Capítulo Setenta e Sete: O Método Mais Eficiente para Encontrar Alguém (Quarta Parte do Dia dos Solteiros)
Fang Senyan assentiu e levantou-se, caminhando em direção à saída. Sua calma repentina deixou a Sra. He apavorada, que perguntou com urgência:
— Meu caro, onde você vai?
Fang Senyan virou-se levemente, exibindo um sorriso gélido que fez o sangue gelar:
— Vou buscar Xiaojun, é claro.
A Sra. He ficou atônita. Somente após Fang Senyan sair é que ela, sem saber o que fazer, murmurou confusa:
— Mas... como ele pôde sair sem nem beber um gole de água?
Após ouvir o relato da Sra. He, Fang Senyan deduziu imediatamente que aquele vendedor de doces da etnia uigur, mesmo que não fosse um comparsa direto, tinha uma ligação profunda com a quadrilha de sequestradores de crianças. Xiaojun já era um menino de oito anos e meio; para levar um garoto desse tamanho sem alarde, não seria obra de uma pessoa só, mas, no mínimo, de um grupo organizado. É provável que tenham usado drogas ou outros meios pouco convencionais para subjugar a criança.
A polícia costuma ficar de mãos atadas nesses casos porque precisa seguir protocolos rígidos e depender de provas concretas, além de lidar com a sensibilidade de envolver minorias étnicas, o que os torna ainda mais limitados. Fang Senyan, no entanto, não tinha tais restrições. Desde que se tornou um "contratante", as leis e regulamentos do mundo perderam qualquer poder de coerção sobre ele.
O local onde a Sra. He teve problemas não ficava longe, cerca de três quarteirões. Enquanto caminhava, Fang Senyan procurava pelos vendedores com seus triciclos. Esse tipo de vendedor era comum nas ruas de Chongqing e tinha características bem marcantes. Após percorrer seis ruas, encontrou, ao lado de um ponto de ônibus, um homem vendendo seus doces de forma insistente.
O homem usava um gorro tradicional, tinha um olhar astuto e aparentava uns quarenta anos. Ele falava um mandarim ruim, gesticulando para tentar vender seus produtos, mas ninguém se aproximava; todos o evitavam. Fang Senyan observou em silêncio. Quando o movimento no ponto de ônibus diminuiu após a passagem de alguns veículos, ele se aproximou e, usando um sotaque local, perguntou:
— Esse doce é bom? Posso provar para ver se presta?
O homem bateu no peito, jurando pela própria vida, e ofereceu um pedaço. Fang Senyan mastigou com fingida atenção e perguntou:
— Quanto custa o quilo?
O vendedor abriu um sorriso radiante:
— Quarenta! Quarenta!
Fang Senyan segurou a carteira, fazendo uma cara de desapontamento:
— Caro demais, muito caro.
Ele fez sinal de que não queria e virou-se para sair. O vendedor, que não tinha feito nenhuma venda durante toda a manhã, agarrou-o pelo braço e exigiu:
— E o dinheiro?
Fang Senyan perguntou, espantado:
— Que dinheiro?
O homem respondeu com arrogância:
— Você não provou o meu doce? Eu ia vender a peça inteira, mas cortei um pedaço para você e agora ninguém mais vai querer comprar. Você tem que levar tudo!
Fang Senyan negou com a cabeça e tentou sair, mas o vendedor já estava preparado. Ele tirou um apito de dentro das roupas e soprou. Imediatamente, vários comparsas surgiram, alguns vestindo aventais sujos de churrasco, outros em triciclos. Eles cercaram Fang Senyan, empurrando-o e xingando, até que o empurraram para um beco isolado.
O homem bloqueou o caminho de Fang Senyan, sacou uma faca de cortar doces e disse, em um mandarim arrastado e ameaçador:
— Quatrocentos! Oito quilos! Anda logo!
Essa era a astúcia do grupo: o custo do doce não passava de cinco moedas por quilo, e eles estavam revendendo por dez vezes o valor. Mesmo que a polícia os pegasse, isso seria tratado apenas como uma venda forçada — embora, na prática, não fosse diferente de um roubo.
Fang Senyan olhou em volta, viu que não havia ninguém, levantou a cabeça e sorriu, exibindo dentes brancos:
— Tudo bem, eu compro.
