35. Tomar banho juntos
Página 1/3
Joana teve um sonho meio ruim, meio bom. No começo, ela e Henrique se divertiam soltando fogos no quintal, enquanto a avó, sentada ao lado tricotando um cachecol, sorria ao vê-los. Depois, porém, seus pais chegaram e chamaram Henrique. Por mais que ela gritasse, ele não se virou.
Ela o viu sair de mãos dadas com uma menininha, conduzindo-a pelas mãos de seus pais. A garota se virou para sorrir para ela — mas era ela mesma quando adolescente.
Quando acordou assustada, lágrimas escorreram involuntariamente pelos cantos dos olhos, e ela não conseguiu conter o choro silencioso.
Depois de um bom tempo, Joana recuperou o fôlego e percebeu que ainda estava naquele hotel velho.
Assim que se lembrou dos detalhes da noite anterior, sentiu o corpo inteiro ferver.
No entanto, ao notar que não havia mais ninguém ao seu lado na cama, Joana se lembrou do sonho que acabara de ter e, atarantada, pegou uma camisa para vestir.
Desceu da cama correndo para procurá-lo, mas não encontrou o menor vestígio de sua presença em todo o quarto.
O coração de Joana afundou.
Ele tinha ido embora assim, sem mais nem menos?
Sem deixar uma única palavra?
Mesmo que tivesse algo urgente para fazer, por que não podia avisá-la antes de partir?
O rosto de Joana ficou branco como papel. Será que ele fora embora às pressas porque temia que ela lhe exigisse responsabilidade, a ponto de nem sequer querer esperar que acordasse?
Ou será que ela tinha se saído tão mal na noite anterior que ele simplesmente se cansara dela e partira sem se despedir?
Quanto mais pensava, mais amargurada ficava.
Quando as lágrimas estavam prestes a cair novamente, um ruído vindo do banheiro a trouxe de volta à realidade.
Prendendo a respiração, Joana abriu a porta.
Diante de seus olhos surgiu um corpo completamente nu, com linhas tão perfeitas e harmoniosas que não havia um único defeito a encontrar. A pele era branca e fria, exceto por um ponto que deixava claro que aquilo não era uma obra de arte, mas o corpo vivo de um homem.
Então ele não tinha ido embora.
Joana, vermelha de vergonha, tentou fechar a porta.
— Desculpe, eu não sabia que você estava…
Tomando banho.
Henrique, sereno, deixou que ela o admirasse e ainda segurou a porta, impedindo-a de se fechar.
— Vai tomar banho?
Embora sentisse o corpo todo pegajoso, Joana ficou com vergonha de entrar naquele momento e respondeu baixinho:
— Tomo depois.
— Não precisa esperar.
Henrique se afastou, assumindo a postura de quem dizia que já tinha terminado e que o banheiro agora era dela.
Joana ficou algum tempo parada diante dele. Se já tinha terminado o banho, por que não ia embora? Havia algo estranho naquela situação. Ainda assim, sob o olhar dele, entrou no banheiro.
Só quando Henrique fechou a porta atrás dela Joana entendeu.
Com o rosto em chamas, gaguejou:
— Você… por que não saiu?
— Você fica com vergonha quando estou aqui? — perguntou Henrique, sorrindo despreocupadamente.
Era como se dissesse que os dois já tinham visto tudo um do outro. O que havia para esconder?
— Não fico.
Joana mentia contra a própria vontade, enquanto o coração batia tão forte que parecia ecoar dentro do peito.
— Então por que suas orelhas estão tão vermelhas?
—…
— Está achando que eu vou fazer alguma coisa com você?
—…
Joana balançou a cabeça e negou com voz baixa e suave:
— É que o banheiro está cheio de vapor. Foi isso que deixou minhas orelhas vermelhas.
— Ainda está tentando bancar a durona, não é?
Henrique puxou de uma vez a garota, toda macia, para junto de si e se inclinou para morder de leve seus lábios delicados.
Os botões da camisa de Joana foram se soltando um a um. Quando os dois se aproximaram, ela sentiu que estava prestes a virar cinzas.
…
Quando saíram do hotel, a dona ficou olhando para os dois com uma expressão extremamente sugestiva.
Já era meio-dia quando fizeram o check-out. Ela não disse nada, mas seu olhar parecia afirmar: “Esse rapaz não é nada simples. Passou a noite inteira fazendo barulho e ainda continuou durante toda a manhã.”
