Capítulo 102: Incrível Demais
Depois de percorrer milhares de quilômetros, no final me dizem que segui na direção errada?!
Feng Yi inspirou profundamente.
Inspirou de novo, ainda mais fundo.
Refletiu.
Em toda essa viagem, sempre que escurecia já estava instalado em uma pousada ou tinha encontrado algum abrigo, comia bem e dormia, recuperando a energia para seguir pedalando ao amanhecer.
Nunca imaginou! A ativação dependia das estrelas à noite?!
Mas não foi uma jornada em vão; ao menos agora sabia usar a bússola.
Talvez certas células de navegação em seu corpo finalmente tivessem despertado, deixando de ser apáticas e silenciosas, passando a emitir sinais claros, que não eram mais abafados pelas informações dos outros sentidos.
Pelo que Hou Jin dissera, aquela era provavelmente uma bússola estelar.
Só por isso, a vinda já valera. O céu estrelado ali era límpido; quanto mais constelações registrasse, mais precisa ficava a navegação da bússola!
Assim que calibrava a bússola, o instinto aflorava!
Embora um pouco tarde.
Mas não era hora de lamentar.
Feng Yi abriu o mapa no celular. Com a bússola calibrada, a direção instintiva se tornava evidente. Conferiu no mapa.
Tinha mesmo seguido na direção errada.
Se tivesse ido direto ao norte a partir de Yongcheng, chegaria ao destino em pouco tempo.
Agora, já estava muito a oeste e não pretendia voltar pelo mesmo caminho.
Agora que sabia qual era o destino, planejar a rota se tornava simples; podia escolher uma forma mais eficiente, em vez de comer poeira, tomar chuva e escalar montanhas.
Mesmo sem entender por que seu instinto o guiava para lá, como Hou Jin dizia, quando as células de orientação e planejamento entram em ação, a precisão é altíssima. Se não confiasse nelas, confiaria em quem? No mordomo que nem revirando os apontamentos encontraria a resposta?
Confiar nelas era confiar em si mesmo!
No fim, o homem depende é de si!
Feng Yi postou-se às margens do lago para planejar a nova rota.
Na tenda, Hou Jin, que havia voltado para fotografar pela segunda vez, conversava com o grupo pelo celular.
Como alguns descansavam, evitaram falar em voz alta e seguiram o papo pelo chat.
— Ele ainda está lá fora?
— Quando vi, ainda estava. Continua lá, parecia refletir sobre a vida. Não tive coragem de interromper.
— Ele não sente frio?
— Perguntei antes, ele disse que não. Agora parece nem notar a temperatura. Que sujeito estranho.
— O último que vi assim foi meu irmão de fraternidade, depois de um fora, passou a noite num banco do campus, no outono, um frio de cortar… Parece que esse garoto Feng também enfrenta alguma crise emocional.
— Melhor não atrapalhar. Quando adultos superam, passam logo por isso.
— E se não superar?
— Aí complica.
— Será que, se não superar, resolve pular no lago?
— Acho que não…
No meio da madrugada, saíram outra vez para tirar fotos. Feng Yi ainda estava ali, olhando as estrelas.
Voltaram a dormir e, pela manhã, viram que a cama de Feng Yi seguia vazia, tal qual na noite anterior.
Hou Jin se alarmou e correu para fora.
Procurou por toda parte, mas Feng Yi não estava; a bicicleta, porém, continuava ali.
— Não é possível que ele tenha mesmo pulado no lago…
Mal pensou nisso, viu Feng Yi chegando com um saco de comida quente.
Ao perceber que ele estava bem, Hou Jin se tranquilizou.
Feng Yi entrou na tenda e repartiu a comida entre eles.
— Não vai comer? Não dormiu aqui essa noite? — perguntou Hou Jin.
— Já comi. Passei a noite à beira do lago pensando em algumas questões — respondeu Feng Yi.
Hou Jin o fitou, admirado.
— Não dormiu nada, ficou no vento gelado a noite inteira e ainda está assim, disposto! Impressionante!
Feng Yi sorriu.
— Suporto bem o frio.
Sabendo que Hou Jin conhecia bem a região, Feng Yi pediu conselhos para traçar o próximo trajeto. Não pretendia seguir de bicicleta.
