não gostar tanto de carne como eles.
No passado, os antigos chefes gostavam mais de carne, sendo as sementes silvestres o alimento principal.
Agora, a situação se invertera: eles comiam carne todos os dias, e o chefe, sementes.
Yun Chuan acreditava que carne assada ou cozida não deveria ser consumida diariamente, pois fazia mal ao corpo. Claro, se as pessoas achassem que viver até os vinte ou trinta já era o suficiente, então não haveria problema.
Mas Yun Chuan queria viver até os oitenta anos.
Objetivos diferentes, práticas diferentes.
O pequeno lobo bocejava no terraço. Também acabara de acordar, se aproximou da mesa de Yun Chuan, cheirou, e saiu correndo—gostava mesmo era de carne.
O elefante de orelha rasgada arrastava um tronco grosso da ponte suspensa. O gigante ergueu o machado e começou a cortar a árvore; galhos e ramificações eram organizados ao sol para secar.
Os troncos mais grossos eram guardados na sombra para secar ao longo do tempo.
O tronco principal era cortado ao meio e colocado na sombra para uso futuro.
Havia muitos desses troncos na Ilha das Flores de Pêssego. Yun Chuan planejava construir casas mais confortáveis e sólidas quando tivesse mais ferramentas, para competir com o povo de Yuchao e ver quem construiria as melhores moradias.
O povo de Suiren ainda vivia em cavernas, com seu fogo sagrado sempre aceso. Yun Chuan pensava em visitá-los quando tivesse tempo.
Convivendo com Xuanyuan e Chiyou, Yun Chuan compreendeu melhor este mundo.
Yuchao, Suiren, Shen Nong, Xuanyuan e Jiu Li eram, segundo Xuanyuan, os clãs mais poderosos.
Desses, Yun Chuan já ouvira muito sobre Yuchao, Suiren e Shen Nong. Xuanyuan incluir sua própria tribo e a de Jiu Li parecia mais uma propaganda política do próprio Xuanyuan, que gostava de se exaltar.
A recente guerra contra os antropófagos evidenciou que, embora Xuanyuan e Jiu Li fossem poderosos em relação ao clã de Yun Chuan, ainda não podiam se comparar aos três grandes clãs.
Na opinião de Yun Chuan, Xuanyuan e Jiu Li nem superavam o povo de Xiling.
Olhando para o outro lado do rio, Yun Chuan pensou que, segundo Xuanyuan, ali era o território de Shen Nong.
Até então, não havia conhecido ninguém do povo Shen Nong.
Desde que conheceu Xuanyuan, Yun Chuan não tinha interesse em se aproximar desse povo, principalmente porque futuramente tomar partido seria complicado.
Além disso, queria saber como Shen Nong enxergava o recém-surgido clã Yun Chuan.
As mudanças das coisas são sempre aleatórias, mas, em geral, seguem para a frente. Não se pode ficar preso a uma ideia e ignorar os outros clãs.
Yun Chuan não seria subordinado de Xuanyuan, nem irmão de Chiyou, portanto, não teria relações próximas com Shen Nong.
Por isso, na condução dos relacionamentos entre os clãs, Yun Chuan adotava a política de independência e convivência pacífica.
Assim, a política estava alegremente definida. Se se tornaria a norma diplomática deste mundo, dependeria do crescimento do clã Yun Chuan nos próximos anos.
Quando se tornassem realmente poderosos, poderiam mudar de novo. Afinal, um povo não pode se agarrar a uma única ideia para sempre; é preciso flexibilidade e percepção das tendências.
Por ora... o melhor era focar na construção das muralhas.
Muralhas de pedra seriam o ideal, mas Yun Chuan ainda não conseguira produzir ferramentas de ferro suficientemente resistentes; as outras não serviam para trabalhar a pedra.
Construir muralhas com arenito vermelho já era motivo de grande satisfação. O destino nunca lhe dera o melhor, e ele estava contente com o que tinha.
Descendo do terraço do Palácio Vermelho, Yun Chuan encontrou o bezerro esperando ao pé dos degraus. Antes de descer os últimos dois, saltou e montou no dorso largo do animal.
Sem que precisasse dizer nada, o bezerro levou-o até a ponte suspensa.
Hoje, o descampado do outro lado estaria muito movimentado, pois vários clãs haviam estabelecido ali o “mercado de gente”.
A razão não era a reputação pessoal de Yun Chuan, mas o fato de seu clã acolher as mulheres excedentes dos outros grupos.
Até o momento, o clã de Yun Chuan ainda era composto por mais homens que mulheres. Ele sabia que precisava de mais mulheres para garantir a posteridade do povo.
Filhos gerados por ele seriam realmente seus, esse pensamento era inabalável em seu coração.
Filhos vindos de outros clãs podiam trazer problemas futuros, caso algum deles achasse que fora roubado ou comprado, e desenvolvesse ressentimento ao crescer.
Se o clã não fosse estável, como poderia prosperar?
Assim que a manada atravessou a ponte, Yun Chuan se arrependeu de ter ido até ali.
Quando o “mercado de gente” começava, logo se transformava numa verdadeira orgia.
Muitos clãs tinham a estranha ideia de que, se não conseguissem trocar suas moças, ao menos, se engravidassem, já era lucro.
O maior problema, porém, era que não escolhiam local: fora da estrada, já se sentiam à vontade para tentar aumentar a prole.
O bezerro caminhou entre casais de amantes, e Yun Chuan seguiu impassível, sem interesse algum.
Dois sujeitos imundos e escurecidos abraçados, uma cena nada agradável aos olhos.
Caminhando pelo “mercado de gente”, mais alguns passos adiante ficava a área de troca de mercadorias.
Desta vez, havia poucos produtos para trocar, sendo peles o mais comum. Com o frio, peles valiam muito. Yun Chuan perguntou a alguns, e todos queriam comida em troca.
A técnica de curtir peles era ruim; todas eram duras, provavelmente apenas secas à sombra depois de tiradas dos animais, muitas sem qualquer pelo.
Yun Chuan parou diante da barraca de um jovem sujo de rosto escurecido.
Em frente ao rapaz havia um caldeirão de bronze!
E não era daquelas porcarias que Xuanyuan tentara enganá-lo, mas um caldeirão de bronze belíssimo.
Levantando o caldeirão, que tinha o tamanho de uma cabeça humana, Yun Chuan logo percebeu os relevos em padrão quadriculado, reconhecendo imediatamente que se tratava de um caldeirão anterior à dinastia Xia!