Capítulo 140: O Inimigo Chegou
O pior cenário acabou por se concretizar.
Apesar de Shennong zelar pela própria longevidade, ele também se importava com a sua tribo. Sendo uma velha tartaruga que já vivera por eras, parecia senil e indiferente enquanto permitia que a Tribo Yunchuan se desenvolvesse livremente; contudo, no momento da colheita do arroz, ele apareceu pontualmente no local.
E não veio sozinho; trouxe consigo Xuanyuan e Chiyou.
Xingtian não compareceu. Afinal, o juramento fora feito por ele; desde que não pisasse ali, considerava-se que estava a cumprir a palavra.
Apesar de serem homens primitivos, a arte de contornar regras já era dominada com bastante facilidade.
Os guerreiros posicionaram-se nas torres de vigilância e junto às cercas, enquanto as mulheres, sob a liderança de Yunchuan, continuavam a ceifar as espigas de arroz com afinco.
Os elefantes, carregando pesados arados, já tinham traçado valas para separar os campos de arroz já colhidos daqueles ainda por ceifar.
Esta era a última linha de defesa de Yunchuan. Caso aqueles salteadores ultrapassassem as paliçadas, ele pretendia incendiar a palha e, além disso, havia amontoado uma imensidade de galhos secos e ervas daninhas do lado de fora dos campos.
Se esse fogo fosse insuficiente para deter aquela gente, planeava deitar fogo a todas as plantações de arroz e, em seguida, conduzir a sua tribo de volta à Ilha Peach, utilizando as vantagens geográficas para atormentar os invasores até à morte.
Não havia alternativa; Yunchuan sentia que já tinha dado o seu melhor.
Após tantos esforços na diplomacia, perante o ganho material tangível, revelou-se completamente inútil. Esgotados os recursos diplomáticos, o que restava era o desempenho da Tribo Yunchuan no campo de batalha.
Nesse momento, o inimigo ainda não se aproximara. Observando a direção da coluna de fumo, quando chegassem, estaria provavelmente a anoitecer.
Havia calculado que, para colher aqueles trezentos hectares de arroz, a tribo inteira precisaria de se esforçar durante dois dias e duas noites. Como aqueles dias coincidiam com a lua cheia, trabalhar durante a noite traria resultados ainda melhores.
Yunchuan endireitou-se, contemplando os membros da sua tribo que trabalhavam com os torsos nus sob o sol escaldante, e um profundo sentimento de tristeza invadiu-o.
Estava absolutamente convencido de que nem ele nem o seu povo tinham cometido qualquer atrocidade contra aquelas três tribos. Limitavam-se a guiar os seus, procurando apenas comer bem, vestir-se com agasalho e construir um espaço seguro para viver.
Será que comer e vestir-se bem através do próprio trabalho constituía um crime?
Abu aproximou-se.
— Há sinais de inimigos na cidade exterior da margem oposta. As flechas disparadas às ocultas pelos nômades e os grandes incêndios que provocaram não os conseguirão deter por muito tempo.
— O verão está abrasador e já não chove há mais de dez dias. A vegetação está seca; então, ponham fogo à Floresta de Pinheiros Negros! Incendiem a pastagem na fronteira com a tribo de Chiyou. Eu próprio incendiarei a pastagem na planície fluvial. Em suma, quero que este mundo inteiro se reduza a chamas!
Enquanto cortava rapidamente as espigas de arroz com as próprias mãos, Yunchuan ditava uma série de ordens implacables. Quando incendiou os domínios da Tribo Yunchuan no passado, já preparava o terreno para este dia. Imaginara que Xuanyuan, Chiyou e Xingtian compreenderiam, mas nenhum daqueles tolos entendeu a sua boa intenção. Agora, contudo, numa época de vegetação luxuriante, Yunchuan podia desempenhar plenamente o papel de Zhuge Liang comandando a Batalha de Bowangpo.
Quando queimou a própria tribo, o clima não estava tão seco; a vegetação era húmida e difícil de incendiar, exigindo um esforço hercúleo para abrir uma faixa corta-fogo.
Desta vez, era diferente. O sol abrasador brilhara implacavelmente por mais de meio mês; muitas ervas tinham secado e morrido, as árvores murchavam e os pinheiros segregavam grandes quantidades de resina. Se acendesse uma fogueira naquele momento, seria extremamente fácil desencadear um incêndio de proporções incontroláveis.
