Capítulo 38 — O que se teme acaba acontecendo

Mestre Celestial das Mãos Fantasmas Peixe das ondas investe contra a árvore. 3072 palavras 2026-07-29 16:49:54

— Ah, as crianças de hoje em dia, realmente não têm paciência — suspirou Qiu Sheng.

— Anos atrás, bebi demais e disse o que não devia, o que acabou prejudicando minha trajetória profissional. Desde então, sempre que bebo, evito ao máximo abrir a boca. — Qiu Sheng inclinou levemente a cabeça, fitando o teto.

Isso explicava a dúvida que tínhamos.

— Passo o dia todo atolado no trabalho, não tenho ninguém em casa, nem oportunidade de conversar fiado com alguém. Hoje, que finalmente tive uma chance, vocês ficam reclamando que sou prolixo... — Qiu Sheng desviou o olhar, observando-nos com uma ponta de melancolia.

Heizi e eu já estávamos com as veias da testa saltando de irritação, e até o cachorro Dahei, perto da porta, não aguentou: deitou-se no chão e cobriu as orelhas com as patas.

— Ai, estou velho, não sirvo mais para nada... — Qiu Sheng ainda queria continuar, mas levantei a mão rapidamente para interrompê-lo.

— Tio, se isso é complicado demais, esqueça. Se queria nos expulsar, não precisava recorrer a esse teatro, certo? — A coragem é algo que surge por necessidade, assim como quando enfrentamos entidades malignas.

— É, tio. Se o senhor quer bater um papo, venha à nossa loja depois do expediente. Nós dois faremos companhia para o senhor conversar à vontade. Mas estamos tratando de assuntos sérios agora, o que deu no senhor? — Heizi também parecia confuso.

— Ora, chegou a hora, preciso ir para uma reunião. Lembrem-se de trancar a porta quando saírem. Voltem amanhã. — Qiu Sheng levantou-se e saiu sem mais nem menos, deixando-nos sozinhos em seu escritório.

— O que foi isso? — Heizi olhou para mim com uma expressão de amargura.

— Como vou saber? Será que o tio Qiu está...? — Eu disse, apontando para a minha própria cabeça.

— Não diga essas coisas por aí... — Heizi tapou minha boca imediatamente, olhando ao redor, nervoso.

— E se ligássemos para o tio Wang? — Afastei a mão de Heizi e fiquei pensativo, apoiando o queixo na mão.

— Ontem o tio Wang foi bem claro: nós dois estamos sob a responsabilidade do tio Qiu. Ligar para o tio Wang agora seria pular etapas, não é apropriado. — Heizi já tinha trabalhado no sistema público; ele entendia dessas regras melhor do que eu.

— Mas não somos funcionários deles. — Eu ainda estava um pouco insatisfeito.

— Que bobagem, você acha que o que fazemos não está sob a jurisdição deles? Vamos, vamos embora. Se eu soubesse, não teria tomado aquele café. — Heizi levantou-se, bufando de raiva.

Eu também me senti como uma berinjela murcha, segui-o, tranquei a porta e voltei para a loja desanimado.

— Esqueça, não pense mais nisso. Pelo menos as balas de cinábrio estão prontas. Amanhã voltamos lá e esclarecemos tudo. — Vendo meu desânimo, Heizi tentou me consolar.

— Não quero mais ir... — Eu estava realmente desencorajado.

Antes que Heizi pudesse dizer algo, a rua lá fora começou a ficar agitada. Pelo barulho, parecia que havia uma briga.

Naquele momento, precisávamos de um pouco de distração, e assistir a uma confusão parecia uma boa escolha. Levantei-me e saí correndo com Heizi.

Parados nos degraus da loja, vimos que o tumulto acontecia justamente na loja dos nossos rivais, a "Boutique de Madeira de Pessegueiro".

Como não perdemos a oportunidade de ver uma confusão, especialmente quando envolve aquele sujeito metido a galã, Heizi e eu descemos os degraus e abrimos caminho pela multidão. Se não fosse pelo respeito a Yang Lan, nós dois já teríamos dado uma lição naquele sujeito há muito tempo.

— Se não nos der uma explicação hoje, vamos destruir sua loja! — gritavam alguns jovens vestidos na moda, parados em frente ao estabelecimento.

O dono da loja, aquele sujeito de rosto delicado, tremia enquanto forçava um sorriso, sem ousar confrontá-los.

— Povo, todos estão aqui, julguem vocês mesmos... — um dos jovens apontou para a descrição dos produtos da loja e começou a gritar.

Heizi e eu nos interessamos e passamos a ouvir com atenção.

Nos últimos anos, toda a região tem investido no turismo, afinal, nossa terra é abençoada, com belas montanhas, águas cristalinas e um ambiente preservado. O principal é que tudo o que comemos e bebemos é orgânico, e o pessoal da cidade adora isso.

Além disso, houve aquele incidente com os zumbis na Vila Li; não sei que idiota acabou deixando a notícia vazar. Originalmente, esse tipo de coisa não se espalha, e o vilarejo temia que isso prejudicasse o turismo. Mas, para surpresa de todos, a notícia atraiu ainda mais visitantes. Muitos vinham justamente na esperança de ver as tais entidades malignas. O ditado "a curiosidade matou o gato" não poderia ser mais verdadeiro.

