142 As Três Perguntas da Alma
Os piratas que estavam na fila antes de Douge entravam na cabana da bruxa um a um, e saíam um a um.
Ninguém emitia o menor som.
O alcance de audição de cinquenta metros de Douge também falhou, tornando impossível ouvir qualquer som de dentro da cabana da bruxa.
É preciso admitir.
A magia da bruxa realmente tinha algo especial.
Cerca de uma hora depois, finalmente chegou a vez de Douge. Ele piscou para Vito e deu um passo em direção à cabana da bruxa.
A cabana era sombria, iluminada apenas por algumas velas, e o ar estava impregnado de um suave aroma de ervas.
— Senhor, a entrada custa dez moedas de ouro — disse uma serva com o rosto coberto por um véu leve, segurando uma bandeja com as duas mãos, com a voz completamente desprovida de emoção. — A adivinhação custa quarenta moedas de ouro.
Caramba!
Cinquenta moedas de ouro!
Dez piratas por hora significavam quinhentas moedas de ouro. Trabalhando dez horas por dia, eram cinco mil moedas de ouro, o que equivalia ao valor da sua recompensa em apenas dezesseis dias.
Isso era praticamente roubar à luz do dia.
Não admira que ela se vingasse implacavelmente de todos que vazavam o conteúdo de suas adivinhações.
Se fosse no lugar dela, ele faria o mesmo!
Ser bruxa era muito mais fácil do que ser pirata para ganhar dinheiro.
E ainda era livre de riscos.
Afinal, ele havia saqueado dois navios mercantes da família Duffy e conseguido pouco mais de mil moedas de ouro...
Douge contou cinquenta moedas de ouro e as colocou na bandeja da serva.
A serva recuou, abrindo o caminho.
Douge seguiu pelo corredor adentro.
O corredor tinha cerca de dez metros de comprimento, com uma pequena arandela acesa a cada metro. A luz trêmula das arandelas permitia ver vagamente alguns padrões estranhos nas paredes.
Rostos exagerados, hexagramas, octagramas, constelações do céu e coisas do gênero, que pareciam misteriosos e bizarros, despertando a imaginação...
A mesma tática dos templos.
Primeiro, espalhar várias lendas, depois criar uma atmosfera através do ambiente, fazendo com que todos que entrassem ali sentissem involuntariamente um respeito reverente pela bruxa.
O aroma de ervas no ar provavelmente também tinha um efeito hipnótico!
Analisando os métodos da bruxa, Douge caminhou até o fim do corredor, empurrou a pequena porta no final, abaixou-se e entrou.
No quarto, a luz continuava fraca.
Uma mulher envolta em um manto preto da cabeça aos pés sentava-se atrás de uma mesa, com uma bola de cristal diante de si. No armário atrás dela, havia prateleiras repletas de poções; os frascos não tinham nomes, apenas alguns símbolos bizarros.
A luz fraca não afetava a visão de Douge; ele conseguia ver claramente a disposição do quarto da bruxa e até mesmo enxergar os olhos que sobravam sob o capuz do manto negro.
Eram olhos de uma pessoa jovem. Embora apenas as pálpebras e as sobrancelhas estivessem visíveis, Douge deduziu que sua idade certamente não ultrapassava vinte e cinco anos.
Será que essa figura não passa de uma farsa?
Esse pensamento surgiu espontaneamente na mente de Douge.
Ao ver Douge, a bruxa nem sequer levantou a cabeça, apontando com a mão para a cadeira à frente:
— Sente-se.
Douge sentou-se.
Só então a bruxa ergueu o olhar para ele por um instante, antes de abaixar a cabeça novamente e perguntar:
— Jovem, o que você deseja adivinhar?
Sua voz era rouca e envelhecida.
Disfarçando-se, nem ousando mostrar a própria voz.
Mesmo que essa bruxa fingida e mística tivesse algum poder mágico, sua capacidade provavelmente era limitada!
Antes disso.
Douge viera para testemunhar o poder misterioso daquele mundo.
