Capítulo 36: A Árvore Ancestral dos Dragões Gêmeos, o Tronco que Sangra

Contemplando o Submundo Três gravetos 2705 palavras 2026-07-29 16:59:09

Página (1/3)

As montanhas sem nome dos dois lados da Montanha Yin não tinham trilhas por onde alguém pudesse passar.

As ervas daninhas chegavam a ultrapassar a altura de uma pessoa.

Quando viemos para cá antes, dependemos dos homens à frente, que abriram caminho a golpes de facão.

Foi uma trilha talhada à força.

Mas, naquela ocasião, havíamos percorrido apenas o sopé da montanha.

Quanto mais subíamos, mais antigas pareciam as folhas das árvores; sabe-se lá há quantos anos estavam penduradas ali.

A mata era tão densa que não deixava sequer a luz do dia passar.

Aquelas árvores eram mais velhas que nossos avós.

Os troncos eram robustos, a casca, envelhecida.

Bastava o homem que abria caminho ter um pouco mais de força nas mãos para derrubar uma árvore inteira.

E, por serem tão altas, mesmo que os insetos já tivessem corroído seu interior, deixando-as ocas, ainda assim não conseguíamos removê-las do caminho.

Por isso, a cada dois passos, éramos obrigados a fazer um enorme desvio.

Minha bússola não conseguia indicar o caminho mais seguro.

Ela só apontava uma direção específica.

E, seguindo essa direção, eu os conduzia por entre uma formação de árvores gigantescas e ocas ou por bosques de espinheiros que cobriam toda a montanha.

Eu tinha boa agilidade. Além disso, estava bem agasalhado e era magro.

Não precisava fazer muito esforço para atravessar aquele lugar.

Mas com o Gorducho e os outros irmãos era diferente.

Eles tinham corpos fortes e, por estarem acostumados ao calor durante o ano inteiro, não costumavam subir a montanha usando mangas e calças compridas.

Assim, quando me seguiam, ou levavam uma pancada das galhas nas pernas, ou tinham os braços inteiros rasgados pelos espinhos, deixando fileiras de pequenos cortes.

Aquele grupo estava sofrendo bastante.

Sobretudo o Gorducho: a cada dois passos, precisava parar para recuperar o fôlego.

E agora estava ainda pior.

— Linzinho, você sabe mesmo conduzir alguém? Olhe só por onde está nos levando!

Eu ainda não havia pensado em como responder quando o Caolho se virou e lançou-lhe um olhar feroz.

— Quem você pensa que é? O quê? Só você está andando? Ele não está?

— Você, que não sabe fazer nada, não consegue nem dar dois passos sem reclamar?

— Ele precisa usar a cabeça e as pernas, e ainda assim não disse uma palavra!

— Vou avisar a todos vocês: quem quer que falte com respeito a ele ou torne a dizer uma coisa dessas...

— Eu mesmo arranco a língua de vocês, faço-a dar três voltas pelo chão e obrigo cada um a se desculpar com o irmão Lin!

Depois disso, ele se virou para mim.

— Irmão Lin, não fique tão aflito. Meus homens nunca estudaram; não têm instrução.

— Não leve isso a sério.

— Uma pessoa culta e inteligente como você não é do mesmo mundo que eles.

— Mas, desde o momento em que o vi, irmão, tive a sensação de que já o conhecia havia muitos anos.

— Eu gosto de gente instruída como você.

Página (1/3)

Página (2/3)

— Mas, quando eu era criança, não tinha dinheiro para estudar. Não pude me tornar um homem instruído.

— Se alguém o maltratar no futuro, venha falar comigo. Seu irmão mais velho vai protegê-lo com certeza.

Em cada palavra e em cada gesto, ele parecia, de modo quase imperceptível, admirar-me.

Seu tom estava cheio de respeito.

Eu percebia que ele estava me fazendo ganhar prestígio.

No entanto, continuamos caminhando pela montanha até o anoitecer sem encontrar lápide alguma, nem sequer uma trilha.

E não eram apenas seus subordinados que estavam preocupados.

Até o Caolho começava a ficar aflito.

— Irmão Lin, desta vez não estou tentando pressioná-lo. Estou realmente começando a sentir medo.

— Se não encontrarmos o lugar antes de escurecer, talvez os moradores da aldeia nos encontrem primeiro!

— Este é o território deles. À noite, não teremos como escapar nesta mata profunda!

Ele tinha razão.

Depois que escurecesse, os habitantes de Fuyuan apareceriam.

Na noite anterior, nós os havíamos provocado. Se eles nos capturassem desta vez, certamente perderíamos a vida.

Ser devorados vivos e esfolados seria apenas uma das possibilidades mais brandas.

— Não, não se apresse.