Afinal, o hotel era velho demais e o isolamento acústico… não era dos melhores.
Joana teve vontade de cavar um buraco e se esconder. Puxou a gola do suéter até acima das bochechas e enterrou o rosto nela, desejando que ninguém pudesse vê-la.
Henrique, por sua vez, não se conteve nem um pouco. Afinal, ninguém dali o conhecia, embora todos conhecessem Joana.
Como não queriam se separar tão cedo, os dois fizeram um desvio de propósito durante o caminho.
A mão pequena de Joana estava envolvida pela dele dentro do bolso. Ela se apoiava parcialmente em seu corpo e perguntou, com voz macia:
— Que horas é o seu trem hoje à tarde?
— Três e vinte — respondeu Henrique, com uma sinceridade difícil de distinguir de uma brincadeira.
— Então ainda temos tempo.
Joana assentiu. Ainda podiam dar algumas voltas antes de se separarem.
Mas a despedida era inevitável. Uma ou duas horas se passaram num piscar de olhos.
Quando chegou à porta da casa de Joana, Henrique ergueu a mão e tocou sua bochecha fria. Baixando os olhos escuros, observou-a calmamente.
— Você está congelando. Entre.
Joana segurou a mão dele, relutante em soltá-la, com os olhos enevoados.
— Vejo você no começo das aulas, Henrique.
Página 2/3
— Vejo você no começo das aulas.
Ele sorriu ao dizer isso.
Quando subia as escadas, Joana não conseguiu evitar parar no vão para olhar mais uma vez. Descobriu que ele ainda não tinha ido embora: estava fumando, esperando que ela entrasse.
Ela havia percebido um padrão. Quando Henrique estava infeliz, sua vontade de fumar aumentava.
Portanto, ele estava infeliz agora.
Porque os dois precisavam se separar.
Naquele instante, o coração de Joana pareceu se encher completamente de segurança.
Então eles sentiam e pensavam exatamente da mesma maneira.
Ao voltar para casa, Joana já havia preparado uma desculpa, mas, ao ver o rosto sombrio de Sílvia e o sinal que Eduardo lhe fez com os olhos, engoliu as palavras.
Afinal, mentir era um mau hábito.
Sílvia a chamou quando ela estava prestes a ir para o quarto:
— Tudo bem ter saído para jogar o lixo e não ter voltado a noite inteira, mas já é meio-dia do dia seguinte, seu telefone está desligado e você desapareceu por mais de vinte e quatro horas. Eu poderia até ter chamado a polícia. E você não tem nem uma explicação?
Joana parou diante da porta do quarto, respirou fundo e respondeu com sinceridade:
— Desculpem por ter preocupado vocês. Fui eu que desliguei o telefone. Não imaginei que fosse voltar tão tarde.
— Então onde você estava? — interrogou Sílvia, encarando-a fixamente, como se tentasse descobrir se ela estava mentindo.
Joana não teve coragem de dizer diretamente que havia ido a um hotel. Uma coisa tão escandalosa era difícil até para ela aceitar; quanto mais para os pais. Limitou-se a explicar em voz baixa:
— Meu namorado veio me encontrar ontem à noite.
— Então você desligou o telefone, passou a noite inteira agarrada ao seu namorado, só voltou ao meio-dia e ainda por cima ele nem subiu para nos cumprimentar antes de ir embora? — Sílvia zombou.
Joana jamais havia pensado em levar Henrique para conhecer os pais. Ergueu a cabeça sem o menor sinal de culpa. Talvez, por passar tanto tempo ao lado dele, também tivesse aprendido a ser rebelde.
— Nós começamos a namorar há pouco tempo. Ainda não chegou a hora de conhecer os pais.
— Vocês já fizeram tudo o que um casal pode fazer, e você chama isso de pouco tempo de namoro? — retrucou Sílvia, com uma expressão que dizia: “Não tente me enganar. Estes olhos já viram coisa demais”.
Joana não conseguiu contestar. Se alguém passasse uma noite inteira fora, ninguém acreditaria que nada havia acontecido. Ainda mais quando, de fato, tudo havia acontecido. Até aquele momento, ela própria ainda sentia que aquilo era irreal.
Uma expressão estranha passou por seu rosto. Ela desviou o olhar e ficou em silêncio. Eles realmente não namoravam havia muito tempo — conheciam-se havia apenas quatro anos.
— Diga a verdade. Ele é da Ala Norte? — perguntou Sílvia.
