Capítulo 139 — A beleza do espírito da montanha
Página 1 de 3
Capítulo 139 — A beleza do Espírito da Montanha
Discursos são importantes!
Muito importantes, sobretudo quando se trata de elevar o moral de um povo. Um discurso bem construído pode fazer a adrenalina de uma pessoa disparar.
Yunchuan já ouvira incontáveis discursos e escutara todo tipo de retórica. Conhecia tanto os inflamados e grandiloquentes quanto os delicados e sinuosos.
“Que o Céu proteja o reino de Yue! Quem voltar vivo sem destruir Wu não é um verdadeiro homem.” Esse foi o discurso de Goujian antes de aniquilar Wu.
“Partam rumo ao Oriente! Não hesitem, não vacilem. Pela glória de nosso Senhor, avancem! Tingi a cruz de vermelho e fazei dela o vosso emblema. Vós sois os ‘cruzados’, e o Senhor vos protegerá para que sejais invencíveis na batalha! E agora nós vos conduziremos à guerra que vos trará uma glória eterna!”
Esse foi o discurso proferido pelo papa Urbano II ao convocar a Primeira Cruzada.
“Nós jamais nos renderemos, jamais nos submeteremos. Lutaremos até o fim. Lutaremos na França, lutaremos nos mares, lutaremos nos céus com toda a confiança!
Defenderemos nossa pátria a qualquer custo. Lutaremos nas praias! Lutaremos nos pontos onde o inimigo desembarcar! Lutaremos nos campos e nas ruas! Lutaremos nas montanhas! Jamais nos renderemos.”
Esse era um trecho do famoso discurso de Churchill, “Nós jamais nos renderemos”.
Em muitas ocasiões, se um líder não sabe discursar nem entende como despertar as emoções de seus subordinados, então, basicamente, não é um bom líder.
Por isso, no campo dos discursos, Yunchuan possuía uma técnica capaz de derrubar dragões. O problema era que não podia usá-la, pois seus subordinados, além de comida, não entendiam coisa alguma.
Ainda assim, Yunchuan só esperava que seu povo compreendesse um princípio: aquilo que era deles pertencia a eles; não podiam permitir que estrangeiros lhes tirassem isso; e, se alguém ousasse fazê-lo, eles lutariam até a morte.
Desde que esse ponto estivesse claro, todo o resto seria fácil.
Assim, depois de ordenar que os portões da cidade fossem fechados e a ponte levadiça erguida, Yunchuan deixou Abu e Huai para defender a Ilha das Flores de Pessegueiro e, antes do amanhecer, conduziu todo o seu povo, cada qual munido de uma pequena faca, até os arrozais da região da Baía do Rio.
Naquela manhã, os arrozais ainda estavam encharcados. A água fora drenada apenas cinco dias antes, e o chão continuava lamacento. As espigas, pesadas, curvavam a cabeça, embora ainda não estivessem completamente maduras.
Apesar de já terem adquirido uma tonalidade amarelada, os grãos ainda não haviam atingido a maturação plena. O ideal seria deixá-los secar por mais três ou cinco dias, mas Yunchuan já não podia esperar. Temia que, se demorasse mais, aquele arroz deixasse de ter qualquer relação com ele.
Quase quatro mil pessoas entraram nos arrozais. Diante daquela vastidão sem fim, ainda pareciam poucas. Yunchuan não lhes pediu que recolhessem também a palha; queria apenas que cortassem as espigas com as facas e que, dentro de um determinado período, colhessem o maior número possível.
Aquilo era um mar de arroz, dourado na maior parte, embora salpicado aqui e ali por manchas de verde-escuro. As pessoas em meio à plantação pareciam completamente deslocadas, como moscas pousadas sobre um gigantesco bolo.
As velhas árvores de salgueiro, que mal brotavam do solo e já se bifurcavam, pareciam prostitutas sem vergonha: enterravam a cabeça na terra, mas abriam as duas ou três pernas nuas, expondo toda a sua intimidade à luz do dia.
Os espantalhos espalhados pelos campos soltavam um ruído de palha ao vento. Não se sabia se estavam aplaudindo o mar de arroz ou se se divertiam ao contemplar a intimidade dos salgueiros.
A roda-d’água continuava a elevar a água sem grande vigor. Embora a água, depois de passar por um pequeno canal, acabasse retornando ao grande rio, ela insistia em trabalhar — tal como Yunchuan naquele momento.
