Capítulo 40: O Arcano dos Esquifes, o Horror dos Caixões Suspensos
O buraco aberto pelo caolho não era pequeno. Seus subordinados aproximaram-se e, usando facas e outras ferramentas, ampliaram a abertura gradualmente até que se tornasse uma entrada pela qual uma pessoa pudesse passar facilmente.
Já que tínhamos chegado até ali, não havia como voltar atrás. Era o clássico caso de "já que estamos aqui". Embora um leve odor de sangue pairasse no ar, eu ainda conseguia tolerar. Contudo, os outros estavam hesitantes.
— Chefe, este lugar está cheio de correntes de ar frio; parece muito mais perigoso do que onde estávamos!
— Imagino que, se descermos, teremos poucas chances de sobrevivência.
O caolho desferiu um chute violento neles.
— Vão continuar reclamando? Desçam agora! Se não descerem, eu mesmo atiro em cada um de vocês!
Eles sabiam distinguir entre viver um pouco mais ou morrer ali mesmo. Assim, o grupo não ousou soltar mais uma palavra sequer. Silenciosamente, formaram uma fila e desceram pelo buraco até o fundo.
O espaço subterrâneo era ainda mais escuro, porém um pouco mais amplo. À luz de nossas lanternas e refletores, vimos diversas árvores caídas no chão, todas secas e reduzidas a meros troncos. Além disso, havia leitos de rios secos de ambos os lados. Árvores raramente secam daquela forma naturalmente, e quanto ao leito do rio, sendo um local subterrâneo, ouvi falar de rios subterrâneos, mas nunca de um que secasse completamente.
A menos que... alguém tivesse montado um arranjo aqui. Um grande arranjo de Feng Shui!
— Tenham cuidado — alertei-os, preparando-os para o que viesse a seguir.
Continuamos avançando e deparei-me com inúmeros caixões. O local era, claramente, estranho. A disposição dos caixões no solo seguia uma lógica específica, mas, antes que eu pudesse compreender, eles já estavam prontos para abrir os caixões em busca de riquezas.
Franzi a testa e insisti:
— Quando disse para terem cuidado, quis dizer para não agirem precipitadamente, entenderam?
Mas o caolho e seu grupo só tinham vindo até ali para buscar tesouros. Ver aqueles caixões era o mesmo que ter encontrado o que procuravam. Impedi-los era como cortar o fluxo do lucro deles. Estar diante de um caixão e não poder abri-lo... bem, colocando-me no lugar deles, eu também ficaria furioso. Por isso, ao ouvirem minhas palavras, simplesmente as ignoraram, como se fossem apenas o vento soprando.
Apesar de minhas repetidas tentativas de impedi-los, eles sacaram pés de cabra e começaram a forçar o caixão bem diante dos meus olhos. O exterior do caixão parecia estar em perfeito estado; ninguém parecia ter estado ali antes. O gorducho era ágil; embora fosse lento para outras coisas, era o mais rápido ao forçar o caixão. Antes que eu pudesse reagir, ele já tinha aberto uma fresta.
— Você...
Em seguida, como quem descasca sementes, ele abriu a tampa do caixão rapidamente. Um cheiro de mofo invadiu o ar. Tapei o nariz e me afastei alguns passos. O gorducho, com o pé de cabra em uma mão, terminou de abrir a tampa.
— Droga, não tem nada aqui dentro!
Tapei o nariz e me aproximei. Dentro do caixão, além de um cadáver já em avançado estado de decomposição, não havia nada. Nem tesouros, nem um único objeto funerário. O gorducho, não querendo acreditar, abriu vários outros caixões com a ajuda dos demais. Todos eram idênticos: um caixão em ruínas e um cadáver reduzido a ossos.
O gorducho jogou a tampa no chão, irritado.
— Que porcaria é essa! Por que não tem nada além de cadáveres?
O magricela, ao lado, começou a praguejar palavrões pesados. O caolho, franzindo a testa, ordenou:
— Abram todos os caixões. Não acredito nisso.
Dada a ordem, os outros não ousaram desobedecer. Vi cada um deles com seus pés de cabra, caminhando em direção aos caixões fechados. Embora o estado de conservação variasse, todos eram feitos de madeira. Alguns cediam ao primeiro golpe; outros, eles serravam ou forçavam até que a madeira cedesse. O lugar tornou-se um caos. A energia sombria que emanava dos caixões ao serem abertos, misturada à serragem que voava pelo ar, criava uma atmosfera sufocante.
Quando todos foram abertos, o grupo estava exausto. Enquanto eles descansavam, caminhei para examinar o interior. Nada. Do primeiro ao último, apenas cadáveres. De repente, um dos rapazes, exausto no chão, apontou para o alto.
— Ei, olhem aquilo!
Olhamos imediatamente para cima. Era retangular, quadrado...
— É um caixão! — exclamou o caolho. — Vocês, vão lá e tragam esse caixão para baixo!
Depois de abrir tantos, não faria diferença mais um. Eu podia ver que o caolho estava fervendo de raiva, e seus homens não ousavam contrariá-lo. Ao ouvirem a ordem, correram para obedecer. Embora o caixão estivesse suspenso, havia quatro correntes de ferro presas aos cantos da câmara de pedra, segurando-o.
Meu avô dizia que caixões suspensos serviam para evitar que os mortos se tornassem "zongzi". Aquele caixão era problemático. Tentei intervir, mas quatro dos homens do caolho já haviam subido pelas correntes. O caixão estava a quase quatro metros de altura, sustentado não apenas pelas correntes, mas por quatro vigas de pedra. Eles sentaram-se nas vigas, alcançando as correntes, e começaram a serrá-las.
Após cerca de cinco minutos, ouviu-se um estrondo. O caixão despencou e se espatifou diante de nós. O cadáver foi arremessado para fora, mas, ao contrário dos outros, desta vez o caixão não estava vazio. Vários tesouros caíram de dentro dele, a maioria peças de ouro. O ouro, além de manter seu valor, não quebrava com o impacto.
O grupo exultou.
— Finalmente, algo de valor!
— É isso aí! Chefe, desta vez ficamos ricos!
Todos comemoravam como se fosse Ano Novo. No entanto, percebi algo agourento: no instante em que o caixão caiu, uma lufada de ar frio surgiu do nada em toda a câmara funerária. Algo estava prestes a sair.