Sua mentalidade ainda era relativamente antiquada. Na visão dela, se duas pessoas tinham dormido juntas, então o relacionamento devia ser muito sério.
— É.
Joana respondeu de forma sucinta e tentou mudar de assunto:
— Estou um pouco cansada. Quero dormir mais um pouco.
— Primeiro me passe as informações desse rapaz, depois você vai dormir.
Sílvia não parecia disposta a negociar.
— Eu… só tenho uma foto nossa juntos.
Sílvia pegou o celular dela e examinou a fotografia. Depois de um breve silêncio, perguntou:
— E a situação financeira da família?
— Não sei.
Joana realmente não sabia. Apenas tinha certeza de que, embora a família dele fosse abastada, não era feliz. Sobre o resto, Henrique nunca lhe contava nada.
Foi então que percebeu que, na verdade, sabia muito pouco sobre ele.
Ainda assim, gostava dele de maneira inexplicável. Gostara dele três anos antes e continuava gostando três anos depois. Naquela época, era um sentimento ardente e inconsequente, típico da juventude. Agora, gostava dele com o desejo de permanecer ao seu lado para sempre.
Eduardo interrompeu o interrogatório de Sílvia:
— Está bem, deixe a menina descansar. Até um criminoso precisa de tempo para respirar durante um interrogatório.
— Que absurdo! Estou apenas preocupada com a minha filha — retrucou Sílvia, furiosa.
Eduardo raramente se mostrava tão firme:
— Os dois estão apenas namorando. Você precisa mesmo investigar a família inteira? Vai obrigá-los a se casar?
— Ora, eles já dormiram juntos. Se não se casarem, isso não seria brincar com os sentimentos dos outros? Estou preocupada que algum homem mau engane minha filha. Só de olhar para esse rosto já dá para ver que ele não é comportado. Aposto que um monte de garotas corre atrás dele — disse Sílvia, franzindo a testa.
Joana não prestou mais atenção à discussão. Virou-se em silêncio, voltou para o quarto e trancou a porta.
Depois colocou os fones de ouvido, isolando-se da briga do lado de fora.
Finalmente, o mundo ficou em silêncio.
…
O tempo não passou nem depressa nem devagar demais.
Depois de mais de dez dias que pareceram anos, Joana finalmente chegou ao dia de voltar à universidade.
Sílvia a acompanhou até a estação com uma expressão relutante. Embora seu rosto também não demonstrasse alegria, por dentro Joana estava radiante.
Porque, para ela, aquele lugar nunca fora realmente sua casa. Ali, jamais sentira o calor de um lar. Para ela, somente a avó representava isso.
Agora que a avó não estava mais ali, a pessoa mais importante de sua vida era Henrique.
Aquele rapaz que a acompanhara durante toda a juventude. Naquela época, Joana pensava que, se a avó era a pessoa que mais a amava no mundo, Henrique era a segunda.
Por isso, precisava tratá-los bem.
Quando Joana voltou à universidade, suas colegas de quarto também já haviam retornado.
— Joana, por que você só voltou um dia antes? Estávamos morrendo de saudade! — disse Rita, ajudando-a com a mala.
Joana sorriu.
— Minha mãe não queria me deixar ir. Olhem, engordei alguns quilos durante o feriado.
— Você é tão feliz! Meus pais me expulsaram de casa como se eu fosse um azar ambulante. Por isso fui a primeira a voltar, três dias atrás — reclamou Fabiana.
— Isso é porque você gasta dinheiro como água em casa e recebe encomendas todos os dias. É claro que eles iam querer mandá-la de volta — provocou Helena.
Página 3/3
— A propósito, ouvi dizer que Henrique foi procurar você na véspera do Ano-Novo. Ele conheceu seus pais? — perguntou Rita, cheia de curiosidade.
Helena emendou:
— As coisas avançaram tão rápido assim? Vocês pegaram um foguete? Nem eu e Diego evoluímos tão depressa.
— Ele só estava de passagem. Veio visitar um amigo — respondeu Joana, repetindo a desculpa dele.
— Só acredito vendo. Que amigo seria tão importante a ponto de o jovem senhor Henrique se dignar a ir até a sua cidade natal? — Fabiana a desmascarou com uma frase.
Os lábios de Joana se curvaram levemente.
— Ele não conheceu meus pais. Só nos encontramos.
— Eu não acredito — disse Rita, aproximando-se e perguntando em voz baixa: — Aconteceu alguma coisa, não aconteceu?