No instante em que terminou a frase, seu punho direito atingiu o ombro do vendedor como um martelo pesado. Ouviu-se claramente o som do osso quebrando. Antes que o grito de dor pudesse sair, Fang Senyan agarrou o pescoço do homem e o levantou no ar, usando-o como arma para derrubar outros dois comparsas. Nesse momento, um homem com um avental de espetinho correu por trás, parecendo implacável, e desferiu um golpe com uma faca de desossar. Fang Senyan não conseguiu desviar a tempo e sentiu um corte profundo nas costas.
Apenas o agressor sentiu a resistência: foi como se tivesse golpeado o pneu de um caminhão pesado. A lâmina entrou com dificuldade, e ele precisou de toda a sua força para arrastá-la. Sentindo a dor, Fang Senyan reagiu instantaneamente; seus dedos, rígidos como ganchos de aço, agarraram a lâmina da faca e, com uma torção, desarmaram o agressor.
Foi então que o grupo percebeu que havia atingido uma rocha. O homem do espetinho tentou fugir, mas Fang Senyan o alcançou e o chutou contra a parede. O impacto foi tão forte que o homem ficou "colado" na parede por alguns segundos antes de cair, inconsciente.
Os outros vendedores, aterrorizados, trocaram olhares e, supondo que Fang Senyan fosse um policial à paisana, começaram a gritar em sua língua nativa, tentando transformar o conflito em uma questão étnica. Eles sabiam que, normalmente, a polícia temia esse tipo de acusação. O erro deles foi achar que Fang Senyan era um policial; ele não tinha qualquer freio moral ou político.
Fang Senyan silenciou a todos com um único gesto: um tapa no rosto do homem que mais gritava. O golpe foi rápido e seco, fazendo o homem girar 240 graus no lugar. Vários dentes manchados de sangue descreveram um arco no ar antes de caírem no chão. O homem cambaleou, com sangue escorrendo pelo canal auditivo, e desabou.
— Eu não sou policial — disse Fang Senyan com frieza. — Então não tentem esses truques comigo. Estou procurando alguém. Assim que encontrar, vou embora.
Os quatro homens restantes estavam no chão, olhando para ele com puro horror.
— Onde está o jovem uigur que vendia doces aqui há dez dias? — Fang Senyan perguntou, segurando um maço de notas vermelhas. — Quem me disser primeiro, ganha este dinheiro.
Eles trocaram olhares, mas ninguém falou. Fang Senyan suspirou:
— Muito bem.
Antes que o eco da palavra terminasse, ele agarrou o cabelo de um dos homens e bateu sua cabeça contra a parede com um estrondo violento. O homem desmaiou instantaneamente. Fang Senyan soltou os fios de cabelo e o couro cabeludo que ficaram em sua mão, seus olhos brilhando com uma crueldade predatória:
— Espero que continuem teimosos. Mesmo que os quatro fiquem calados, acham que eu não consigo capturar outros para perguntar?
Ele se agachou diante do homem do espetinho, que ainda gemia de dor:
— Onde está o rapaz que vendia doces aqui há dez dias?
As pupilas do homem dilataram-se enquanto ele esfregava as mãos nervosamente em seu avental sujo:
— Aquele é Xiri Ahong. Ele está operando na região da Praça da Libertação agora.
Fang Senyan jogou o dinheiro sobre ele, enquanto as notas voavam, disse com voz gelada:
— Diga tudo o que sabe. Se alguém aqui tentar te trair, eu mesmo cuido de enterrá-lo.
O homem engoliu em seco, pegando o dinheiro com avidez:
— O que você quer saber?
Fang Senyan respondeu calmamente:
— Xiri Ahong e seu bando estão sequestrando crianças, não estão? O filho de um amigo meu foi levado por eles. Quero encontrar essa criança.
O homem ficou atônito:
— Sequestro de crianças? Não, não, nós não fazemos isso. Dizem que esse é o negócio da "Gangue de Henan".
Ao ver a expressão sombria de Fang Senyan, ele corrigiu-se imediatamente:
— Mas... o bando do Xiri Ahong realmente tem interesse em crianças. O filho do seu amigo tem alguma deficiência? Ou parecia muito vulnerável?
O homem parecia um veterano das ruas, falando um mandarim perfeito, quase como um âncora de telejornal. Fang Senyan hesitou por um momento:
— O menino tem lúpus severo. Seus colegas o chamavam de "cão sarnento". Ele parecia bem frágil.
— Então é ele mesmo! — O homem deu um tapa na própria coxa, mas a dor o fez careta. — O bando do Xiri Ahong é especializado em sequestrar essas crianças. Eles avaliam o grau de deficiência para treiná-las e, depois, as levam para outras cidades para pedir esmola!