[Extra de Ano Novo] Jin Sheng e Yun Chang (II)

Não conheço o ser celestial. Mo Pao Ge 2208 palavras 2026-03-31 17:01:47

— Entendido. — Jin Sheng parecia um pouco desapontada. Ela imaginava que Yun Chang tivesse escolhido aquela cor de propósito, mas, na verdade, foi apenas uma coincidência.

Jin Sheng balançou a cabeça, ordenando a si mesma que parasse de divagar. Afinal, ela só o procurara para que ele lhe fizesse companhia em um passeio pelas ruas. Sem segundas intenções. Sim, sem segundas intenções. Ela repetia isso para si mesma.

Recuperando a alegria, ela puxou o pulso de Yun Chang e saiu apressada em direção à saída da estalagem. — Vamos, vamos logo! Nunca tive a chance de apreciar as maravilhas desta rua como se deve!

— Ei, ei, calma! Vá devagar, cuidado! — Yun Chang exclamou, sendo arrastado e preocupado com o ímpeto dela.

Ao notar as mudanças súbitas de humor de Jin Sheng, Yun Chang não compreendia como ela passava da decepção à euforia em um piscar de olhos. Teria sido algo que ele disse? Mas ele mal abrira a boca, apenas comentou sobre as roupas...

Será que foi isso?

Yun Chang sentiu-se confuso, mas logo afastou o pensamento. Como seria possível? Jin Sheng não era ligada a Tian Jiong? No entanto, ele esqueceu-se de que, na virada do ano, foi a ele que Jin Sheng procurou, e não a Tian Jiong.

Assim que deixaram a estalagem, Jin Sheng o puxou por todos os cantos. Paravam em uma barraca por um minuto, depois corriam para ver uma apresentação por outro, sem nunca ficar tempo suficiente para apreciar o que quer que fosse. Yun Chang mal conseguia entender o que era vendido ou o que estava acontecendo no palco antes de ser levado para o próximo ponto. Ele realmente se perguntava se Jin Sheng sabia o que estava fazendo.

— Figuras de açúcar! — Jin Sheng exclamou, radiante diante de uma pequena banca. Apontando para os doces, ela se virou para Yun Chang com entusiasmo: — Yun Chang, vamos comprar uma dessas figuras de açúcar!

— Ah... — Yun Chang não ouviu direito e, achando que ela queria que ele mesmo moldasse o doce, coçou a cabeça, constrangido. — Eu não sei fazer isso.

— O quê? — Jin Sheng franziu a testa, confusa, antes de perceber o mal-entendido. Ela deu um tapa leve no ombro dele e riu: — Hahaha, ninguém pediu para você fazer! Estou dizendo para pedirmos a este mestre que faça uma para nós.

— Ah, sim. — Yun Chang respondeu de forma contida, virando o rosto para o lado, sentindo-o arder de vergonha.

Ele tinha ouvido tudo errado! Que vexame. Sentiu-se tão sem graça que não queria dizer mais nada, sem saber como remediar a situação.

Enquanto ele lutava com o próprio embaraço, Jin Sheng já havia pedido ao mestre artesão: — Mestre, por favor, faça uma figura de açúcar para nós.

— Com prazer, pequena! — O artesão era um homem com mais de sessenta anos, mas sua vivacidade o fazia parecer jovem e cheio de vigor.

— Mestre, há quanto tempo o senhor faz isso? — Na verdade, Jin Sheng já sabia; ela sempre observava a banca daquele velho com admiração, escondida nos cantos da rua.

— Ah, nem muito, nem pouco. Exatos cinquenta anos. Aprendi com meu pai, e a técnica foi passada de geração em geração. Mas meu filho não quis aprender, e meu neto também não. Só a minha neta... — O velho suspirou. — Embora a tradição diga que esse ofício só deve ser passado para homens, para que a arte não se perdesse, tive que ensinar a ela.

— Vovô! Qiuqiu consegue, veja só o que eu fiz! — Jin Sheng e Yun Chang notaram uma menina pequena sentada ao lado do velho, estendendo um doce que ela mesma moldara, olhando para o avô com um ar desafiador.

— Está bem, está bem, o vovô sabe que você consegue. — O velho sorriu com ternura para a criança, mas ponderou: — Qiuqiu, o acabamento não ficou bom. Observe o vovô.

O velho retirou uma porção de açúcar caramelizado da panela quente, moldou-a em uma esfera, pressionou um buraco profundo com o dedo indicador sujo de amido, fechou a abertura e puxou rapidamente. Quando o fio atingiu a espessura ideal, ele quebrou o excesso e, soprando pelo tubo de açúcar, começou a moldar a forma com uma destreza incrível, criando, em instantes, a silhueta de uma sereia.

Jin Sheng ficou boquiaberta. Ela olhou para o velho, desconfiada, mas ele continuava concentrado na tarefa. Não parecia intencional, mas que coincidência estranha.

Por fim, o velho usou um palito de bambu para dar os detalhes finais. Em pouco tempo, uma sereia vívida surgiu diante deles.

— Qiuqiu, ao soprar, é preciso força e fôlego constante para que a figura fique cheia. — O velho ensinou com seriedade.

A menina olhou para a obra-prima do avô e depois para a sua, que mal tinha forma. Fazendo um bico, disse: — Está bem, vovô, vou tentar de novo. — E voltou a praticar em seu banquinho.

— Uma arte de família. Tenho certeza de que a neta do senhor fará um excelente trabalho no futuro — elogiou Yun Chang.

— Hahaha, obrigado, meu jovem. — O velho sorriu gentilmente e entregou o doce a Jin Sheng. — Minha jovem, fiz uma sereia. Quando eu era moço, sofri um naufrágio e fui salvo por uma sereia. Achei que seus traços lembravam os dela, por isso escolhi esse tema.

Então era isso.

— Ai... — O velho suspirou. — Os céus não são justos. Como permitiram que o povo sereia se tornasse mercadoria? Eles poderiam viver em harmonia conosco. Espero que um dia essa barbárie acabe. Eu gostaria de reencontrar aquela sereia e agradecer pessoalmente.

As palavras do velho tocaram o coração de Jin Sheng. Seus olhos se encheram de lágrimas e um nó se formou em sua garganta. Ela fungou, tentando conter o choro, incapaz de proferir qualquer palavra.

— Minha jovem, deixe-me dizer algo: todos os seres são iguais. Se você busca o lucro através dos sereias, saiba que eles deveriam ser nossos amigos — continuou o velho, resignado. — Exterminá-los não é diferente de assassinar pessoas.

Jin Sheng estendeu a mão trêmula para pegar o doce, mas, ao ouvir a última frase, não conseguiu mais se controlar. Ela pegou a figura de açúcar e virou-se de costas, o corpo tremendo intensamente.

O velho, preocupado, perguntou: — Minha jovem, você está bem?

— Ela está bem. — Yun Chang abraçou Jin Sheng, acariciando suas costas. — Senhor, quanto custa o doce?

Ele sentia o tremor de Jin Sheng e sabia que precisava tirá-la dali antes que ela desabasse de vez.

— Tudo bem, então. — O velho ainda a olhava com cautela, mas ao ver o cuidado de Yun Chang, não insistiu. — São cinco conchas.

Yun Chang tirou as cinco conchas da bolsa e as entregou ao velho, que as guardou na carteira com um sorriso.