130 Mestre da vadiagem
A cozinha estava repleta de tudo: peixes salgados e peixes vivos, pescados no mar e mantidos em barris de madeira.
O cozinheiro, William, um homem gordo e de barriga proeminente, já sabia da perda de memória do capitão. Naquele momento, ele estava salgando um peixe recém-aberto quando viu Dugal entrar. Instintivamente, agarrou a faca de cortar carne ao lado e perguntou:
— Paul, sua memória voltou?
— Ainda não, William. — Dugal olhou para a mão dele sobre a faca, sorriu e balançou a cabeça. A atuação do cozinheiro era claramente inferior à do imediato e do segundo imediato; ele podia sentir claramente o nervosismo do homem.
Ele havia despertado a habilidade "Quem sorri não leva tapa", por isso, imediatamente exibiu um sorriso para aliviar a tensão do outro. No cenário de simulação anterior, a habilidade de "precificação clara" de Dugal levou ao colapso do sistema. Ele acreditava que "quem sorri não leva tapa" poderia ter outros usos, indo muito além de apenas deixar as pessoas mais agradáveis. E, claro, mesmo que não tivesse, propagar alegria também aumentava seus atributos.
Dito e feito. Assim que Dugal sorriu, o nervosismo de William desapareceu instantaneamente. Ele sorriu inconscientemente, como se tivesse voltado aos tempos antes da traição. Habilmente, pegou um punhado de carne seca de um barril, colocou em um prato e estendeu para ele:
— Pobre Paul, tome um pouco da sua carne seca favorita. Talvez a boa comida ajude a recuperar sua memória.
*Você ainda está com sangue de peixe nas mãos!* Sem nem limpar, pegou a carne seca diretamente assim? Não vai ficar com gosto de peixe?
Dugal franziu a testa involuntariamente:
— Não precisa, ainda não estou com fome. Só queria ver os peixes. Não sei por que, embora tenha perdido a memória, sinto que os peixes me trazem sorte.
William hesitou por um momento e jogou a carne seca de volta no barril. Então, ao virar a cabeça, viu seu capitão mergulhar a mão no barril, agarrar uma garoupa e, após um breve momento de distração, começar a acariciar o peixe de cabo a rabo como uma criança, com um sorriso bobo no rosto.
William olhou atônito para Dugal, que acariciava o peixe, e suspirou em silêncio: "Pobre Paul, não vendeu apenas a memória para Selma, mas a inteligência também!"
...
[Mestre em acariciar peixes: Todos os peixes que você tocar tornam-se sua propriedade privada.]
Quando Dugal puxou o peixe do barril, um novo talento despertou em seu painel pessoal. Dugal sentiu um êxtase absoluto. Que habilidade divina! Ele era um pirata, vivia vagando pelo mar, e o que não faltava no oceano eram peixes. Em um mundo comum, isso seria lixo, mas não se esqueça: este era um mundo mítico. Monstros marinhos, sereias, tudo ali possuía inteligência. Ao tocá-los, tudo se tornaria sua propriedade privada!
A chave não estava no peixe, mas na "propriedade privada". O que é propriedade privada? É o direito exclusivo de domínio sobre um bem, sob o controle direto da vontade individual. Se ele tocasse no monstro marinho invocado pelo "Corno do Oceano" de Rolan Swan, o Rei do Mar do Norte, o monstro seria dele. Era fantástico. E se pudesse roubar o corno de Rolan e invocar monstros sem parar, ele seria, de fato, o Rei dos Oceanos. E aquela sereia Selma? Bastaria um toque para que ela também fosse dele. Peixes que se tornaram seres mágicos ainda são peixes.
O mais importante era que, assim como o "manipular" de Feng Zhong, o "acariciar peixes" também aumentava seus atributos. Afinal, o significado literal é o que prevalece! As expressões idiomáticas sobre "pescar em águas turvas" ou "vadiar" eram apenas derivações. Naquele momento, enquanto acariciava o peixe, ele sentiu seus atributos subirem rapidamente. Claro, isso também podia ter relação com a felicidade genuína que sentiu ao adquirir a nova habilidade. Dois gatilhos, crescimento duplo, alegria dobrada.
