Capítulo 60: O Ataque dos Refugiados

Com Suprimentos de Cem Bilhões, Viajei no Tempo e Me Tornei o Pequeno Tesouro de uma Família Camponesa O coelho que observa a neve 2498 palavras 2026-07-29 17:04:04

A vovó Su ficou muito surpreendida: "Quantos refugiados são, ao ponto de nem os guardas da estafeta postal conseguirem detê-los?"

A cada cinquenta milhas da estrada imperial, havia um posto de patrulha e revezamento.

Lá dentro ficavam estacionados pelo menos dezenas de soldados da guarda, como era possível que não conseguissem conter uns refugiados que nem sequer tinham força para atirarem numa galinha?

"Diz-se que a multidão de refugiados é enorme, não menos do que quinhentas pessoas, e todos eles carregam facões nas mãos. Aquele grupelho do posto de patrulha teria coragem de os deter?"

Estes dois dias, as crianças da família não vão à escola.

Depois de dizer isto, o vovô Su partiu apressadamente de novo.

Nesse momento, o vilarejo estava a reunir as pessoas para uma reunião.

A vovó Su andava de um lado para o outro a segurar a prata, sem saber por um momento onde seria melhor escondê-la.

Por fim, cerrando os dentes, foi até o pátio sob a grande árvore e, com uma pá, cavou a terra profundamente antes de embrulhar a prata em roupas velhas e enterrá-la toda debaixo da terra.

Depois de restaurar o lugar original, ainda pisoteou por cima para firmar.

No fim, arrastou ainda um grande jarro de água, colocando-o por cima.

Olhando para a sua própria obra-pessoal, a vovó Su soltou finalmente um suspiro de alívio.

Mas, ao pensar que ainda havia tanta comida em casa sem ter onde a esconder.

Nesse momento, Wang Taoxiu pegou diretamente em Su Muyao ao colo e levou-a de volta para o quarto.

"Queridinha, a prata que a avó te deu antes, já a escondeste toda? Precisas que a mãe te esconda isso primeiro?"

Su Muyao assentiu com a cabeça: "Pode ficar descansada, mãe, já está tudo escondido, ninguém consegue encontrar."

"Ainda bem."

Logo a seguir, lembrou-se de Su Mingxuan, o dinheiro de ano novo que os seus avós e os seus próprios pais tinham dado àquele rapazinho fedorento.

Foi diretamente ao quarto do filho revistar e, depois de o encontrar, juntou-o ao dinheiro da sua própria pequena família e escondeu-o.

Quando Su Mingxuan soube que o seu dinheiro nem sequer tinha ficado com uma única moeda e exibiu aquele ar entristecido, Su Muyao achou a cena extremamente divertida.

Naquela mesma noite, os três filhos da família Su não regressaram; eles e alguns aldeões foram integrados na guarda provisória do vilarejo, patrulhando os arredores da aldeia durante toda a noite.

Bem cedo na manhã seguinte, alguns aldeões batiam em gongos de cobre gritando por toda a aldeia: "Os refugiados estão a menos de vinte milhas daqui, apressem-se todos a encontrar uma maneira de se esconderem."

Este grito sobressaltou toda a gente.

Algumas pessoas correram para a casa do chefe da aldeia para se informarem da situação, acabando por descobrir que a família do chefe da aldeia estava atabalhoadamente a arrumar as coisas.

O velho chefe da aldeia também acompanhava os que gritavam, batendo de porta em porta, pois ele próprio ainda não tinha descoberto o que fazer.

Assim que o velho chefe da aldeia avistou, no meio da multidão, a pequena Su Muyao aconchegada nos braços do vovô Su, deu uma palmada na própria coxa.

"Em vez de ficarmos aqui, porque não entramos na montanha e transportamos toda a comida de casa para lá?

Quando os refugiados se forem embora, basta trazê-la de volta. Quem tiver adegas em casa também pode esconder nelas a comida que não conseguir transportar, e quem tiver gado, que leve tudo junto para a montanha."

No preciso momento em que viu Su Muyao, surgiu na mente do velho chefe da aldeia a lembrança de que o rei dos lobos conseguia obedecer às palavras daquela pequenina.

Portanto, podiam valer-se desse facto para se esconderem nas profundezas da montanha, afinal, aqueles refugiados eram ainda mais aterradores do que os animais da serra.

Mesmo sem contar com a probabilidade de voltarem a encontrar aquela matilha de lobos logo após subirem à montanha.

A sua intuição dizia-lhe que, com a pequena estrela da sorte da aldeia ali, os aldeões conseguiriam atravessar este perigo em segurança.

"Só nos resta fazer isso."

"É verdade, ainda nos lembramos da estrela da sorte da nossa aldeia, até o rei dos lobos tem de obedecer direitinho; subir à montanha não deve trazer grandes problemas."

Os aldeões correram velozmente para casa para arrumar as bagagens.

O vovô Su, segurando Su Muyao ao colo, também regressou a correr a casa para avisar a família.

"Rápido, mulher, arruma as coisas, o pessoal da aldeia está a preparar-se para ir para a montanha, nós também vamos juntos."