Também não queria pegar trem ou avião; agora, tendo aprendido a usar a bússola, queria se acostumar com ela devagar. A opção era ir de carro, ajustando a rota conforme confirmava a direção, familiarizando-se com o instrumento.
Para isso, precisava perguntar aos mais experientes qual o melhor caminho.
— Vai para Jicheng? Então espere mais um dia. Tem outro grupo de pesquisa aqui perto; falei com eles ontem à noite, talvez partam amanhã. Não vão para Jicheng, mas podem te levar parte do caminho. Têm vários carros, alguns integrantes são amadores, não só pesquisadores, é mais flexível — sugeriu Hou Jin.
Feng Yi achou boa ideia. Era só esperar mais um dia, poderia pagar a carona.
Com isso alinhado, Hou Jin mandou mensagem ao contato no outro grupo.
Logo veio a resposta.
Ao notar a expressão de Hou Jin, Feng Yi disse:
— Se não der, tudo bem, posso procurar outro. Tem bastante carro por aqui.
— Não é isso. É que há um requisito: para entrar no grupo, precisa ter mais de duzentos pontos. Sabe do que se trata? É aquele sistema vinculado ao Banco de Dados Seis.
— Eu tenho.
— Sério? Pontuação do Banco Seis, o global, não tem como falsificar!
— É verdade — respondeu Feng Yi, mostrando o documento eletrônico com o selo e a numeração.
Ao ver a pontuação superior a mil, Hou Jin ficou abismado. Se não tivesse visto ele acessar o site oficial, acharia que era falsificado!
— Como conseguiu tantos pontos? Você também é pesquisador?
— Não. Já participei de expedições, fui voluntário.
Feng Yi não se estendeu. Seus pontos eram legítimos, não temia qualquer verificação.
Hou Jin bateu palmas, sorrindo ainda mais aberto.
— Então está resolvido! Não dá para julgar só pela aparência, hein, amigo!
Confirmaram tudo com o grupo de pesquisa e logo veio o ok, indicando local e horário para Feng Yi se juntar a eles na manhã seguinte.
— Amanhã te levo até lá, não é longe — garantiu Hou Jin.
— Valeu!
— Que isso! Daqui a pouco vamos sair para coletar amostras, quer vir junto?
Se Feng Yi não tivesse experiência, Hou Jin jamais o convidaria. Não era passeio.
Como não tinha outros compromissos, Feng Yi aceitou; ainda poderia ajudar.
No pequeno grupo de Hou Jin, dois estavam com mal-estar devido à altitude e não sairiam; a presença de Feng Yi era uma mão extra.
Hou Jin dirigiu até o local da missão. A região era cheia de rochas. Quando desceu do carro, Feng Yi viu uma grande ave lançar alguma coisa do alto, que caiu numa pedra próxima.
— O abutre-barbudo está quebrando ossos de novo — comentou Hou Jin.
Mostrou uma foto em alta resolução.
— Ele é assim, tem cara de vilão, mas não é careca como outros abutres. O pessoal até chama de abutre-barbudo, mas a cabeleira dele desperta inveja!
— Gostam de quebrar ossos? — perguntou Feng Yi.
— Adoram tutano, a dieta é baseada em ossos. Os maiores quebram e engolem direto! A pontaria é certeira, jogam o osso na pedra e acertam em cheio.
Passou a mão pela cabeça, brincando:
— Será que comer tutano faz crescer cabelo?
Era só piada.
Como pesquisador, Hou Jin sabia a razão do abutre-barbudo ter plumagem abundante: os outros, que comem carniça, precisam enfiar a cabeça dentro das carcaças, e por isso evoluíram para serem carecas, evitando que as penas do pescoço fiquem sujas e embaraçadas de sangue. A calvície, nesse caso, é uma vantagem.
Já o abutre-barbudo, por se alimentar de ossos, não precisa entrar nas vísceras e mantém a plumagem intacta.
Explicou isso rapidamente a Feng Yi.
Vendo que ele ainda olhava para o lado, Hou Jin disse:
— Ele ainda deve lançar mais uns dez ossos. Quer fotografar?
— Não — respondeu Feng Yi, desviando o olhar e começando a ajudar na coleta.
Além do abutre-barbudo, Feng Yi avistou uma águia-real.
A águia-real é uma espécie protegida de nível máximo.
