5: Pobre desde pequeno
Ela fora enganada desde criança; quando a enviaram para a Alemanha, era tão pequena, sem nenhum adulto a seu lado... como terá conseguido crescer? Não admira que, no modo de agir, não se parecesse nem um pouco com uma jovem de família rica.
Ela não queria ficar na casa dos Ji e, na verdade, sabia muito bem que os Nove Portões também não a receberiam de braços abertos; aquilo não passava de uma encenação, uma passagem obrigatória conforme a arrumação do Patriarca.
Mas, vindo isso da boca dela, Qi Ba Ye não conseguiu deixar de sentir pena. Franziu o cenho; ter empatia demais também não era algo bom.
Ela escolheu um quarto lateral. A posição era excelente: a primeira réstia de sol da manhã atravessava a janela, e ao abrir a janela ainda se podia ver a grande figueira-de-bengala no pátio.
Aproveitando que ainda era cedo, tomou banho, arrumou as coisas e disse que ia sair por um instante.
Qi Ba Ye, a princípio, não ficou tranquilo, mas, ao vê-la insistir em ir sozinha, não disse mais nada. Restou-lhe ir sozinho ao santuário ancestral no quintal dos fundos para queimar incenso ao Patriarca dos Mestres.
Ji Lanqian calçou um par de sapatos rasos confortáveis e foi até o local mais próximo onde se podiam fazer ligações de longa distância.
Chamadas internacionais exigiam várias transferências, o que era bastante trabalhoso. Ela ficou ali esperando, até que, por fim, a chamada foi atendida.
“Cego, é você?”
Do outro lado, a pessoa estava comendo e ainda mastigava; a voz saía um pouco abafada. “Eu digo, senhorita, justo na hora do almoço? Você escolhe o momento com uma precisão admirável. Diga lá, por que me procurou?”
Também era porque o horário na China e no exterior não coincidia. Ela olhou para a noite que caía, depois para a própria palma da mão. Desde que tocara naquela série de contas de origem desconhecida, apareceram ali manchas negras, estranhíssimas.
“É o seguinte: toquei numa pulseira antiga, e minha mão ficou com uma sujeira preta, meio que parecida com...” Ela olhou de um lado para o outro, vendo se havia alguém por perto, e baixou a voz. “Parece sangue. Não sai. O que eu faço?”
“Se não sai, lava com sabão, ora. Senhorita, ligação internacional é cara; você sabe, eu sou pobre desde criança.”
“Cego Negro, para de brincar. Eu pago suas despesas deste mês. Primeiro me diga o que é isso.”
Ela falou apressada. Só durante o banho é que percebeu que havia algo errado. Não ousou contar a Qi Ba Ye; depois de pensar e repensar, acabou ligando para o cego que estava na Alemanha.
Aquilo soava sério.
Cego Negro largou o garfo com o qual espetava carne bovina, deixou de lado o ar despreocupado e, com o telefone na mão, tornou-se um pouco mais atento. “Como não posso ver a marca na sua mão, descreva o máximo possível como é essa pulseira.”
“A pulseira era branca, parecia ser polida de osso. Não olhei com atenção, então não sei se era osso de algum animal, ou então...”
Ela não ousou continuar.
“Ou então era vértebra humana: uma pulseira de ossos.” A outra ponta completou por ela.
Ela assentiu no vazio. Sim, era bem possível. Afinal, os negócios da família Ji também não eram limpos; além disso, os talismãs que Qi Ba Ye lhe dera deixavam claro que serviam para afastar o mal.
“Você não tinha voltado para sua terra natal? Como foi se meter com uma coisa dessas?”
Cego Negro se lembrou de que ela falara do lugar de origem na China e, de repente, compreendeu: dentro da cidade de Changsha, parecia que aquele era o território deles. Como Ji Lanqian poderia ter qualquer ligação com aquilo?
“Eu só queria comprar um objeto antigo para apreciar e acabei tocando por engano.”
“Então faça assim: esta noite, arranje um homem para ficar com você. O yang masculino é forte; assim, você deve conseguir aguentar até amanhã. Amanhã, encontre um casco de asno preto e peça também um talismã protetor para deixar na cabeceira. Em três dias, a marca desaparecerá.” Era Cego Negro.
“Você não domina aqueles métodos estranhos e misteriosos? Não pode simplesmente me salvar agora?”
Onde ela iria arranjar um homem para dormir com ela?
“Senhorita, estamos separados por mais de oito mil quilômetros. Sou cego, não um imortal. Pronto, é tudo coisa pequena. Amanhã não esqueça de me mandar o dinheiro de um mês. É isso. Desejo-lhe bons sonhos.”
