Capítulo 50 — Vigília na Noite de Neve

A princesa delicada foi levada para casa pelo caçador rude Uma brisa suave 2734 palavras 2026-07-29 16:54:41

Página 1 de 3

Naquela noite, Linglong sonhou com o pai e a mãe. Eles haviam envelhecido muito e a procuravam por toda parte, aflitos.

Os olhos da mãe estavam vermelhos de tanto chorar.

Ela tentava dizer, desesperada: “A filha está aqui, a filha está aqui!”

Mas eles não podiam ouvi-la. Por mais alto que gritasse, continuavam mergulhados na tristeza.

…

Chorando, Linglong lamentou:

— Pai, mãe… como podem não me ver?

Qingshan já observava havia algum tempo seu rostinho contraído pelo sofrimento, hesitando em despertá-la.

Ela murmurou:

— Que meu pai e minha mãe tenham saúde e uma vida tranquila… Sua filha foi indigna e já não pode mais servi-los como deveria.

Soluçando, sentou-se.

Ao abrir os olhos, percebeu que já não estava no sonho.

Com o rosto pálido, Qingshan a tomou nos braços e a apertou contra o peito, beijando-lhe a testa.

— Minha boa esposa, não se aflija. Eu certamente encontrarei o pangolim. Embora talvez ainda levemos alguns anos para sair daqui, ao menos haverá um prazo. Mais cedo ou mais tarde, você ainda poderá revê-los.

Ao ouvir aquilo, Linglong enterrou-se no peito de Qingshan e chorou até molhar toda a gola de sua roupa.

A faixa que usava cobria apenas a parte da frente; as costas permaneciam quase inteiramente nuas.

Naqueles dias, Linglong dormia ao lado de Qingshan vestindo apenas aquela peça, geralmente coberta pelo cobertor.

Agora, porém, suas costas estavam totalmente expostas diante dele, e Qingshan não sabia mais onde pôr as mãos. Queria afagá-la e acalmá-la, mas já não ousava tocá-la.

Linglong ergueu o rosto, franzindo a testa. Todas as vezes em que chorava, ele a consolava. Por que hoje estava tão imóvel, como um pedaço de madeira?

Ela puxou a mão de Qingshan e a colocou sobre a cabeça, fazendo-o acariciar seus cabelos.

Entre o riso e o choro, Qingshan afagou-lhe os longos fios.

— Não chore… Eu estou aqui. Vou ficar ao seu lado. Quando abrirmos a passagem, mandarei você de volta para encontrá-los.

— Quando chegar a hora, você irá comigo para a Cidade de Jade e será meu consorte. O que acha?

Com o rosto corado, ela se aninhou sob o pescoço de Qingshan. Seus longos cílios tremulavam contra a pele dele, enquanto as palmas de suas mãos suavam de nervosismo.

Se Qingshan ousasse dizer que não, ela choraria alto só para que ele visse.

…

O coração de Qingshan aqueceu.

Mesmo que voltasse a ser uma princesa, ela ainda se lembrava de levá-lo consigo e fazê-lo seu consorte.

Aquela pequena beldade era uma moça de bom coração.

— Como quiser. Se me mandar embora, eu vou. Se quiser que eu fique ao seu lado, eu fico.

Linglong puxou a mão dele até suas costas nuas.

— Não vou mandar você embora. Como poderia? Abrace-me com força.

As mãos de Qingshan começaram a se aventurar. Enquanto a acariciava, acabou inclinando-se e beijando-a.

A jovem deixou escapar um suspiro delicado.

Sua mão subiu pouco a pouco pelas aberturas do tecido e logo desapareceu sob a faixa.

Embriagada, Linglong semicerrava os olhos. Tremia levemente, tensa a ponto de suar.

Qingshan apenas a acariciou com ternura. Quando a outra mão alcançou o cordão colorido em sua cintura, Linglong se rebelou, chutando-o e empurrando-o.

Afastando os lábios dos dela, ele fitou seu rosto completamente vermelho e a repreendeu em voz baixa:

— Logo de manhã você me provoca e depois não quer continuar?

Linglong cobriu o rosto e retrucou imediatamente:

— Quem foi que provocou você?

O rubor ainda não havia desaparecido do rosto de Qingshan.

— Quer que eu continue?

A névoa de desejo que envolvia Linglong dissipou-se. Ela sabia que, se dessem o próximo passo, não conseguiriam mais parar, e respondeu com firmeza:

— Não. De jeito nenhum!

Ele já sabia que ela não concordaria. Depois, ela certamente voltaria a ameaçá-lo com a própria vida, e quem sofreria se insistisse seria ele mesmo.

Página 1 de 3

Página 2 de 3

Ele soltou um resmungo e, com a expressão fechada, levantou-se para preparar o desjejum.

…

…

Encolhida sob as cobertas, Linglong pensava: se consumasse o casamento antes da cerimônia, não seria uma atitude vergonhosa e desavergonhada, digna de zombaria?

Mas ela já gostava de Qingshan.

Queria ser sua esposa.

…

Por muito tempo, ficou mordendo o lábio e torcendo a ponta do cobertor, sem conseguir tomar uma decisão.

E se engravidasse antes do casamento? Não seria apontada e julgada pelo resto da vida?

…

Ela não sabia que, na aldeia, todos já presumiam que os dois haviam se tornado marido e mulher.

Ninguém acreditava que ainda realizariam uma cerimônia matrimonial. Todos pensavam que o jovem casal simplesmente começara a viver junto daquela maneira.

