Capítulo 44: Su Ranran é a menina dos olhos de Shen He
Os dois não passaram muito tempo dentro de casa antes de retornarem ao salão principal.
Naquela época, os costumes eram conservadores e, mesmo sendo marido e mulher, eles precisavam zelar pelas aparências.
Apesar de o tempo a sós ter sido breve e de não terem trocado muitas palavras, Shen He vagamente percebeu que sua esposa possuía algo extraordinário.
Pensando nisso, ele não pôde deixar de se alegrar por ter apagado os vestígios que ela havia deixado escapar nos dias anteriores.
Caso contrário, com a perspicácia da agência de segurança, ela jamais teria resistido a uma investigação.
As pessoas no pátio da frente não deram importância à breve ausência do casal; afinal, era perfeitamente normal que marido e mulher tivessem conversas reservadas.
Os aldeões estavam ocupados procurando roupas para os camaradas soldados trocarem, pois ninguém sabia quando a chuva iria parar, e não podiam deixá-los esperando molhados.
Contudo, o exército tinha regras rígidas: não se podia aceitar sequer um fio de linha das massas. Sem a ordem do comandante, quem ousaria aceitar?
Por um momento, aldeões e soldados ficaram em um impasse.
Até que Shen He saiu, acenou com a cabeça e deu o consentimento, permitindo que os demais soldados aceitassem as roupas oferecidas pelos moradores.
Todos os presentes ficaram profundamente comovidos com os soldados.
Enquanto carregavam sacos de areia, eles não emitiram nenhuma reclamação, um saco após o outro, até erguerem o dique.
Durante o resgate, enfrentaram o vento e a chuva sem medo, arriscando a própria vida para salvar aquelas pessoas comuns.
Agora, estavam com as roupas molhadas, mas recusavam-se terminantemente a aceitar a boa vontade da comunidade.
Como não amar e respeitar um exército assim?
Sabendo que aquela chuva não cessaria tão cedo e concordando com os aldeões que eles não podiam continuar molhados, Shen He tomou a decisão firme de mandar que aceitassem as roupas do povo.
E aquela tropa fazia jus à fama de militares com disciplina rigorosa.
Após trocarem de roupa, eles lavaram os uniformes na própria água da chuva e os estenderam para secar.
Su Ranran também havia preparado roupas para Shen He com antecedência.
Contudo, quando ela quis ajudá-lo a lavar a roupa que ele havia tirado, foi detida por ele.
— Eu mesmo faço isso.
Apesar de saber que ela possuía aquela água milagrosa, capaz de restaurar plenamente as funções corporais, aos olhos de Shen He, ela ainda era excessivamente delicada.
Além disso, quando estava no quartel, ele mesmo lavava suas roupas todos os dias, então não queria dar-lhe esse trabalho.
A família Shen inteira sabia que Su Ranran era a menina dos olhos de Shen He, tratada com tanto carinho que mal precisava tocar em um trabalho pesado.
Porém, os de fora desconheciam os detalhes da convivência do casal.
Naquele momento, todos estavam reunidos no pátio, com mais de cem pares de olhos atentos, e sempre havia alguém observando os dois.
Para piorar, Shen He era o homem dos sonhos de muitas moças no regimento.
Mesmo sendo casado, isso não impedia que solteiras e recém-casadas ficassem o olhando furtivamente.
Ao verem que Shen He nem sequer deixara Su Ranran lavar as próprias roupas, as moças e jovens esposas presentes sentiram uma pontada de inveja e azedume no coração.
Que tipo de sorte absurda Su Ranran tinha?
Uma mulher que já havia sido manchada ainda merecia ser tratada por Shen He como a menina dos seus olhos?
Shen He ignorava aqueles olhares. No momento, ele esfregava vigorosamente o próprio uniforme militar.
Ele já havia retirado a insígnia dos ombros, guardando-a para colocá-la novamente quando fosse necessário.
Não guardara os demais pertences, tendo pedido apenas que Su Ranran os guardasse em segurança.
Por outro lado, Su Ranran fazia caso omisso das fofocas alheias.
Sentada em um banquinho que Shen He arranjara não se sabe onde, ela e o pequeno Doudou comiam um melão doce enquanto contemplavam a tempestade torrencial do lado de fora.
O melão havia sido dado por sua sogra.
Embora se chamasse melão doce, não era tão açucarado quanto as variedades aprimoradas das gerações futuras, mas compensava por ser extremamente suculento.
Uma fruta daquelas não significava muito em uma época de abundância, mas ali representava uma iguaria rara.
Acaso não se via a criança da casa vizinha quase chorando de água na boca?