Sob o olhar incrédulo de William, Dugal acariciou todos os peixes do barril. De lado, de comprido, com as duas mãos ao mesmo tempo... E então, compreendeu a essência do "acariciar peixes". Diferente do "manipular", que dependia da frequência, o "acariciar peixes" dependia do tamanho do peixe. Quanto maior o peixe, maior o aumento de atributos. Os peixes salgados pendurados também aumentavam os atributos, mas o ganho era insignificante; Dugal mal sabia se aquele pequeno aumento vinha do peixe ou da alegria que sentia.
...
Nos dias seguintes, Dugal praticamente não participou dos assuntos do navio. Enquanto os outros marinheiros limpavam o convés, remendavam velas ou lubrificavam cordas, ele passava a maior parte do tempo no mar, mergulhando para pegar peixes — ou melhor, brincar com eles, já que raramente trazia os peixes de volta ao navio. Mesmo durante tempestades, quando os marinheiros lutavam contra o mar, Dugal não intervinha. Segundo ele, como capitão, seu papel era comandar e gerir; se ele tivesse que fazer todo o trabalho, para que serviria ser capitão?
Pelas observações de Barry, concluiu-se que o capitão Paul, após ressuscitar, perdera de fato a memória. Esqueceu-se de coisas do passado, inclusive de como navegar; ele não conseguia mais ler mapas náuticos. Se o vento mudava, ele não sabia ajustar os mastros. Comportava-se como um tolo. Isso era uma boa notícia para eles, pois sua traição nunca seria descoberta. Mas era também uma má notícia: eram piratas com um capitão que não sabia navegar. Se isso se espalhasse, seriam motivo de chacota. Além disso, como dissera William, Paul não perdera apenas a memória; sua inteligência parecia ter sido danificada.
— Barry, perder a memória é terrível — comentou Wayne no convés, observando Paul mergulhar novamente. — Se eu perdesse minhas habilidades de navegação, não conseguiria viver. Por que aquele idiota do Paul foi negociar sua memória com uma sereia?
— Não foi só a memória. Provavelmente também a tristeza, ou talvez até o sono — disse Barry. — Selma é justa; com ela, só existem trocas equivalentes. Paul trocou a memória pela imortalidade, mas você notou que, nos últimos dias, sua força tem crescido, sua velocidade tem aumentado, e ele começou a passar noites inteiras sem dormir, apenas abraçando peixes e rindo como um bobo? Ontem ele me disse que queria trocar nossa bandeira pirata por uma rosa, colocar uma guirlanda na cabeça da caveira e fazer a caveira sorrir. Não consigo imaginar o que outros piratas pensariam de nós com uma bandeira daquelas. Nem o "Concha Fênix", do Rei do Mar do Sul, Safra, usaria uma bandeira rosa...
— Você não concordou, não é? — perguntou Wayne, com o canto do olho tremendo ao imaginar a cena.
— É claro que não — respondeu Barry.
— Hum. — Wayne balançou a cabeça. — Paul está ganancioso demais, perdeu tantas coisas que já não é mais um homem completo. Barry, não deveríamos considerar a sugestão de William e nos livrarmos dele para seguir sozinhos? Receio que, se continuarmos assim, ele acabará se tornando um monstro insano e poderoso, arrastando todos nós para o abismo.
— Não. Mesmo que devêssemos nos livrar dele, não é agora, e sim quando estivermos mais fortes — Barry deu de ombros. — Agora, todos nós juntos não conseguiríamos vencê-lo. Para contratar um mercenário com esse nível de combate, teríamos que pagar pelo menos cem moedas de ouro, mas Paul não custa nada, só precisamos deixá-lo brincar no mar. Desde que Paul perdeu a memória, há mais sorrisos no navio. Em uma vida monótona de marinheiro, ter um bobo da corte a bordo é bom para todos, não é?
Ele pausou e exibiu um sorriso enigmático:
— Além disso, você não acha que este navio já é nosso?