Capítulo 39: Vendendo dísticos
Perto das festas de fim de ano, a velha senhora Su levou toda a família ao mercado para as compras.
As ruas já estavam repletas de gente. Com o fluxo intenso, a carroça puxada por mulas não conseguia avançar, sendo deixada sob a guarda do filho mais velho da família Su. Assim, o terceiro filho, Su, carregava Su Muyao no colo enquanto acompanhava a multidão.
Nesta época, o mercado fervilhava com inúmeras barracas, sendo este o período mais movimentado de todo o ano. Não importava se eram camponeses poupadores ou ricos proprietários, todos se esforçavam para preparar o melhor para o Ano Novo.
Ao longo do caminho, Su Muyao escolheu diversos pequenos itens para presentear os irmãos. Além disso, comprou mais de dez espetos de frutas cristalizadas e bonecos de açúcar, e, com a permissão da avó, adquiriu uma boa quantidade de doces e quitutes. A velha senhora Su, em um raro momento de generosidade, comprou várias peças de tecido de cores vivas em uma loja, pedindo ao atendente que as levasse até a carroça. Por fim, compraram também bolos de nuvem, os famosos bolinhos de feijão mungo da confeitaria Yunxiangzhai, além de biscoitos de nozes, pastéis de açúcar e frituras que as crianças tanto adoravam.
Carne de frango, porco e carneiro também foram compradas em abundância. A avó ainda pretendia adquirir faisões e lebres, mas foi impedida por Su Muyao:
— Vovó, não precisamos disso. Faz tempo que não subo a montanha para ver o Branquinho; quando for, pedirei que ele nos cace alguns.
A velha senhora desistiu da compra. Nos dias seguintes, a família se dedicou aos preparativos culinários. Já haviam começado a moer feijão para fazer tofu, servindo aos pequenos o leite de soja fresco. Su Muyao provou um pouco, mas recusou-se terminantemente a beber mais. As três noras trabalhavam juntas cozinhando bolos de arroz, pães, guiozas e pães cozidos no vapor. Qin Meijuan, inclusive, convivia harmoniosamente com as cunhadas.
Pensando na proximidade do Ano Novo, Su Muyao sugeriu ao pai que vendessem dísticos de primavera:
— Querida, não é que o papai não queira, é que o papai não sabe escrever.
— Eu sei! Meu mestre me ensinou.
O terceiro filho ficou atônito. Como uma criança de um ano poderia saber escrever dísticos? Ela mal reconhecia caracteres, mas insistia que sabia. Por fim, a velha senhora bateu o martelo e decidiu comprar bastante papel vermelho, nem que fosse apenas para a neta praticar.
Logo cedo, o terceiro filho foi enviado pela mãe à cidade para comprar o papel. Em pouco mais de duas horas, ele retornou. Animado com a ideia da filha e vendo quanta gente comprava dísticos nas ruas, ele esqueceu a cautela e trouxe uma quantidade enorme de papel.
— Seu gastador! Eu pedi um pouco, veja só o que você fez! Trouxe todo o estoque da cidade? — gritou a velha senhora, perseguindo-o pelo pátio com uma vassoura.
Su Muyao ria às gargalhadas, os olhos brilhando ao ver a pilha de papel. Ignorando a confusão, ela tirou pincéis de seu espaço secreto e, molhando-os na tinta, começou a escrever. Em sua vida anterior, seu pai a fizera estudar com um mestre calígrafo renomado; embora não tivesse dominado tudo, era mais do que suficiente para escrever dísticos.
Assim que ela terminou e deixou o papel secar, o velho senhor Su aproximou-se e suspirou maravilhado:
— Nossa menina é um prodígio! Enquanto outras crianças de um ano mal começam a andar, a nossa já sabe ler e escrever. Olhe só essa caligrafia, não deixa nada a desejar aos professores!
O terceiro filho, observando o resultado, concordou prontamente:
— Mãe, veja só! Com essa letra, o negócio de dísticos será um sucesso.
Os irmãos, ao verem a escrita da caçula, olhavam-na com admiração e inveja. Naquela casa, cada um se ocupava de suas tarefas, e Su Muyao passou o dia escrevendo.
Na manhã seguinte, partiram para a cidade. Assim que tiraram Su Muyao de sua cestinha, ela se tornou a estrela da rua. Vestia um casaco de algodão vermelho com detalhes de pele de coelho nos punhos e gola, parecendo adorável. Com um chapéu de tigre e o rosto delicado, ela atraía todos os olhares.
— Oh, que bebê mais fofo!
— É verdade, é mais bonita que as bonecas de pintura de Ano Novo!
Assim que os três irmãos montaram a barraca, formou-se um círculo de pessoas. Todos queriam ver a criança festiva que, de tão bonita, nem parecia ser do campo.
Logo, o local estava lotado. Su Muyao, no colo do irmão mais velho, teve suas bochechas gordinhas apertadas por algumas senhoras curiosas. Para escapar, ela logo tomou a iniciativa:
— Irmãs bonitas, tias bonitas, o Ano Novo está chegando, comprem um dístico!
A multidão se encantou com a voz cristalina da pequena. Uma senhora comentou, surpresa:
— Tão pequena e já sabe ajudar o pai a ganhar dinheiro, que esperteza!
Uma senhora gordinha e bondosa disse:
— Pequenina, eu não sei ler. Por que você não escolhe um para mim? No Ano Novo, olhar para você é como olhar para um amuleto da sorte. Deixe-me ganhar um pouco dessa sua felicidade.
Su Muyao correu e, entre os muitos dísticos, escolheu um e entregou à mulher:
— Tia vai ter um bebê gordinho.
A mulher arregalou os olhos, acreditando que a criança tinha um dom espiritual, pois desejava muito um neto. Rindo de orelha a orelha, ela comprou o dístico. A partir dali, o negócio deslanchou. As pessoas, vendo a escrita impecável e encantadas pela pequena vendedora que organizava tudo com tanta destreza, faziam questão de que ela mesma escolhesse seus dísticos.
— Escolha um para este tio também!
— Eu também quero! Escolha um para a irmã, pequena chefe!
Embora muitos não soubessem ler, o que importava era a alegria e a auspiciosidade da data. Todos sentiam que, ao serem atendidos pela pequena, estariam atraindo boa sorte. E Su Muyao, com toda seriedade, continuou a escolher os dísticos para cada um.