Mas para Hou Jin e seus colegas, a relação com ela era mais ambígua.
É natural ter preferências.
— Toda vez que os bandos de grous-de-manchas migram sobre o Himalaia, as águias-reais ficam à espreita — comentou Hou Jin.
Por trabalharem num projeto relacionado aos bandos de grous, a empatia era maior, independentemente do status de proteção.
— A águia-real, protegida em primeiro grau, caçando o grou, de segundo grau — observou Feng Yi.
Hou Jin evitou seguir nesse tema, que o entristecia.
Feng Yi não insistiu e perguntou:
— A quatro mil metros de altitude, há cobras?
Se não fosse sobre águia-real, Hou Jin logo se animava.
— Claro! O grupo que vai te dar carona veio ao planalto justamente por causa da cobra-das-fonte-termais.
— Mas já estão quase concluindo a missão. Em breve partem para outro lugar, atrás da víbora-de-altitude-de-manchas-vermelhas.
— As duas vivem acima de quatro mil metros. Talvez haja outras cobras por aqui, só não foram descobertas.
— Víbora-de-altitude-de-manchas-vermelhas? É venenosa, não?
— É sim, mas não precisa se assustar. São pequenas, alimentam-se de mariposas. Os dentinhos nem perfuram uma luva.
— Não estou assustado — respondeu Feng Yi, apenas surpreso.
A cobra-das-fonte-termais só vive perto de águas termais, mas a víbora-de-altitude não tem essa limitação — e é peçonhenta.
Uma serpente venenosa capaz de viver a quatro mil metros de altitude realmente impressionava.
Feng Yi só queria pegar carona, mas ao saber que o grupo buscava a víbora ficou interessado.
No dia seguinte, no horário e local combinados, encontrou o grupo de pesquisadores e logo se apresentou como ex-voluntário da equipe Sul-6 da Reserva de Nan Chong.
O líder do grupo, pouco disposto a levar desconhecidos, só concordara pela alta pontuação de Feng Yi, mas ao saber de sua experiência em capturar serpentes, mudou de postura.
Depois do período de anomalias climáticas, encontrar a víbora-de-altitude ficou difícil; mais uma pessoa podia fazer diferença.
Feng Yi já havia despachado a bicicleta e o equipamento para casa, trocou de roupa, e quando entrou no carro do grupo, passou uma equipe de ciclistas — entre eles, cinco que encontrara no congestionamento na estrada.
Feng Yi não se importou; para ele, eram desconhecidos, meros encontros passageiros.
Naturalmente, não sabia que, assim que saiu, o grupo de ciclistas foi até a tenda onde ele passara a noite, mostrando fotos no celular para tentar descobrir quem era o dono do carro preto.
…
O carro que Feng Yi pegou era conduzido por um amador, que já tinha sido voluntário em expedições e acumulava pontos suficientes, conhecia o chefe do grupo e veio principalmente para fotografar serpentes.
O motorista chamava-se Huang Ye, tinha uns vinte e poucos anos, pele escurecida pelo sol das viagens.
— Você é o Feng Yi? Ouvi dizer que esteve na equipe Sul-6 de Nan Chong? Aquela que ficou famosa este ano por capturar a sucuri gigante e o rei das cobras?
— Sim — confirmou Feng Yi.
— Que incrível! Já tentei me candidatar, mas fui recusado. Quem é aceito pela Sul-6 é fera mesmo!
Huang Ye estava empolgado; tendo sido rejeitado algumas vezes, sabia como a equipe era exigente. Exceto quem era da mídia, como aquele influenciador que foi picado por uma cobra e saiu da equipe — fazia mais cena do que tinha competência.
Mas gente como Feng Yi, que entrou por mérito, ele idolatrava. Olhava Feng Yi como se estivesse diante de um mestre capaz de lhe ensinar tudo.
Na esperança de aprender, Huang Ye não poupava elogios.
Feng Yi até ficou vermelho, pensando: “Pegar cobra é instinto, não sou nada demais, nem cheguei a ser um ‘filhote’, sou só um ovo.”
Mas logo pensou:
“Na verdade, sou incrível! Já viu um ovo ir chocar sozinho?”
Assim, o rubor passou e ele seguiu ouvindo, tranquilo, as loas de Huang Ye.