Capítulo Treze: A Importância do Carisma
Diante da indagação de Fang Senyan, Clery prontamente enviou, por meio de sua Marca do Pesadelo, todo o processo detalhado de como aceitou aquela missão secreta. Fang Senyan assentiu, pronto para sair pela porta, mas após dar dois passos, voltou.
“Ah, certo.” Fang Senyan lançou um olhar penetrante a Clery e disse: “Você está ferido agora, e sua força não parece ser das maiores. Aqueles piratas são capazes de qualquer coisa: extorsão, assassinato, incêndio... não são exatamente almas caridosas. Enquanto estive no navio, eles não ousaram fazer nada contra você, mas se eu for ao porto resolver meus assuntos, você não poderá aparecer em público aqui em Porto Tortuga e terá que ficar a bordo. Portanto, depois disso, terá que se proteger sozinho.”
Clery imediatamente gritou como um gato que teve o rabo pisado:
“Pelo amor de Deus! Você não pode fazer isso!”
Fang Senyan deu de ombros, respondendo com indiferença:
“Clery, não estou rompendo nenhum acordo entre nós. E, para ser sincero, você nunca foi totalmente honesto comigo, então não vejo razão para agir com base numa amizade que, francamente, não existe.”
Clery ficou sem palavras e riu secamente:
“Senyan, como pode dizer uma coisa dessas?”
Fang Senyan replicou friamente:
“Então por que você nunca me contou o motivo do ataque ao Castelo de Tortuga? Nem o processo, nem os ganhos ou as lições aprendidas?”
O semblante de Clery imediatamente se tornou amargo e ele murmurou:
“Você nunca perguntou sobre isso... achei que não se interessava. Quando fui atacar o castelo, fui apenas um peão, tudo foi orquestrado pelo chefe Nick. Nós só fazíamos nossa parte, como operários em uma linha de montagem...”
Clery era o típico sujeito de aparência ingênua, mas extremamente astuto. Quando precisava pagar o preço, era decisivo; quando não queria, tornava-se ardiloso, desviando de qualquer compromisso. Falou, falou, falou, e Fang Senyan só conseguiu extrair uma informação útil: eles tinham como alvo uma relíquia guardada no castelo de Porto Tortuga. Já era melhor do que nada.
“Certo.” Fang Senyan olhou firme para Clery e disse: “Eu já matei para impor respeito neste navio, minha fama aqui não é das melhores. Se alguém vier te incomodar, basta espalhar que somos muito próximos e que, em caso de qualquer problema, eu me vingarei sem hesitar. Mesmo os mais ousados pensarão duas vezes.”
Clery já havia pensado nisso, mas precisava do aval de Fang Senyan. Se ele espalhasse a história por aí e Fang Senyan depois negasse qualquer relação, os que tinham sido afugentados certamente voltariam ainda mais perigosos. Agora, tendo recebido a permissão, Clery finalmente pôde respirar aliviado.
Após deixar Clery acomodado, Fang Senyan voltou ao bote e remou em direção ao Porto Tortuga. Sem dúvida, Clery só estava tão assustado naquele momento porque tinha perdido o controle da situação; ele nunca antes tivera contato com forças capazes de saquear Porto Tortuga. Assim que Armand fosse interrogá-lo, Clery perceberia o valor das suas informações para os piratas.
Mas isso já não preocupava Fang Senyan. Tê-lo salvo e trazido a bordo fazia parte de seu próprio plano. A prioridade agora era aceitar a missão secreta que Clery havia mencionado e ver se ela conflitaria com seus próprios planos.
Naquele momento, Porto Tortuga continuava vibrante, mas o olhar de muitos piratas pelas ruas estava diferente, carregado de um mistério indescritível. A patrulha do porto havia dobrado em número e frequência, mas muitas embarcações mercantes já começavam a baixar os preços de suas mercadorias, claramente querendo deixar aquele lugar problemático o quanto antes. Fang Senyan, seguindo as indicações de Clery, chegou a uma loja no lado oeste do porto. Ao levantar os olhos, sentiu algo estranho: era justamente na velha loja “Galinha e Cão” que ele visitara ao chegar a este mundo.
Viu o velho de cabeça envolta em pano branco, espanador de penas em mãos, limpando o pó. Fang Senyan respirou fundo e disse:
“Senhor Moor, a senhora Tatacha da Índia pediu-me para lhe trazer um recado.”
O velho não pareceu reagir, continuou limpando, mas de repente um pequeno copo de cerâmica caiu da prateleira e se quebrou em vários pedaços. Ele tossiu algumas vezes, bateu nas costas com a mão direita e, lentamente, falou:
“Ai, estou velho, já não sirvo para nada.”
