Capítulo 5: Problemas na Família Chen, o Cadáver Escapa da Tumba
Enquanto eu conversava com Lin Zhicheng, Anran também já começava a despertar, ainda atordoada. Ela tocou a testa ensanguentada e franziu levemente o cenho. Mas, ao se virar e ver minha expressão severa, seus olhos também mostraram um traço de culpa.
— Já assumi a responsabilidade pela sua situação. Agora você tem que me contar: de onde veio isso? — perguntei, erguendo o talismã de meu avô em minhas mãos.
Anran assentiu suavemente.
— Isso, eu recebi no dia da formatura. Foi o seu avô quem me deu — disse ela. — Ele pediu que, quando eu voltasse a te ver, entregasse isso a você. E que te dissesse para procurar uma pessoa chamada Chen Fashan.
Ela respondeu honestamente às minhas perguntas. Mas, ao ouvir suas palavras, meu cenho se franziu ainda mais e senti o coração apertar como se uma mão o esmagasse.
— O que você disse? Quando meu avô te deu esse talismã? — olhei para Anran, incrédulo, e insisti.
Ela ficou um pouco surpresa com a minha reação.
— No dia da minha formatura, bem na porta da escola. Era um senhor corcunda, com uma pinta na testa — explicou. — Tossia bastante enquanto falava. Tem algum problema?
Anran não entendia por que eu estava tão nervoso. Mas só eu sabia a verdade. Meu avô morreu coberto de maldições vermelhas quando eu estava no segundo ano da faculdade. Eu mesmo o vi ser enterrado. Como poderia, então, ele ter ressurgido dois anos depois para encontrar Anran?
Pela descrição dela, não havia dúvida: ela realmente tinha visto o meu avô. A confusão tomava conta da minha mente, e fiquei um tempo sem conseguir reagir.
Anran percebeu meu desconcerto e sacudiu meu braço.
— O que foi? Quem é esse Chen Fashan? Por que precisamos procurá-lo? — perguntou, sem entender.
Agora, porém, tudo fazia sentido para mim. O fato de Anran me procurar havia sido cuidadosamente planejado pelo meu avô. E Chen Fashan, o homem que ela mencionou, era justamente o mestre do meu avô.
Ele era um ancião de temperamento explosivo, seguidor da tradição de Lushan, mas trilhava um caminho agressivo, invocando os generais das mudanças para expulsar demônios. Por alguma razão, no entanto, ele e meu avô estavam afastados há anos.
Não sabia se o que Anran dizia era verdade, mas ela não tinha motivo para mentir. De qualquer forma, para livrá-la da maldição e tentar salvar-me da maldição vermelha que me consumia, eu não teria escolha senão enfrentar o que estava por vir.
E, acima de tudo, eu precisava saber: meu avô realmente morreu? O que era, afinal, essa maldição que carregava? Para esclarecer tudo isso, teria que ir à província de Fumin e encontrar meu mestre, Chen Fashan.
— Hoje vocês ficam aqui. Amanhã partimos juntos para Fumin. Ah, e me digam: o que vocês pediram no templo? Que oferendas levaram?
Olhei para Anran e perguntei casualmente.
— Ah, nada de mais... só pedi para ficar para sempre com a pessoa que amo — respondeu, passando a mão na barriga. — E a oferenda foi...
— Prima, não fala desse canalha! Deixa eu te ajudar a descansar — interrompeu Lin Zhicheng, dando apoio a Anran e saindo com ela do quarto.
Ao ouvir o desejo de Anran, senti um certo alívio. Afinal, ela estava grávida e abandonada. O desejo feito não se realizou, e a promessa da oferenda ainda não se cumprira, o que tornava tudo menos complicado.
Os dois foram descansar em outro cômodo, e eu fiquei diante do altar. Separei algumas frutas da estação, servi um pouco de vinho e cozinhei uma tigela de arroz branco, dispondo tudo sobre a mesa. Depois, peguei a bandeira cerimonial coberta de poeira.
Lembro-me da primeira vez que tive contato com a bandeira. Sentia-me como um dos guardiões das montanhas das lendas, seguro de si. Só depois entendi que era um instrumento de comando para os exércitos espirituais.