Joana realmente se admirava com a percepção delas. Tentou mudar de assunto:
— Meus pais já sabem que ele existe.
— Não mude de assunto. Fale a verdade: vocês fizeram, não fizeram? — perguntou Fabiana, sem qualquer filtro. — A Helena e a Rita já…
As duas taparam a boca dela.
Joana também ficou atônita, sem entender de imediato.
— Hoje em dia, é normal um casal reservar um quarto depois de um mês de namoro. Há até quem vá para um hotel no mesmo dia em que começa a namorar — comentou Helena, que tinha uma mente surpreendentemente aberta. — Para falar a verdade, não acredito que Henrique tenha conseguido se controlar.
Como o assunto voltara ao mesmo ponto, Joana fingiu não ouvir e colocou os fones de ouvido.
— Vou estudar.
— Para que fingir que é estudiosa? Não vai fazer diferença estudar um pouco mais tarde — reclamou Fabiana, irritada por perder a fofoca.
Embora Joana fingisse estar isolada delas, ainda conseguia ouvir tudo.
— É doloroso como nos romances? — Fabiana perguntou às outras duas.
— Até que não. Mas os homens gostam mesmo da voz das mulheres? Ele insistiu tanto para que eu gemesse — disse Rita, incomodada.
Helena riu.
— Na cama, todos os homens são iguais. Não importa o quanto ele cuide de mim no dia a dia; quando estamos juntos, ele continua me beijando enquanto diz que meus seios são pequenos.
No fim, as palavras fizeram as orelhas de Joana ficarem vermelhas.
…
Joana voltara um dia antes do início das aulas, mas Henrique só retornara no próprio dia de começar o semestre.
Assim que chegou à universidade, ele lhe mandou uma mensagem.
De manhã, fora conversar com o orientador sobre o laboratório. À tarde, passara algumas horas trabalhando lá. Só no começo da noite encontrara tempo para descansar.
Ele perguntou se ela queria ir naquela noite ao encontro dos rapazes. Joana preferia que os dois ficassem sozinhos, mas Henrique não via os colegas de quarto e os amigos havia um mês. Era perfeitamente normal que se reunissem.
Ela disse a si mesma que não podia ser pegajosa nem monopolizá-lo. Precisava dar-lhe espaço e ser uma namorada compreensiva.
Por isso, aceitou.
Como não tinha aula à tarde, passara o tempo na biblioteca.
Ao anoitecer, quando percebeu que já estava quase na hora, devolveu os livros.
Assim que saiu da biblioteca, foi surpreendida por uma chuva torrencial.
Por sorte, tinha consultado a previsão do tempo antes de sair e levado um guarda-chuva.
De repente, ouviu a voz de Lucas atrás de si. Ele hesitou, sem jeito, antes de falar:
— Eu… não trouxe guarda-chuva. Você pode me acompanhar até o dormitório masculino? Se for incômodo, esqueça.
Depois de ele pedir daquela maneira, como Joana poderia recusar? Ela abriu o guarda-chuva.
— Então eu acompanho você…
Queria dizer que o levaria até a ponte próxima ao dormitório masculino, mas nem conseguiu terminar a frase.
Uma figura alta se aproximou e soltou uma risada fria:
— Ou prefere que eu acompanhe você?
Lucas e Joana olharam ao mesmo tempo para o rapaz que falara. O primeiro franziu a testa e respondeu entre os dentes:
— Não precisa. Vou esperar a chuva passar.
— Vamos.
Henrique puxou Joana para longe dele, exibindo uma arrogância descarada, como se Lucas nem estivesse ali.
Joana caminhou ao lado dele, com os lábios se curvando quase imperceptivelmente.
No carro a caminho do Azul, Henrique recebeu uma mensagem de um número desconhecido:
“Vou ao Azul encontrar você esta noite.”
Um número assim só podia significar duas coisas. Ou era alguém que ele não conhecia e cujo contato não havia salvo, embora a mensagem deixasse claro que os dois se conheciam, ou então ele havia bloqueado o número original da pessoa, que agora tentava contatá-lo por meio de um novo telefone.
Era evidente que ele sabia quem era.
Joana virou lentamente a cabeça e fingiu observar a paisagem pela janela, sem olhar para a resposta que ele digitava.
Não queria ficar verificando seus passos o tempo todo. Isso prejudicaria o relacionamento. Além disso, certas coisas dependiam de consciência própria, não de vigilância.
Ainda assim, seus dedos se apertaram um pouco mais.