"Mas, velho, com tantos aldeões na nossa aldeia, não será muito fácil dar por nós se ficarmos na periferia da montanha?"

"O sentido do chefe da aldeia deve ser entrarmos bem no interior da montanha, e não ficar apenas na orla."

Su Sanlang meteu a colher na conversa, perguntando: "Então e tanta comida que temos em casa, o que é que fazemos?"

A família tinha armazenada uma enorme quantidade de provimentos, era de todo impossível transportá-la na totalidade. Acaso teriam de desistir de tudo?

O vovô Su suspirou: "Agora o que importa é salvar a vida; o que der para carregar, carrega-se, só nos resta fazer isto."

Aqueles refugiados estavam cada vez mais perto deles, a julgar pelo ritmo, decerto já não faltavam nem dez milhas, pelo que tinham de estar todos na montanha dentro do espaço de uma hora.

Aquele pequeno vilarejo ficava muito perto da estrada imperial, e os refugiados, pilhando ao longo do caminho, decerto invadiriam a aldeia para saquear.

Pensem bem: um bando de várias centenas de indivíduos a querer chacinar uma pequena aldeia era algo demasiado simples.

Nesse instante, em cada habitação da aldeia, todas as famílias arrumavam as bagagens de forma febril.

"Sanlang, leva estas mudas de roupa todas para a queridinha."

"Isto já é demais, não?"

"Um pouco mais não faz mal, ainda está frio lá fora, e nem sabemos quanto tempo vamos ter de ficar escondidos. É melhor levar mais roupa da queridinha."

"Ah, está bem."

Depois de a vovó Su arrumar todas as coisas dela e do velho, dirigiu-se à cozinha e olhou em redor.

Retirou de lá tigelas, pauzinhos e uma panelinha.

Desta vez, ao entrar na montanha, não se sabia quanto tempo iriam ficar escondidos, pois não iam decerto passar sem sequer comer uma refeição quente.

As crianças ainda eram tão pequenas, todas em fase de crescimento, e não podiam de modo algum ficar debilitadas pela fome.

Levem também todos os pãezinhos cozidos a vapor que tinham sido feitos na noite anterior.

Assim que a família terminou todos os preparativos, Su Muyao disse à avó que tinha uma maneira de guardar tudo o que restava.

"Já arrumaram tudo? Vão andando para o ponto de encontro na aldeia, eu levo a queridinha à latrina e já vos alcanço."

Vendo que todos se tinham afastado, Su Muyao acompanhou a avó até ao local onde guardavam os mantimentos e, após recolher toda a comida da casa,

correu ainda aos aposentos de cada um dos ramos da família, guardando no seu espaço pessoal alguns artigos que não podiam ser transportados à mão.

Em seguida, foi a vez de todo o mobiliário da casa, que foi absorvido de uma só vez.

Por fim, passou pela cozinha, não poupando nem tachos, panelas, tigelas e colheres, recolhendo até aquelas duas grandes mesas de oferendas que tinham trazido da casa antiga.

Olhando para a habitação completamente vazia, acenou com a cabeça num gesto de satisfação.

Puxando a vovó Su, que ainda se encontrava atónita ao lado: "Avó, já está tudo guardado, vamos embora."

A vovó Su recuperou o sentido da realidade, sentindo uma agitação louca a invadir-lhe o pensamento.

Meu querido Deus, este mestre celestial é mesmo poderoso demais.

Depois de fechar bem a porta à chave, a vovó Su pegou em Su Muyao ao colo e caminhou em direção à entrada da aldeia.

Ao chegar lá, constatou que praticamente toda a gente já tinha chegado.

O chefe da aldeia contou as pessoas e, certificando-se de que todas as famílias estavam presentes, deu ordem para avançarem rumo à montanha.

Apenas se notava que o passo de cada pessoa ao subir a encosta era inevitavelmente um pouco pesado.

Apenas aquele grupo de crianças corria desalucinadamente pela frente com inocência e romantismo.

Su Muyao limitava-se a sentar-se obedientemente nos braços do pai, observando os velhotes e as avós da aldeia, já um pouco corados e curvados, a dar passos penosos.

Nesse momento, as condições atmosféricas não ajudaram, e começou a chuviscar com alguma dispersão.

Su Muyao recordou-se de que, um pouco mais à frente no caminho, havia um pequeno bambual.

"Papai, lembro-me que há um bambual mais à frente, porque não vamos todos para lá?"

Su Sanlang, transportando Su Muyao ao colo, dirigiu-se ao chefe da aldeia e expôs o assunto, fazendo com que todos rumassem rapidamente para aquele bosque de bambus.

"Ai, uma cobra! Uma cobra!"

Uma jovem mulher que trazia o filho ao colo soltou um grito estridente de pavor.

Ela tinha visto uma serpente negra escondida na relva densa mesmo junto ao caminho por onde passava, e aquilo assustara-a terrivelmente.

O marido da mulher nem pestanejou: avançou a correr e, com a pá que trazia na mão, cortou diretamente o corpo da serpente ao meio.