Apenas ela, tola e obstinada, continuava a defender sua reputação de donzela casta.

…

Mas, em sua concepção, como sua vida poderia existir sem um casamento, sem as formalidades tradicionais e sem o testemunho do céu e da terra?

Se não conseguissem partir, ou se só pudessem fazê-lo muitos anos depois, ela ainda queria ter uma cerimônia na aldeia.

Mesmo gostando de Qingshan, mesmo tendo decidido casar-se com ele, para Linglong uma gravidez antes do casamento continuava sendo algo que não conseguia aceitar.

Sacudiu a cabeça, que parecia cheia de uma pasta confusa.

Não. Ainda precisava manter os limites. Como poderia acabar se tornando uma camponesa sem modos nem decoro?

…

Os dois terminaram o desjejum em silêncio.

Qingshan saiu do espaço para procurar vestígios do pangolim.

Linglong permaneceu ali, cuidando das flores e plantas e praticando a escrita.

…

À tarde, Qingshan voltou e relatou seu progresso:

— Encontrei uma fileira de pegadas. Ele está escondido numa pequena caverna entre as pedras, estreita demais para um homem entrar. Essa criatura sai à noite e se recolhe durante o dia. Terei de esperar por ela depois de anoitecer.

Linglong assentiu e, ao ver os flocos de neve sobre os ombros dele, perguntou:

— Voltou a nevar?

— Sim. A neve está caindo forte e cerrada. Esta noite vou tentar capturá-lo de uma vez. Amanhã cedo precisarei voltar, caso contrário, com a neve ficando mais espessa, não conseguirei descer a montanha.

Enquanto Qingshan se ocupava de preparar a refeição, ela sentou-se obedientemente no banco e esperou.

— Então vista mais roupa — disse Linglong. — Se está nevando, deve estar ainda mais frio.

Qingshan respondeu com um murmúrio afirmativo.

…

Naquele dia, ele falou pouco. Primeiro porque estava cansado; segundo porque… também estava exausto em outro sentido.

O caçador, frustrado e incapaz de aliviar a própria tensão, enfiava colheradas de mingau na boca sem parar.

Soltou um profundo suspiro.

Se continuasse preso naquele estado, sem conseguir avançar nem recuar, acabaria morrendo de agonia. Que tipo de tortura cruel era aquela?

Página 2 de 3

Página 3 de 3

Linglong puxou sua mão e o fitou com os olhos grandes, cheia de preocupação.

— O que aconteceu?

Qingshan imediatamente abriu um sorriso.

— Não foi nada. Depois de descansar um pouco, vou ficar bem.

Ele jamais falaria a Linglong sobre aquele tormento. Em seu coração, sua pequena beldade só precisava viver confortável e alegre. Como poderia permitir que ela ouvisse falar de suas aflições e preocupações?

…

Qingshan acariciou as pequenas mãos dela.

— Descanse bastante em casa. Tire uma soneca à tarde. Não fique apenas escrevendo; isso cansa as mãos e os olhos.

Vendo o quanto ele se preocupava com ela, Linglong percebeu que Qingshan não parecia mais zangado.

Segurando-lhe a mão, recomendou:

— Se não conseguir capturá-lo, deixe para lá. Não precisa insistir. Está frio e, se passar a noite inteira esperando na neve, você pode acabar congelado.

Qingshan soltou uma risada suave.

— Do que está com medo? Tenho pele de bronze e ossos de ferro.

Quanto mais ela se preocupava com o sofrimento dele, mais determinado Qingshan se sentia a realizar seu desejo. Naquela noite, ele capturaria o animal a qualquer custo.

…

Depois de comer até se fartar, Qingshan descansou por uma hora. Ao entardecer, vestiu um casaco pesado e partiu novamente.

Num piscar de olhos, a noite chegou.

No espaço, era sempre primavera, e Linglong usava um longo vestido vermelho.

Recostada no travesseiro, pensou que naquela noite não tiraria o vestido, para evitar que os dois se deixassem levar outra vez, como acontecera pela manhã.

…

Linglong calculava o tempo, o coração sempre apertado.

Estava tão frio… e tudo aquilo era por uma passagem que talvez só pudesse ser aberta dali a sete ou oito anos, ou sabe-se lá quando.

Tudo aquilo por um pequeno animal, sem sequer saber se seria realmente possível abrir a passagem.

Pensar em Qingshan deitado na neve durante toda a noite fazia seu coração doer.

…

Chegou a pensar em dizer-lhe que desistisse, que não precisava mais capturar o animal.

Mas, se desistissem, talvez ela não tivesse outra oportunidade de rever os pais em toda a vida, muito menos dali a sete ou oito anos.

Mais uma vez, conteve egoisticamente o que sentia.

E permitiu que Qingshan enfrentasse a neve e o frio intenso para esperar pelo pangolim.

…

Mais duas horas se passaram. Já havia passado da meia-noite.

Aquela provavelmente era a hora mais fria de toda a noite, e Linglong não conseguiu mais permanecer deitada.

Andava inquieta de um lado para o outro.

Por que Qingshan ainda não havia voltado?

Já era tão tarde. Se não conseguira capturá-lo, deveria ter desistido. Por que ainda não retornara?

Será que encontrara alguma fera?

Desesperada, ela abriu a porta e foi até o pátio, erguendo uma vela para olhar o céu.

Na verdade, não conseguia enxergar nada. Ainda assim, sentia-se inquieta, tomada por uma sensação persistente de que algo terrível estava prestes a acontecer.

Página 3 de 3