Capítulo 4: Aparição Surpreendente do Sistema (Parte 2)
Na manhã seguinte, quando o céu mal começava a clarear, Wenxi já estava de pé, com o cesto de bambu nas costas, indo em direção à montanha dos fundos. Não era por gostar de acordar cedo, mas sim porque dormir sobre um colchão de palha era simplesmente insuportável.
No meio da noite, ela acordou, incomodada pelo desconforto.
Chegando à montanha, seguiu por uma trilha que se estreitava à medida que subia, até que, finalmente, o caminho desapareceu por completo, dando a entender que ninguém costumava passar por ali.
Caminhou um pouco mais pela floresta e logo encontrou várias plantas medicinais, inclusive algumas raízes de polígono de dezenas de anos — se vendesse, certamente conseguiria algum dinheiro.
Deu a volta, mas não avistou nenhuma lírio-da-neve. Quando estava prestes a ir embora, percebeu de relance uma planta muito estranha.
Seria possível?
Era mesmo a erva da ressurreição!
Ela já tinha visto essa planta em livros de medicina dados por seu mestre, mas, nos tempos modernos, já estava extinta.
Diziam que essa erva tinha propriedades medicinais extremamente potentes, comparáveis ao ginseng roxo, e, por ser considerada lendária, era ainda mais valiosa.
As folhas da erva da ressurreição possuíam espinhos afiados, capazes de cortar a pele com facilidade.
Ela pegou um graveto e começou a cavar cuidadosamente na raiz da planta. Quando estava quase concluindo o trabalho, sua mão tremeu e um espinho penetrou-lhe a pele, fazendo o sangue jorrar imediatamente.
Que droga.
Murmurou uma praga, baixinho.
Após ser ferida pelo espinho da erva da ressurreição, era preciso estancar o sangue rapidamente, caso contrário, o ferimento poderia infeccionar. Colocou o cesto no chão e, ao tentar pegar uma das plantas medicinais recém-colhidas, percebeu que o sangue escorria e se acumulava na palma da mão.
Antes que pudesse examinar melhor, sentiu uma vertigem e tudo girou ao seu redor.
Quando recobrou os sentidos, percebeu que já não estava mais na montanha.
Onde estaria agora?
Será que, ao ser ferida pela erva da ressurreição, tinha atravessado novamente para outro mundo?
Impossível!
Olhou para as mãos, para as roupas — ainda usava as mesmas do dia anterior, o que significava que não tinha viajado no tempo.
Então, que lugar era aquele?
Olhou em volta.
Havia um poço, um lago, uma terra negra, outra terra vermelha, e, ao longe, um prédio — seria um laboratório?
Que combinação estranha!
Será que... estaria dentro de um desses espaços místicos de romance?
Antes que pudesse pensar mais, uma voz mecânica soou em sua mente.
“Espaço de Medicina ativado.”
Era mesmo um espaço mágico!
Aproximou-se do poço e o sistema voltou a falar.
“Fonte espiritual, capaz de purificar o corpo e eliminar venenos.”
A cada lugar que visitava, o sistema explicava automaticamente sua utilidade.
O lago se conectava à fonte espiritual, podendo ser usado tanto para irrigar as duas áreas de terra quanto para criar animais e plantas aquáticas.
A terra negra era para cultivo e a vermelha, para ervas medicinais.
O prédio, para sua surpresa, era o laboratório da sua vida anterior.
Até o laboratório foi trazido para cá — aquilo era como ganhar um prêmio dos céus.
Por fim, o sistema explicou que o espaço poderia ser aprimorado gradualmente, mas o método de aprimoramento dependeria dela descobrir por conta própria.
Aproveitou para tomar um banho no lago, pois, quando chegou a este mundo, quase desmaiou com o próprio cheiro.
Depois de se arrumar, pegou dois frascos de emético na farmácia e deu uma volta no laboratório, completamente satisfeita.
Mas...
Como sair dali?
Enquanto pensava nisso, de repente o cenário diante de seus olhos mudou e ela se viu novamente no local em que entrou no espaço.
Bastava desejar e podia entrar e sair à vontade.