Mas agora, ele havia mudado de ideia:
— Bruxa Hélia, ouvi um velho provérbio que diz: "Dar um peixe a um homem o alimenta por um dia, mas ensinar a pescar o alimenta por toda a vida". Isso significa que dar um peixe a alguém é inferior a ensinar-lhe a técnica de pescar. Portanto, gostaria de aprender com a senhora as técnicas de adivinhação. Uma vez que eu aprenda a adivinhar, poderei saber qualquer coisa que desejar.
A bruxa ficou estupefata, sem esperar de forma alguma que Douge fizesse uma pergunta daquelas.
Um momento depois.
Ela ergueu a cabeça novamente e encarou Douge:
— Jovem, não fantasie. A magia só pode ser aprendida por bruxas; você é um homem e jamais será capaz de compreender a magia. Por favor, faça logo a sua pergunta e não desperdice o meu tempo...
— Muito bem! — Douge disse, demonstrando um leve descontentamento, antes de sorrir. — Então, por favor, adivinhe de onde eu venho, bruxa!
— Você não vai perguntar sobre o Cetro do Deus do Mar? — a bruxa voltou a surpreender-se.
— O Cetro do Deus do Mar não tem o menor significado para mim; prefiro saber de onde venho! — Douge sorriu. — Por favor, faça a adivinhação para mim!
— Muito bem, jovem, espero que não se arrependa. — As mãos da bruxa flutuaram no vazio sobre a bola de cristal, e ela começou a murmurar consigo mesma.
Douge sorriu enquanto a observava, aguardando pacientemente pela resposta.
Nan Youlong havia dito que, uma vez concluída a possessão, a alma se fundiria com o corpo, tornando impossível para qualquer método avançado detectá-la. Sendo assim, aquela pergunta era a mais adequada para descobrir que espécie de farsa era a tal bruxaria.
A bola de cristal emitiu um brilho branco e tênue.
Douge sorriu com serenidade, esperando em silêncio.
Um instante depois.
*Crach!*
Um som nítido ecoou.
A luz branca na bola de cristal desapareceu instantaneamente e, em seguida, cobriu-se de rachaduras.
A bruxa soltou um gemido abafado, seu corpo balançou violentamente e ela olhou para Douge com incredulidade:
— Quem é você?
Caramba!
Tem algo de real nisso!
O olfato de Douge captou um leve odor de sangue!
A bruxa havia cuspido sangue!
Droga!
O impacto daquela pergunta era imenso; no futuro, em outros mundos, aquilo poderia ser usado como uma arma secreta.
Douge balançou a cabeça com um sorriso e disse, fingindo preocupação:
— Bruxa Hélia, é exatamente para isso que vim aqui. Nestes dias, tenho estado imerso em confusão, e três perguntas me atormentam constantemente:
Quem sou eu? De onde venho? Para onde vou?
Tenho a sensação de que, se eu decifrar essas três perguntas, compreenderei o mistério supremo da vida e me tornarei um deus neste mundo...
—...—
Hélia permaneceu paralisada, boquiaberta.
Naquele instante, ela de repente sentiu um impulso irracional de pegar a bola de cristal rachada bem diante de si e esmagá-la na cabeça daquele sujeito sentado à sua frente.
Você é um pirata, caramba!
Em vez de pensar em saquear ouro, que diabo de ideia é essa de se tornar um deus!
— Nem mesmo a bruxa Hélia consegue adivinhar? — Douge continuou sorrindo, encorajando-a: — Por que não tenta com outra bola de cristal? Eu pretendia vir consultá-la no mês que vem para saber de quem eu sou...
Hélia engoliu em seco, estendeu o braço e apontou para a porta:
— Saia, por favor. Aqui não é bem-vindo.
— Mas eu paguei — Douge permaneceu imóvel. — Bruxa, a senhora realmente não quer tentar mais uma vez? E se a adivinhação funcionar?
— Eu devolvo o seu dinheiro, por favor, saia daqui — disse a bruxa, respirando fundo.