Os anos se passaram. Meus soldados espirituais deviam já ter partido quase todos. Para reunir novamente um exército, precisaria começar do zero, o que exigia, antes de mais nada, um comandante espiritual.
Eu estava muito atrasado. Precisava escolher um bom dia para reerguer minhas tropas.
A noite passou num piscar de olhos. Eu mexia no celular, planejando o trajeto até Fumin. O lugar onde eu morava era bastante isolado. Fiquei curioso sobre como Anran conseguira chegar até ali sem ajuda, ainda mais com as estradas escorregadias de lama e chuva — só o jipe da família Chen conseguiria passar por ali.
Para ir à cidade, teria que pedir um favor à matriarca da família Chen. Enquanto pensava em como abordar o assunto, alguém bateu à porta com força.
Levantei-me e abri. O dia mal clareava, uma fina chuva caía lá fora. Aming, vestido com capa de chuva, parecia ansioso, como se não quisesse perder algum espetáculo.
— Huowang, a família Chen pediu para você ir até lá! Anda logo, senão não dá tempo! — exclamou ele.
— O que aconteceu agora? O que não dá tempo? — perguntei, confuso com o seu nervosismo.
Mas Aming não me deixou hesitar, puxando-me para fora.
— Vamos, vamos! Explico no caminho! Agora a casa dos Chen está cheia de especialistas! Você não pode faltar!
Pelo que Aming disse, imaginei que a matriarca estava desconfiada e chamara vários mestres para proteger a casa. Eu sabia o que acontecera com o patriarca Chen.
Eu não queria me envolver nos problemas deles, mas precisava do jipe. E com tantos mestres reunidos, dificilmente precisariam de um novato como eu.
Com esse pensamento, segui Aming até a mansão dos Chen. O jipe estava estacionado na entrada, sinal de que os mestres haviam acabado de chegar.
Assim que entrei, todos os olhares se voltaram para mim. Olhei rapidamente: na sala estavam quatro pessoas — três jovens e um idoso, uma mulher e três homens.
Um dos jovens, de cabelo tingido de amarelo, fumava sem parar, com um forte sotaque do nordeste; provavelmente um médium de possessão. O outro, também jovem, segurava um espanador, lembrando os rituais da tradição de Liuren do sul. A mulher, vestida de preto, de pele alva e traços sulistas, era de uma linhagem que eu não reconhecia. O idoso, de barba grisalha e um compasso nas mãos, não deixava claro de qual escola vinha.
— Jovem, foi você quem ajudou a conduzir o patriarca Chen? — perguntou o ancião, medindo-me com um sorriso afável.
Procurei não me destacar e assenti humildemente.
A filha do patriarca, Xiuxiu Chen, também havia voltado de viagem e nos servia frutas.
Mal havíamos trocado algumas palavras, quando o sobrinho do patriarca entrou esbaforido.
— Mana! E os outros? Façam eles irem ver! Ontem à noite o túmulo do patriarca foi violado! — gritou. — O caixão foi aberto e... o corpo desapareceu!
A notícia deixou todos em estado de choque. As frutas caíram das mãos de Xiuxiu Chen, espalhando-se pelo chão.
Ninguém mais quis conversar. Todos rapidamente vestiram capas de chuva e foram para o cemitério.
Chegando lá, fosse veterano ou novato, todos ficaram boquiabertos. A chuva havia deixado as marcas no solo bem nítidas. O caixão estava exposto no fundo da cova, e a terra ao redor repleta de marcas de mãos.
— Que coisa sinistra... Isso não parece ter sido escavado por alguém. Só há marcas de mãos, nenhuma pegada! — exclamou o rapaz de cabelo amarelo, expressando a dúvida de todos.
Senti um arrepio subir pela espinha ao ver aquelas marcas desordenadas.
— E se ele tivesse saído sozinho? — deixei escapar.
Todos ao redor me olharam de maneira estranha.
— Que besteira! Se tivesse saído, teria deixado pegadas! — insistiu o jovem.
Mas a pergunta dele só aumentou meu pressentimento ruim.
— E se eu disser que o corpo tem seis braços? — rebati.
Diante das minhas palavras, todos ficaram pasmos.