Subi até um ponto elevado e observei o sol, não muito distante.

O sol nasce no leste e se põe no oeste. Naquele momento, afundava exatamente a oeste, atrás da montanha.

Com base no brilho refletido pela linha do horizonte naquela direção, combinado aos veios espirituais da geomancia, finalmente encontrei uma posição na bússola.

— Sigam pela saída oeste por três quilômetros. Depois desçam da trilha e avancem devagar.

As expressões do Caolho e dos outros ficaram sombrias. Pareciam dizer que, se eu os conduzisse pelo caminho errado mais uma vez, me jogariam montanha abaixo para alimentar os mortos de Fuyuan.

Mas, daquela vez, o pôr do sol acabou me concedendo uma saída.

Uma árvore gigantesca erguia-se até o céu. Sob o resplendor do crepúsculo, parecia um dragão azul-cinzento voando sobre um mar de dragões-serpentes.

A direção para a qual apontava a cabeça do dragão era a entrada do Grande Túmulo de Fuyuan.

— É aqui!

Avancei, excitado, levando todos comigo.

A entrada do Grande Túmulo de Fuyuan estava completamente bloqueada pelas raízes da árvore.

O Caolho e os outros cortaram as raízes de várias árvores ao redor. Quando chegaram à árvore mais ao fundo, de repente percebi que havia algo errado.

Aquilo formava a configuração de dois dragões brincando com uma pérola. O lugar para o qual apontava a cabeça de um dragão era, na verdade, a cauda do outro.

Dois dragões protegendo um túmulo... aquele lugar não era nada simples!

Eu ainda não havia conseguido alertá-los quando o homem que cortava a árvore soltou um grito agudo:

— Sangue! Por que está saindo sangue daqui?

Corremos para lá e vimos que, no local correspondente à cauda do dragão, eles haviam aberto um ferimento com um golpe de machado.

O sangue jorrava continuamente da ferida!

Só de olhar, a cena já era assustadora.

Entendi então: os dois dragões estavam unidos ao túmulo havia muitos anos.

Página (2/3)

Página (3/3)

Fosse árvore ou túmulo, depois de tanto tempo sendo nutrido pela essência do sol e da lua, pelo passar dos dias e dos anos, já havia sido impregnado pela energia geomântica e ganhado uma aura extraordinária.

O Caolho olhou para mim.

— Há algum problema?

Balancei a cabeça.

Uma árvore que desenvolveu uma aura própria não havia se transformado num espírito humano, nem realmente se tornado uma pessoa.

Portanto, embora tivesse sangrado ao ser golpeada, não havia nenhum problema grave.

Ao ver aquilo, o Caolho mandou que continuassem imediatamente.

— Parem de agir como donzelas! Não passa de um pouco de sangue!

— Continuem cortando! Quem diminuir o ritmo vai levar um chute meu!

Todos obedeceram depressa e aceleraram os golpes.

Como diz o provérbio: no mar, é possível contemplar o pôr do sol por muito tempo antes de a noite chegar; na montanha, basta o sol se pôr para a luz desaparecer num instante.

Era exatamente o que estava acontecendo.

Não haviam passado nem cinco minutos desde que avistáramos o sol se pôr.

A luz do dia ao nosso redor já estava praticamente extinta.

Conseguíamos ouvir os uivos dos habitantes de Fuyuan vindos do sopé da montanha.

O Caolho ficou aflito.

— Quanto tempo ainda vai levar?

— Chefe, não estamos enrolando. É que realmente não conseguimos trabalhar mais depressa! Não importa quantas vezes golpeemos, essa raiz não se parte!

— Droga! E os explosivos? Coloquem-nos aí e explodam tudo!

Sem se importar com mais nada, o Caolho ordenou que usassem os explosivos.

Depois de uma detonação ensurdecedora, a árvore se partiu pela raiz.

— O buraco apareceu, não apareceu? Vamos!

O Caolho agarrou-me e saltou comigo para dentro.

Da abertura até o fundo havia pouco mais de três metros.

Ele rolou comigo e pousou em segurança.

Os outros vieram logo atrás.

O corredor não permitia enxergar seu fim.

Lá embaixo fazia um pouco de frio. O vento que batia em nossos braços causava uma dor aguda.

Acendemos as lanternas e, de repente, ouvi um grito atrás de mim.

— Ah! Tem alguém aqui!

Apontei a lanterna na direção de onde vinha a voz.

No instante seguinte, a visão diante de mim fez o ar escapar dos meus pulmões!

Bem acima de nossas cabeças pendiam inúmeros cadáveres!

A parte superior daqueles corpos estava envolta em fios brancos e opacos.

Pareciam casulos feitos por aranhas para embrulhar suas presas.