Naqueles dias, nossa loja estava fechada para readequação, então não tivemos tempo de prestar atenção na "Boutique de Madeira de Pessegueiro". Aquele dono ganancioso, provavelmente, nem acreditava em fantasmas ou deuses. Quando os turistas chegavam, ele exaltava seus produtos ao máximo, jurando que suas espadas de madeira de pessegueiro eram infalíveis.

Aqueles jovens turistas acreditaram na história, já que a região foi aberta ao turismo há pouco tempo e as lendas locais conferiam um ar de mistério ao lugar. Movidos pela curiosidade, eles se informaram sobre as entidades e, munidos das espadas compradas na boutique, foram até a Vila Taiping. Eles não eram suicidas; a intenção era apenas se prevenir caso encontrassem algo.

Acamparam ao pé da Montanha Taiping. Quando ouvi o nome da montanha, senti um arrepio percorrer todo o meu couro cabeludo.

— Que lugar é esse, a Montanha Taiping? — Heizi virou-se para mim.

— Não interrompa, deixe ele terminar — pedi, sinalizando para que ficasse quieto.

Os jovens prepararam câmeras, tripés e até um detector de entidades comprado na internet — provavelmente um desperdício de dinheiro. E, por um acaso do destino, acabaram encontrando algo. Eles não souberam descrever exatamente que tipo de fantasma era, mas mantiveram a calma, pegaram as espadas de madeira e tentaram se defender para escapar.

Quem diria que as espadas eram inúteis? O fantasma as despedaçou com poucos golpes. Um dos jovens, o mais corajoso, tentou usar a espada para se defender e acabou sendo morto diretamente pelo espírito. Os outros, aterrorizados, nem pensaram em resgatar o amigo ou recolher o corpo; abandonaram tudo e fugiram. Felizmente, o fantasma estava ocupado demais se alimentando, e como os jovens estavam em boa forma física e o carro não estava longe, conseguiram escapar.

Naquela mesma noite, ontem à noite, ao chegarem à cidade, foram direto à delegacia prestar queixa e, por medo, ficaram escondidos lá dentro até o amanhecer. Provavelmente foi esse o assunto da reunião de Qiu Sheng.

Ao amanhecer, os jovens, cada vez mais enfurecidos, foram tirar satisfação com o dono da loja.

— O que é verdadeiro não se altera, o que é falso não se sustenta. Agora deu nisso, custou uma vida humana. — Enquanto eu refletia, uma voz familiar surgiu perto de nós.

Heizi e eu nos olhamos e abrimos caminho pela multidão.

— Sr. Bai, o senhor também está aqui? — dissemos, sorrindo.

— Esse rapaz realmente causou um desastre. É uma pena, eram todos tão jovens, o que morreu devia ter a mesma idade deles... — O Sr. Bai balançou a cabeça, suspirando.

Enquanto conversávamos, os jovens começaram a se agitar e invadiram a loja, destruindo tudo o que viam pela frente. O dono da loja foi empurrado para o canto, e ninguém na multidão tentou intervir, afinal, os produtos daquela loja só interessavam a turistas. Felizmente, Qiu Sheng chegou com seus homens a tempo e os jovens, ao vê-los, acalmaram-se.

— Procurarei você na loja mais tarde. — Ao passar por mim, Qiu Sheng parou bruscamente e soltou essa frase com tom solene.

— Era exatamente o que eu temia, o que a gente mais evita é o que acontece... — Olhando para as costas de Qiu Sheng, não pude deixar de praguejar.

— O que está acontecendo? Afinal, que lugar é esse, a Montanha Taiping? — Heizi estava impaciente.

— Vamos, vamos. Ai, que tragédia... Crianças, tenham muito cuidado daqui para frente. — O Sr. Bai, visivelmente preocupado, puxou-nos para longe.

— Sr. Bai, o senhor conhece este lugar? — A curiosidade de Heizi estava explodindo.

— Vou lhes contar na loja. Aproveitarei para ver o Dahei. — O Sr. Bai foi puxando Heizi pelo caminho.

Nós fomos ver a confusão, mas Dahei não tinha interesse e ficou na loja, tomando conta de tudo.

Ao chegarmos, sentei-me com o coração apertado, sem ânimo nem para preparar um chá. Heizi percebeu que eu não estava disposto a falar. Para ouvir a história do Sr. Bai, ele mesmo sentou-se no lugar de honra e preparou uma boa infusão para o velho.

— Esta Vila Taiping... anos atrás, era infestada de bandidos. Naquela época, os moradores tinham algumas armas, e após vários confrontos, muita gente morreu de ambos os lados. — O Sr. Bai tomou um gole de chá e começou a narrar a origem da vila.

— Com tantas mortes, as coisas estranhas na vila e na montanha começaram a se multiplicar. Entidades malignas apareciam com tanta frequência que era impossível não cruzar com uma... — Ele parou para beber mais um pouco.

— Mais tarde, as autoridades enviaram reforços e, após uma batalha feroz, o bando foi eliminado, mas ficaram para trás muitas almas penadas sem dono... — O Sr. Bai assentiu, satisfeito com o sabor do chá.