— Que praga! O que está olhando? Suma daqui e vá para dentro!
A criança que chorava de vontade era o sobrinho neto de Li Xueqiu. Desde que Li Xueqiu e os homens fortes da família haviam sido presos, a vida deles despencara do céu ao inferno.
Não só deixaram de comer carne, como perderam até o arroz branco, tendo de se contentar com o velho mingau ralo de batata-doce, sem falar nos petiscos que antes comiam até se fartarem.
Como poderiam suportar uma reviravolta dessas, acostumados que estavam a uma vida boa?
Ao verem Su Ranran comendo melão, os olhos das crianças quase ficaram verdes de desejo, enquanto engoliam em seco sem parar.
Zhao Meifang, a nora mais velha da família Li, era uma mulher orgulhosa. No ano anterior, ela havia brilhado no vilarejo, e quem não invejava o bom casamento que fizera?
Agora que seu marido fora preso e a vida se tornara difícil, ela não suportava a ideia de virar motivo de chacota.
Ao ver seus filhos chorando de gula pelo melão dos outros, ela foi tomada por uma fúria cega.
Puxando as crianças pelos braços, uma em cada mão, desandou a praguejar aos quatro ventos.
Quem ouvisse pensaria que ela estava apenas repreendendo os meninos, mas quem não sabia desconfiava que ela xingava algum desalmado que comia melão na frente de crianças famintas.
Será que Su Ranran não percebia que ela estava descontando a raiva nela através dos xingamentos aos filhos?
Como Zhao Meifang não citara nomes, se Su Ranran vestisse a carapuça, sairia perdendo.
Com um brilho astuto nos olhos, ela tirou um punhado de balas de leite do bolso e deu uma para cada um de seus próprios sobrinhos pequenos.
Os pequenos nunca imaginaram que, ao se abrigarem da chuva, ganhariam melão e ainda balas de leite; ficaram exultantes, como se fosse dia de festa.
Cada um segurou sua balinha e começou a comê-la com todo o gosto.
Diante disso, os filhos da família Li choraram ainda mais alto, com água na boca.
— Zhao Meifang, as crianças da sua casa estão com vontade de comer doce, por que não lhes dá uma bala?
Alguém perguntou com um sorriso debochado, piscando para os outros.
As pessoas ao redor caçoaram junto.
— É mesmo! Antigamente, os bolsos do seu Huzi viviam cheios de balas de leite, por que agora está tão sovina?
Alguém cravou uma farpa intencional em seu coração.
Quem não sabia da situação em que a família Li se encontrava agora?
Esqueça as balas de leite; conseguir um bocado de açúcar mascavo já era um milagre.
Contudo, ninguém sentia pena deles.
No passado, a família não ostentava demais? Aproveitando-se de Li Xueqiu, comiam do bom e do melhor todos os dias, enquanto olhavam os outros com desdém.
Agora que finalmente haviam caído em desgraça, se não se vingassem naquele momento, quando o fariam?
Zhao Meifang ficou com o rosto negro de raiva, mas, estando em desvantagem numérica — na família Li havia apenas três concunhadas, e mesmo essas não se davam bem —, como ousaria bater boca com todos?
No fim, cerrou os dentes e arrastou seus filhos para longe com uma expressão sombria.
Apesar de ter saído, os comentários maldosos continuavam firmes às suas costas.
Todos comentavam que os membros da família Li haviam sido tão arrogantes no passado que até os céus tinham resolvido castigá-los.
Alguém especulou que, se os homens da família Li ainda não haviam sido soltos depois de tanto tempo, provavelmente não voltariam mais.
Aquela história foi contada com tantos detalhes que parecia até que haviam visto com os próprios olhos os homens da família sendo condenados!
റോ Huarong, a terceira nora da família Li, que já andava em pânico, desabou ao ouvir aquilo.
Sem se importar com os dois filhos pequenos e ignorantes, ela cobriu o rosto e correu em direção aos fundos da casa.
No meio da multidão, um homem alto e magro deixou transparecer um brilho intrigado nos olhos. Após um breve instante de hesitação, ele também se esgueirou discretamente em direção aos fundos.
Ninguém prestou atenção a essa cena.
A atenção de todos estava voltada para a chuva torrencial do lado de fora, que parecia desabar do céu em cataclisma.
O ânimo do grupo, inicialmente exaltado, gradualmente cedeu à melancolia.
Embora tivessem preparado tudo o que podiam, com uma chuva daquelas, o que seria das demais plantações?
— Quem sabe quando essa chuva vai parar? — disse alguém com um suspiro de angústia.
Os demais acompanharam o coro com profundos suspiros.