Com essa descoberta, percebeu que agora tinha em mãos um recurso valioso para salvar a própria vida.
Andou mais um pouco pela montanha, colheu algumas plantas medicinais e, de repente, lembrou-se do polígono no cesto. Se plantasse na terra medicinal, será que continuaria crescendo?
Entrou no espaço com o cesto, selecionou algumas ervas de valor e as plantou cuidadosamente na terra medicinal, em especial a erva da ressurreição — essa planta lendária exigia ainda mais cuidado.
Depois de plantar tudo, irrigou com água da fonte espiritual.
Quando voltou para casa, já era meio-dia.
Lin Hui andava nervosa pela cozinha, preocupada por a demora de Xier.
Será que se machucou de novo?
Pensando nisso, tirou o avental e estava prestes a sair para procurar.
Nesse momento, Wenxi entrou saltitando com o cesto nas costas.
“Mãe, voltei!”
No meio da montanha, encontrou um terreno baldio cheio de ervas silvestres e, cavando, achou algumas batatas-doces.
Ficou radiante — com as batatas-doces, não precisariam mais comer apenas ervas amargas.
“Xier, por que demorou tanto? Quase me matou de susto.”
Wenxi sorriu e entregou o cesto: “Mãe, olha! Achei batatas-doces!”
“O quê?” Lin Hui pegou o cesto e conteve a surpresa — eram sete batatas-doces, cada uma do tamanho do punho de um homem adulto.
“Meu Deus! São mesmo batatas-doces!” exclamou Lin Hui feliz. “Hoje à noite vou cozinhar batatas-doces para vocês.”
“Oba! Vamos comer batata-doce!”, gritou Wentao, que entrou correndo e bateu palmas de alegria.
Wenxi tirou também algumas ervas restantes e disse: “Mãe, olha, isso é madressilva, amanhã podemos vender na cidade e comprar remédios para o avô e a avó.”
“Madressilva?” Lin Hui, que cresceu na cidade, nada sabia sobre ervas. Pegou a planta, olhou por um tempo e perguntou: “Xier, quem disse que isso é madressilva?”
“Quando fui vender lenha com o pai na cidade, ouvi alguém dizer. Amanhã podemos ver se alguém reconhece.” Essas plantas de madressilva tinham muitos anos; por serem de uma região afastada, quase ninguém além dos moradores da vila aparecia ali.
A maioria das pessoas do vilarejo era analfabeta e não conhecia plantas medicinais.
“Pode ser, seu pai também falou que amanhã vai à cidade vender lenha.”
“Que coincidência.”
Depois do almoço, Wenxi foi com Wen Kang ao quarto dos avós. Wen Kang ajudou os dois idosos a se sentarem e deu-lhes um pouco de mingau.
Wenxi aproveitou para misturar o remédio ao mingau, e, vendo-os beber, Wen Kang disse para ela descansar, que cuidaria deles — sabia que a filha tinha subido a montanha cedo para buscar ervas e sentia muita pena dela.
Logo após terem tomado o mingau, os dois idosos começaram a vomitar.
O cheiro era tão forte que se sentia do lado de fora da casa.
O casal se assustou muito.
“Meu Deus, o que aconteceu com meus sogros?” Lin Hui tremia tanto que mal conseguia se controlar. Será que o mingau estava estragado?
Wenxi não entrou na casa, mas sabia que tinha salvado a vida dos avós.
Wen Kang limpou o vômito e chamou o médico da vila.
O médico Zhang examinou o pulso dos dois e, surpreso, perguntou: “O que você deu para eles comerem?”
“Mingau... só mingau”, respondeu Lin Hui nervosa.
“Mingau? Não deram nenhum remédio?”
Lin Hui, apavorada, quase caiu sentada: “Não, não! Eu não dei nenhum remédio!”
O médico meneou a cabeça: “Não estou dizendo que envenenou, mas a doença deles melhorou. Parece que conseguiram vomitar o veneno que tinham no estômago.”
Os dois conversaram bastante, mas não conseguiram entender o que tinha acontecido.
Por sorte, os idosos melhoraram e agora só precisavam de um tempo para se recuperar.