“Mas o que é isso? Como assim?” Fang Senyan ficou intrigado. “Clery me garantiu que, ao mencionar a senhora Tatacha, este velho suspiraria e começaria a contar suas histórias! Por que não está acontecendo?”
“Será que aquele patife me enganou? Mas ele jurou pela Marca do Pesadelo, não teria como trapacear... o que está acontecendo então?”
Fang Senyan tentou puxar conversa, mas o velho apenas se sentou na cadeira, olhando em silêncio para o mar distante, perdido em pensamentos. Mesmo com toda a paciência, Fang Senyan sentiu-se inquieto, desejando dar uns bons socos naquele velho. Mas então lembrou-se de seu primeiro encontro ali: comprara algumas nozes de bétel e recebera informações, depois o velho tentara a todo custo vender-lhe um cordão de “amuleto mágico”, que ele recusara. E agora... o tal amuleto pendurado na parede havia sumido!
Com esse pensamento, Fang Senyan imediatamente vasculhou os itens à venda e percebeu que, desde o dia anterior, muitos objetos haviam sido vendidos, principalmente esses “amuletos mágicos” e outros trambiques. Intrigado, apontou para um galho pendurado na parede à esquerda e perguntou:
“Quanto custa... isso?”
Ao ver um cliente, o velho Moor veio até ele com má vontade e resmungou:
“Não fale bobagens! Isso não é ‘coisa’, é um ramo sagrado caído do Monte Santo Olímpico! Se não fosse o mau presságio revelado nas adivinhações recentes, eu jamais precisaria vendê-lo para arrecadar fundos.”
Fang Senyan não ousou contrariá-lo:
“Sim, claro. Por quanto está esse ramo sagrado do Monte Olímpico?”
O velho respondeu, irritado:
“Duas libras. Se não for comprar, suma daqui! Este ramo já está reservado, logo vêm buscá-lo. Não preciso de um cliente mesquinho como você.”
Fang Senyan, para cumprir o “marco do bêbado”, havia gasto todo o seu dinheiro. Restavam apenas algumas moedas de prata caídas de um guarda portuário e uma moeda de ouro de Eduardo V. Mas esta última era valiosa e podia ser trocada por até quatrocentos pontos universais. A menos que fosse absolutamente necessário, ele não queria usá-la. Contudo, diante do comportamento estranho do velho e sem encontrar outra moeda local, Fang Senyan tirou a moeda de ouro e disse:
“Está bem! Duas libras então. Deixo esta moeda rara como garantia e vou buscar o dinheiro.”
Na verdade, ele estava testando o velho. Apesar de ser uma loja de quinquilharias, metade do estabelecimento era recheada de bugigangas, a outra metade tinha objetos excêntricos, revelando o gosto de colecionador do proprietário. Pessoas assim normalmente apreciam antiguidades de valor.
Como esperado, assim que Fang Senyan mostrou a moeda reluzente de Eduardo V, o astuto Moor não conseguiu conter seu interesse: mordeu a moeda, soprou nela, aproximou do ouvido para ouvir o som, depois pegou uma lupa de bolso e inspecionou minuciosamente. Finalmente, com relutância fingida, falou:
“Veja bem, para ser justo, uma moeda de ouro vale cerca de cinco libras. Eu posso te devolver três libras de troco.”
Dizendo isso, o velho, sem vergonha alguma, tirou três libras e as jogou para Fang Senyan, querendo forçar a conclusão do negócio. Mas Fang Senyan, experiente em viagens e conhecedor de gente sem escrúpulos, já havia enfiado as mãos nos bolsos antes que as moedas fossem lançadas, deixando as três libras caírem no chão com um tilintar, e disse com um sorriso irônico:
“Que coincidência, um conhecido acaba de chegar, vou pedir-lhe as duas libras agora mesmo. Senhor Moor, devolva-me a moeda de ouro.”
A moeda nas mãos de Moor era como um osso na boca de um cão faminto: impossível de largar. Ele engoliu em seco e exclamou calorosamente:
“Na verdade, tenho muitos outros tesouros por aqui. Veja esse osso de dedo decepado, abençoado por ciganos místicos, capaz de te trazer sorte instantânea! E ali, uma concha de Atlântida, capaz de ecoar um chamado que faz até o mar balançar...”
...................
A resposta correta da interação de ontem foi: a clássica frase do filme “Rambo II – A Missão”. Amigos, acertaram? Hehe.