Os arrozais escondiam inúmeras coisas. Às vezes, uma cobra-d’água; às vezes, um bando de patinhos selvagens; às vezes, um ouriço. E, ocasionalmente, três ou cinco javalis, assustados, disparavam sem rumo pelo arrozal dourado.
Mas, cercados por quatro mil pessoas, para onde poderiam fugir? Centenas, talvez milhares, de lanças de bambu voavam contra eles, e os javalis só podiam acabar se tornando o almoço de todos, pagando com a própria carne pelo arroz que haviam devorado.
Uma águia planava incansavelmente no céu. Outras aves também voavam por ali, sem boas intenções aparentes. Somadas às nuvens dispersas, transformavam o belo azul do firmamento num trapo sujo.
Página 1 de 3
Página 2 de 3
Com um pouco de força, Yunchuan passou a faca de dente logo abaixo da espiga, e um talo de arroz caiu-lhe na mão. Ele agarrou um grande punhado e o lançou no cesto às costas de Chiling.
Embora aquele garoto tivesse os pés enormes e andasse com dificuldade, na lama dos arrozais as vantagens de seus pés descomunais finalmente apareciam. A cada passo, Yunchuan afundava na lama; Chiling, graças à grande superfície dos pés, caminhava sobre o terreno endurecido como se pisasse numa planície.
Cestos e mais cestos de espigas eram carregados pelos homens-peixe até a beira da estrada. Logo alguém passava puxando uma carroça de prancha pela ponte flutuante, transportando a colheita para a ilha.
Yunchuan não tinha tempo sequer de enxugar o suor do rosto. Suas mãos trabalhavam com extrema agilidade. Ele sabia que aquela cena idílica de colheita não duraria muito.
Um grupo de crianças pequenas passou diante dele, gritando e perseguindo alguns patinhos selvagens. Naquele instante, provavelmente só elas podiam viver sem preocupações. Somente elas.
Yunchuan ergueu os olhos e olhou para Kuafu, que estava no alto da imponente torre fortificada. Aquele sujeito permanecia no ponto mais elevado da construção como um deus celestial, e a visão trouxe a Yunchuan um breve alívio para a tensão.
Os gigantes não eram necessários para colher arroz. Seus corpos eram grandes demais, e aquela tarefa se transformaria, para eles, num verdadeiro desastre.
O sol subia lentamente, e uma camada de vapor acinzentado se elevava do chão. A umidade penetrava em tudo, fazendo com que a gola de cânhamo de Yunchuan ficasse colada ao corpo, encharcada, enquanto a água escorria por sua roupa.
Com a faca de dente, ele arrancou duas sanguessugas grudadas à sua panturrilha. As peças bucais das criaturas ainda permaneciam enterradas na carne, mas Yunchuan não tinha tempo para se preocupar com isso. Só pensava em colher mais arroz.
Ele temia o momento em que veria o arroz que havia plantado ser incendiado por suas próprias mãos.
A colheita começara pelas regiões mais distantes, perigosas e vulneráveis à invasão inimiga. Cada espiga retirada dali já podia ser considerada um ganho.
Pois, se o inimigo conseguisse romper as torres fortificadas, Yunchuan pretendia incendiar todo aquele arrozal.
Felizmente, até o meio-dia, o inimigo ainda não aparecera.
Almoçar consumiria tempo demais, por isso Yunchuan não comeu. Pela manhã, todos haviam feito uma refeição farta — carne em quantidade mais que suficiente — e ainda não sentiam fome ao meio-dia.
No entanto, depois que o sol se tornou mais quente, os membros da tribo começaram a se recusar a vestir roupas.
O mundo inteiro parecia repleto de pessoas ocupadas, com as nádegas à mostra. Chiling, Yazi e os demais já haviam tirado absolutamente tudo. Jingwei também estava sofrendo com o calor e começou a reclamar que queria se despir, mas Yunchuan a proibiu com um grito severo.
Agora, Yunchuan e Jingwei eram os únicos dois membros de todo o povo que ainda vestiam alguma coisa.
Pensando bem, aquilo era estranho. Em teoria, quem estivesse sem roupa deveria sentir vergonha. No entanto, naquele momento, os únicos envergonhados eram Yunchuan e Jingwei.
Ao ver o pequeno homem-peixe e Yazi correndo de um lado para outro, balançando seus pequenos pênis, Yunchuan e Jingwei sentiram muita inveja.
Porque eles eram realmente livres.
“Se você se atrever a tirar a roupa, eu quebro suas pernas.”