Abu deu meia-volta para partir, mas Yunchuan chamou-no de novo.
— Encarrega disso os nômades que desesperadamente desejam juntar-se à nossa tribo. Os nossos próprios compatriotas devem evitar fazê-lo sempre que possível.
Ainda que hoje sejamos inimigos, amanhã poderemos tornar-nos amigos. As gentes destas terras são poucas; embora pareçam independentes, na realidade dependem umas das outras para sobreviver. Podemos ir até ao limite nos atos, mas nunca nos relacionamentos humanos.
Assim que o fogo começar a alastrar, lembra-te de avisar o pessoal da tribo de Xuanyuan e de Chiyou que veio perturbar-nos, dizendo-lhes apenas: "O fogo chegou".
Abu retirou-se e Yunchuan continuou a ceifar as espigas de arroz com redobrada intensidade.
As espigas de arroz ainda conservavam alguma humidade, aconchegando-se aos seus braços com uma sensação tépida e fresca. Quando acumulava uma quantidade considerável, Yunchuan segurava-as contra o peito como se embalasse um recém-nascido.
Ao longe, o fumo de guerra continuava a erguer-se, cada vez mais próximo. Contudo, depressa foi engolido por uma densa cortina de fumo ainda maior.
Yunchuan depositou as espigas no cesto do tritão Chiling e perguntou-lhe:
— Temos gente suficiente guardando o leito do rio?
Chiling olhou para a superfície da água e assentiu:
— Dez à esquerda, vinte à direita. Têm serras manuais e espinhos de ferro. A minha mãe entrou na água.
Yunchuan assentiu com a cabeça e ordenou que Chiling levasse rapidamente as espigas para o carrinho de mão, enquanto ele próprio recomeçava a ceifar de cabeça baixa.
Quando alguém se entrega ao trabalho com afinco, o tempo passa a voar. O céu azul já estava praticamente conspurcado pelo fumo espesso e, exceto por alguns abutres que teimavam em planar nas alturas, não se viam quaisquer outras aves por perto.
Yunchuan terminara de segar um talhão. Em vez de avançar para o seguinte, enxugou o suor com um lenço e despiu a camisa, revelando o peito claro.
Acenando para Jingwei, ambos abandonaram o campo de arroz e sentaram-se lado a lado na margem do canal para lavar os pés.
— Conseguiremos vencê-los, não é? — Jingwei parecia visivelmente tensa.
Yunchuan olhou para o peito ainda em desenvolvimento da rapariga e replicou com um tom sarcástico:
— Se continuares com essa expressão, provavelmente não conseguiremos vencer aquela gente.
— Porquê? — Jingwei baixou o olhar para o próprio corpo, intrigada.
Yunchuan ergueu a mão para limpar uma mancha de lama na face dela e sorriu:
— Porque és demasiado bela. Essa gente daria a vida só para conseguir apanhar-te.
Logo de seguida, Jingwei vestiu a blusa. Yunchuan retirou da cabeça o chapéu verde de vimes, colocou-o ao lado, limpou os pés e calçou as meias e os sapatos.
Ao chegar à torre de vigilância, encontrou Kuafu sentado no parapeito, com um olhar gélido fixo na distância.
No momento em que o vento dissipou parcialmente o fumo, Yunchuan avistou, até onde a vista alcançava, uma imensa multidão que se estendia como uma mancha escura.
Aquela gente aguardava que a erva seca terminasse de arder. Não demoraria muito; a relva seca consumia-se depressa, levando apenas meio dia a mais do que o previsto.
— Eles são muitos — murmurou Kuafu, fungando.
— Com medo? — Yunchuan ofereceu-lhe um punhado de larvas de bambu fritas.
Kuafu pegou nelas, atirou-as à boca, olhou para trás, onde os membros da tribo continuavam a laborar, e balançou a cabeça:
— Desta vez, não tenho medo.
— Porque dizes que é desta vez que não tens medo?
— Tenho de esperar que esta colheita termine antes de poder recuar.
— Não podes partir mais cedo?
— Não. Se partir mais cedo, passaremos fome mais tarde.