“Cego Negro!” Ela o chamou, na esperança de despertar um mínimo de consciência no outro.
O que recebeu em troca foi apenas...
“Pá, biiiiip...”
A ligação caiu. Ela olhou para a palma da mão e balançou a cabeça. Nada confiável; dinheiro jogado fora.
Desde pequena, naturalmente não acreditava nessas coisas. Mas, quando aquilo aconteceu com ela mesma, passou a acreditar.
Já quase chegando à antiga residência da família Ji, viu sob o poste de luz da entrada uma silhueta. Era Qi Tiezi.
Ao vê-la voltar em segurança, ele disse: “O portão da antiga casa da família Ji fecha às nove. Se você chegar tarde de novo, eu fecho a porta e não deixo entrar.”
Ela estava cheia de preocupações e respondeu com distração: “Entendi.”
Mal fechara a porta principal e já devia ter seguido para o quarto, mas Ji Lanqian parou.
Virou-se e, meio sem pé nem cabeça, perguntou: “Você não fica com medo de dormir sozinho?”
Qi Tiezi balançou a cabeça. Depois de mais de vinte anos de vida, dormir sozinho parecia não lhe causar medo.
“Eu tenho medo.” Ela falou com total seriedade; não parecia estar brincando.
Ele, por hábito, curvou os lábios num sorriso amável.
“Fique tranquila, senhorita. Eu durmo no quarto ao lado do seu. Se acontecer qualquer coisa, basta me chamar, e eu irei na mesma hora.”
“Não.” Ela recusou.
A luz da lua, clara e serena, derramava-se sobre seu rosto; parecia cobri-la com um véu difuso, transformando-a numa espécie de espírito sob o luar, bela, ágil, viva.
Qi Ba Ye desviou o olhar, quase perdendo o eixo do coração.
“Esta noite você vai dormir no meu quarto e ficar de guarda. Caso contrário, amanhã eu vou reclamar com o Grande Buda Zhang.” A teimosia de uma jovem rica despertou nela, e ela agarrou o ponto fraco de Ba Ye com toda a desfaçatez.
Se fosse reclamar com o Patriarca Buda Zhang, ele provavelmente acabaria jogado num túmulo, tendo de enfrentar os mortos-vivos numa luta de inteligência.
Ela estendeu a mão. A palma alva estava coberta por manchas negras.
Qi Tiezi ainda pensava em recusar, mas, ao ver a palma da mão dela, sua expressão mudou ligeiramente; em seguida, assentiu. “Está bem. Como o problema começou por minha causa, esta noite eu fico de guarda com você.”
Só então Ji Lanqian se deu por satisfeita.
No meio da noite, ela se revirava sem conseguir dormir, sempre com a sensação de que, na escuridão, havia um par de olhos observando-a.
No sofá, não muito longe, Qi Tiezi apoiava o queixo com uma mão, de olhos semicerrados, dormindo até mais profundamente do que ela.
Ela tentou fechar os olhos com força. No ar havia um cheiro estranho, parecido com o da pulseira de ossos que sentira hoje; sua cabeça ficou tonta, e aos poucos ela foi sendo arrastada para o sonho.
Qi Ba Ye abriu os olhos de repente. Desenhou no ar um talismã, manteve-se em alerta e preparou-se para agarrar um fantasma a qualquer instante; de modo algum podia deixar a senhorita ir reclamar com o Patriarca.
No sonho de Ji Lanqian...
No meio de uma escuridão sem fim, alguém afiava uma faca. Ela se aproximou e viu aquela lâmina cega; o homem de costas para ela tinha o corpo coberto de carne pesada. A cena mudou. Sobre a tábua de cortar, havia uma pessoa amarrada, os olhos arregalados, debatendo-se para escapar.
A faca desceu de repente, sem qualquer aviso. Mas o sangue jorrou e lhe espirrou em cheio no rosto...
Ji Lanqian teve um sobressalto e sentou-se de repente na cama, ofegante, com suor frio na testa.
“Sonhou com o quê?” A pessoa ao lado usava uma longa túnica azul-marinho e abanava-se com um leque na mão, como se estivesse muito curiosa sobre o sonho dela.
“Aquela pulseira de ossos... era a coluna de uma pessoa.” Ela engoliu em seco, apoiando a mão sobre o coração para estabilizar a respiração.
“Aquilo não passava de uma pulseira comum. Seu sonho foi só resultado do excesso de tensão antes de dormir; como se diz: pensar de dia, sonhar de noite.” Enquanto falava, ele abriu a janela.
O céu já clareara. A figueira-de-bengala sussurrava ao vento brando, e a luz do sol atravessava as folhas, espalhando no chão manchas e pontos de claridade.