Ao ver que Jingwei já usava o mínimo de tecido possível, Yunchuan não conseguiu evitar a ameaça.
“Essa faixa está apertando.” Jingwei baixou, com uma expressão chorosa, a mão que ia desatar o pano que cobria seu peito.
Na verdade, o corpo de Jingwei mudara muito ao longo daquele último ano. O peito, antes tão plano quanto uma tábua, agora começava a florescer. Embora ainda coubesse numa mão, já apresentava claramente os primeiros contornos de uma jovem.
Página 2 de 3
Página 3 de 3
Uma mulher de nádegas avantajadas, completamente nua, colhia espigas com vigor a menos de três metros diante de Yunchuan. Sua pele era escura, mas cheia de elasticidade, e havia nela uma beleza selvagem.
Yunchuan tinha certeza de que aquela mulher não estava tentando seduzi-lo, pois, à sua frente, atrás dele e dos dois lados, havia mulheres com corpos semelhantes.
O povo de Yunchuan podia comer até se saciar, e essa prosperidade se revelava facilmente no corpo daquelas mulheres.
As mulheres magras, incapazes de acumular gordura, já haviam sido eliminadas pela natureza. As que restavam eram, em sua maioria, mulheres saudáveis: sabiam comer, dormir e gerar filhos.
Não desperdiçavam sequer um grão de comida.
Ao contemplar seus corpos, Yunchuan agradeceu pela primeira vez, em silêncio, às maravilhas do Criador.
Não eram apenas os corpos femininos que pareciam belos. Os homens também tinham muito a mostrar. Seus corpos haviam sido igualmente escurecidos pelo sol, mas as linhas musculares elegantes pareciam talhadas a faca e cinzel.
Peitorais, abdominais, bíceps e, além disso, coxas robustas — tudo aquilo faria os fracassados que malhavam nas academias das gerações futuras sentirem tanta vergonha que desejariam se suicidar.
Enquanto trabalhava e apreciava a beleza dos corpos humanos, Yunchuan percebeu que Jingwei finalmente desatara às escondidas a faixa que cobria seu peito. Um par de seios ainda pequenos, mas já bem delineados, expunha-se orgulhosamente à luz do dia.
As pessoas ao redor riam. Apenas o rosto de Yunchuan permanecia sombrio como ferro.
Embora o tempo ficasse cada vez mais quente, Yunchuan continuava decidido a vestir roupas. Considerava aquilo o último vestígio de orgulho de um homem civilizado.
Jingwei não se sabia de onde tirara um chapéu de ramos de salgueiro e o colocou na cabeça de Yunchuan. Ela própria usava uma coroa de flores e, parada no arrozal verde e dourado, parecia um belo espírito da montanha.
Sem perceber, Yunchuan deixou escapar um sorriso. Naquele momento, Jingwei era realmente muito bonita.
“Se alguém habita a encosta da montanha, veste-se de hera e traz a trepadeira como faixa. Ora lança olhares ternos, ora sorri com graça; se me amas, sou bela e delicada. Monta um leopardo vermelho, segue uma jaguatirica malhada; a carruagem de magnólias, com bandeiras de canela...”
Yunchuan tinha motivos para acreditar que Qu Yuan só escrevera o célebre poema “O Espírito da Montanha” depois de contemplar uma mulher tão bela quanto Jingwei.
Aquela beleza nada tinha a ver com a aparência, nem com a posição social. Relacionava-se apenas ao trabalho e à estética mais primordial da humanidade.
Ainda assim, ele continuava se recusando a tirar as roupas.
Acreditava que sua beleza já devia ter transcendido as marcas impostas pela aparência, possuindo uma dimensão mais profunda e, portanto, mais elevada.
Sob o sol escaldante, o vapor d’água rapidamente se transformou em nuvens brancas no céu. A luz, ainda mais impiedosa, incidia diretamente sobre o arroz. Yunchuan sentia que conseguia até enxergar fios de vapor sendo extraídos dos grãos, enquanto aqueles grãos brancos como jade se tornavam cada vez mais translúcidos, cada vez mais perfeitos.
Um surdo rufar de tambores ressoou.
O rosto de Yunchuan, antes cheio de alegria, tornou-se imediatamente sombrio.
Os rostos felizes dos membros da tribo também se transformaram, num instante, em expressões de fúria.
Todos olharam ao mesmo tempo na direção das torres fortificadas. Três colunas de fumaça subiam retas até o céu azul: uma vinha do curso superior do grande rio, outra do curso médio e a terceira do curso inferior.
Página 3 de 3