Yunchuan anuiu:
— De facto, nenhum de nós pode recuar. Trouxeste o que te pedi?
— Trouxe — respondeu Kuafu, entregando-lhe um grande saco de couro.
Yunchuan retirou do saco um punhado generoso de pó de carvão misturado com salitre e atirou-o descuidadamente para cima de uma tocha acesa. Ouviu-se um estrondo seco e o pó de carvão, ao ser inflamado pela tocha, explodiu numa chama vermelha com cerca de um metro de diâmetro, embora a labareda se tenha extinguido quase instantaneamente no ar.
— Isto não serve para matar ninguém — murmurou Kuafu em tom grave.
Yunchuan suspirou:
— Falta-nos outro ingrediente. Se o tivéssemos, esta substância seria aterrorizante para matar. De momento, só serve para assustar, para meter medo.
— O dragão de palha está pronto? — perguntou novamente Yunchuan, pondo o saco de couro de lado.
— Está pronto.
— Traz-o cá, preciso de lhe dar o toque final nos olhos.
Kuafu foi buscar à base da torre uma cabeça de dragão de aspeto feroz, feita em couro de boi. Era uma cabeça colorida e de feições aterradoras, obra que Yunchuan custara a conceber com enorme esforço.
— Quando essa gente se aproximar, já deverá ser noite cerrada. Sabes o que deves fazer nessa altura, não sabes?
Yunchuan mordeu o dedo, manchando com o próprio sangue os olhos da cabeça do dragão. De súbito, aquele objeto outrora inanimado pareceu ganhar vida num instante; independentemente do ângulo de observação, parecia fitar fixamente quem quer que o olhasse.
— Sei que devo usar varas de bambu para sustentar a cabeça do dragão, caminhar com vinte secções de corpo de dragão na escuridão e, de vez em quando, soprar o pó escuro do saco contra a tocha que o dragão segura na boca.
Assim que essa gente parar de avançar, devo apagar imediatamente as tochas e esconder-me.
Yunchuan sorriu:
— Exatamente, é isso mesmo. Com este dragão, conseguiremos pelo menos fazê-los deter a marcha até ao amanhecer de amanhã.
— E o que faremos depois de amanhecer? — Kuafu demonstrava grande inquietação, pois um dia e uma noite seriam manifestamente insuficientes para ceifar todo aquele arroz.
— Amanhã... amanhã, depois de amanhecer, serei eu a entrar em cena.
— Chefe, tu não consegues vencê-los...
— Mesmo sem poder, teremos de lutar. Como tu disseste, não temos escolha.
— Porque é que eles nos atacam e querem roubar o nosso arroz? O arroz foi plantado por nós, cuidado por nós, sem que eles nos tenham ajudado minimamente.
Ouvindo as palavras indignadas de Kuafu, Yunchuan olhou para o gigante pacato e disse:
— Porque há sempre quem não suporte ver os outros viverem bem. Acreditam piamente que estão sempre com a razão e julgam que todos devem ser iguais a eles, obedecer-lhes e suportar a vida difícil que desejam impor-nos.
— Mas porquê?
— Porque, se nós vivermos bem e eles viverem mal, isso não provará que eles não passam de um bando de idiotas?
— Idiotas por idiotas, não há mal nenhum nisso. Tu própria dizes muitas vezes que sou um idiota e acho que está tudo bem.
Kuafu estava tenso, o que o fazia falar muito mais do que o habitual.
— As pessoas são diferentes. Tu aceitas ser considerado um idiota; por isso, quando vês alguém inteligente a viver melhor do que tu, sentes apenas inveja. Com eles é diferente: se todos soubessem que não passam de idiotas, eles morreriam de vergonha.
O sol depunha-se no horizonte enquanto Yunchuan e Kuafu conversavam fiado. O incêndio na planície continuava a arder, embora, tal como o sol poente, já não tivesse fôlego para durar muito mais tempo.
Uma linha de fogo, semelhante a um fio de ouro, começava a revelar brechas. Algumas figuras já conseguiam atravessar a barreira e aproximavam-se da torre de vigilância.
Yunchuan permaneceu sentado no alto da torre, fitando à luz crepuscular aqueles silhuetas escuras que pareciam demonstrar uma urgência desesperada.