— Devo voltar daqui a um mês? — perguntou Douge.
— Não, nunca mais venha. Meu espaço não o quer aqui — disparou Hélia, histérica.
Naquele momento.
Ela até se esqueceu de disfarçar a voz, e o tom rouco tornou-se muito mais claro e cristalino.
— Bruxa, a sua voz? — Douge arregalou os olhos, surpreso. Ele levantou-se furioso, agarrou Hélia pelo colarinho e a puxou para cima, tirando-a da cadeira. — Sua farsante, você não é a bruxa Hélia! Quem é você?
A bruxa debateu-se desesperadamente:
— Me solte, seu maldito, eu te oro pragas...
Sua voz foi cortada abruptamente.
Porque Douge havia arrancado o véu que cobria o seu rosto.
Sob o véu havia um rosto jovem, contorcido de fúria, com um traço de sangue ainda escorrendo pelo canto dos lábios.
Certamente, ao tentar adivinhar a origem de Douge, ela sofrera o revés da energia mágica.
Nesse momento.
Hélia encarou Douge estupefata, incapaz de articular palavra.
— Quem não sabe que Hélia já tem mais de cem anos? Você é realmente uma impostora. Vou arrastá-la para fora e fazer com que todos saibam que a bruxa não passa de uma vigarista que rouba dinheiro... — Douge sorriu. — É uma pena para aqueles piratas ignorantes que foram feitos de tolos por você durante tanto tempo.
— Jovem ignorante, sabe qual é o preço de humilhar uma bruxa? — A jovem bruxa finalmente recuperou os sentidos e soltou um sorriso gélido. — Você já foi atingido pela minha maldição; sem o meu antídoto, você morrerá tossindo sangue pelos sete orifícios antes mesmo de conseguir sair desta sala. Se me suplicar agora, talvez eu poupe a sua vida.
— A maldição a que se refere é aquele pó soprado debaixo das unhas agorinha? — Douge balançou a cabeça com um sorriso, piscou algumas vezes e disse: — Lamento informar, mas não engoli nenhuma daquelas substâncias. E, afinal, sabe o quanto me trará de alegria subjugar uma bruxa de renome?
Mesmo com a luz fraca, os cinco sentidos de Douge permaneciam intactos.
Na sua primeira simulação, seus adversários haviam sido Tong Shihong e Zong Gui.
Os movimentos daquelas pessoas versadas em artes marciais eram muito mais rápidos do que os de uma mulher que não se exercitava regularmente; qualquer pequeno gesto de Hélia não escapara aos olhos de Douge.
As pupilas da bruxa contraíram-se levemente:
— Minha maldição é direcionada à alma.
— Acho difícil acreditar que você consiga lançar uma maldição sobre a alma sem sequer recantar um encantamento. Se tivesse tamanho poder, não estaria escondida nesta cabana aplicando golpes para comer e beber de graça — Douge balançou a cabeça, sorrindo.
— Eu não vivo de golpes! — retrucou a bruxa, furiosa. — Meus resultados de adivinhação são todos verdadeiros.
— Onde está o Cetro do Deus do Mar? — perguntou Douge.
—...— a bruxa permaneceu em silêncio.
— Diga-me, caso contrário, eu a levarei para fora e exporei a sua verdadeira face a todos — Douge sorriu, aplicando uma leve pressão com os dedos ao redor do pescoço dela. — Naturalmente, também é possível que eu carregue apenas o seu cadáver para mostrar a todos a verdadeira face da bruxa.
— A Bússola de Ouro. Encontre a Bússola de Ouro e, sob a orientação dela, você achará o Cetro do Deus do Mar — disse Hélia, derrotada ao perceber seu destino nas mãos de Douge e constatando que, após tanto tempo, ele não apresentava nenhum sinal de envenenamento; por fim, ela desesperou-se.
—...— Douge sentiu um calafrio na espinha e olhou para Hélia com ressentimento: — Está me fazendo de idiota com essa história de caixas russas? É isso que você diz a todos que vêm aqui buscar adivinhações?