Capítulo 36: Talismã de proteção
A velha senhora já estava considerando se jogar no chão e espernear.
"Se não cooperar, seremos imparciais e também a algemaremos", disse o policial, antecipando o comportamento da idosa e dando um aviso prévio.
"Mãe, vamos logo ao hospital pagar as despesas." O jovem, chamado Zhu Jiang, na casa dos trinta anos, parecia muito mais lúcido e menos impulsivo depois de ser algemado, tomando a iniciativa de pedir à mãe que quitasse a conta médica.
"Gostaria de lembrar ao Sr. Zhu mais uma vez: se não contratar um perito para atestar a origem do copo, com base nas evidências atuais — o nome e o número de telefone gravados no fundo do objeto pertencem ao Sr. Chen —, consideraremos que sua mãe é suspeita de furto. Tem certeza de que não quer um perito?"
"Não quero, mas mantenho meu direito de buscar um perito no futuro." Zhu Jiang não cedeu.
A velha senhora sentia-se culpada, sabendo que, se envolvesse um perito, provavelmente perderia ainda mais dinheiro. Ela estava arrependida até a alma e, mentalmente, amaldiçoou todas as gerações de antepassados de Chen Xun. "Esse Chen Xun é desprezível ao extremo! Comprar um copo tão bonito e não guardá-lo, deixando-o jogado por aí. Como um lixo desses não morre?"
No final, ela acompanhou a polícia até o hospital para pagar os cinquenta mil em despesas de internação.
Devido à agressão, Zhu Jiang ficou sob custódia, impedido de sair livremente, e passou a noite na delegacia.
Chen Xun passou a noite deitado no hospital. Nunca tinha ficado internado na vida, então achou a experiência até que curiosa.
No meio da madrugada, ele "acordou" lentamente e viu algumas enfermeiras ocupadas por perto. Os médicos são realmente dedicados, trabalhando em turnos de vinte e quatro horas.
Chen Xun sentiu vontade de ir ao banheiro e tentou se levantar, mas, inesperadamente, acionou um dispositivo de alerta. Imediatamente, a equipe médica apareceu; provavelmente, a unidade de terapia intensiva possuía sensores para esse fim.
"Senhor, o que precisa?" perguntou um dos profissionais.
"Quero ir ao banheiro."
"Espere um pouco, vou chamar um cuidador. Não se mexa."
Logo, um cuidador chegou.
"Não precisa, não precisa, eu consigo ir sozinho", disse Chen Xun, que não queria ser observado enquanto ia ao banheiro, mesmo que o cuidador fosse um homem.
O funcionário não deu ouvidos. Ele abraçou Chen Xun, levantou-o da cama, colocou seus pés dentro dos chinelos no chão e o ajudou a calçá-los. O cuidador parecia ter quase cinquenta anos, era de pele escura, magro e esguio, de porte menor que o de Chen Xun, mas, surpreendentemente, tinha muita força, carregando os quase setenta quilos de Chen Xun com facilidade.
"O senhor tem muita força", comentou Chen Xun casualmente.
"Não dá para não ter. Antes eu era mais forte, agora estou ficando velho e já não aguento tanto", respondeu o homem.
Ele apoiou Chen Xun até o banheiro, ajudou-o a abrir a calça e a urinar. Depois, levou-o para lavar as mãos, conduziu-o de volta à cama e o acomodou. Todo o processo foi extremamente fluido.
Para manter o teatro da doença grave, Chen Xun teve que aceitar a ajuda.
"Você é tão jovem, como foi parar na UTI? Não parece ter se envolvido em uma briga, não vi ferimentos", disse o cuidador, talvez por tédio, já que eram mais de três da manhã e não havia muito o que fazer. Ele já tinha visto muitos pacientes ali, quase todos incapazes de se mover, o que tornava o caso de Chen Xun peculiar.
"Não foi exatamente uma briga, eu fui agredido. O sujeito me bateu no peito, e eu acabei de ser diagnosticado com câncer de pulmão em estágio terminal", disse Chen Xun, sorrindo.
O cuidador olhou para ele, com as mãos levemente trêmulas: "Rapaz, não fique triste".
"Não estou triste. O médico disse que eu tinha seis meses de vida; dois já se passaram, então ainda tenho pelo menos quatro", disse Chen Xun, pegando o travesseiro para apoiar as costas, sem vontade de dormir.
O cuidador saiu silenciosamente do quarto.
Por volta das dez da manhã, o médico apareceu para reexaminar Chen Xun, analisar novamente as sombras em seus pulmões e perguntar se ele sentia dificuldade para respirar.
Chen Xun não queria enganar o médico: "Doutor, aquela sombra é câncer. Não tem nada a ver com a agressão".
"Ah", disse o médico, compreendendo.
Chen Xun foi transferido para um quarto comum e recebeu medicação anti-inflamatória e soro fisiológico por duas horas.
Pouco tempo depois, a velha senhora que o roubara na noite anterior apareceu, movendo-se com uma agilidade que não condizia com alguém de mais de sessenta anos. Ela trouxe vários suplementos nutricionais para Chen Xun. O cuidador da noite anterior passou por ali, deu uma olhada e perguntou a Chen Xun: "Esta é sua mãe?"
A idosa ficou constrangida, sem saber como explicar. O cuidador também se sentiu mal por ter perguntado. Após um momento, tirou da carteira um pequeno objeto.
Chen Xun ficou curioso. O cuidador abriu a carteira, que não tinha dinheiro, apenas um saquinho de pano amarrado com uma corda. Ele tirou o saquinho e o desamarrou, revelando um anel de jade branco, um pouco maior que uma moeda de um real, com um fio vermelho passando pelo furo central.
"Rapaz, isso se chama amuleto da paz. Comprei para o meu filho há dezessete anos. Me divorciei, minha esposa fugiu com ele e nunca mais tive chance de entregar. Senti uma conexão com você; tome, é um presente. Não vale muito dinheiro, mas espero que não se importe." O cuidador ofereceu o amuleto com as duas mãos.
Eles eram dois estranhos que mal tinham trocado vinte palavras. Chen Xun sentiu vontade de chorar. Ele recebeu o amuleto respeitosamente e colocou-o no pescoço: "Tio, muito obrigado".
O cuidador, meio tímido, sorriu ao ver Chen Xun com o amuleto e saiu empurrando um carrinho de lixo hospitalar.
Chen Xun quis chamá-lo, mas abriu a boca e nada disse, apenas observou o bom samaritano desaparecer pelo corredor.
A idosa, vendo que o cuidador se afastara, disse: "Desculpe, Sr. Chen. Ontem meu filho agiu por impulso, ele não deveria tê-lo agredido".
Chen Xun ainda pensava no cuidador e mal prestava atenção no que a mulher dizia.
Ela continuou: "Sr. Chen, gastamos milhares de reais nesses suplementos, valem muito mais do que aquele seu copo".
Chen Xun olhou para a mulher com nojo. Ela não era uma pessoa terrivelmente má, apenas gananciosa por pequenas vantagens. Se fosse em outra época, Chen Xun teria preferido evitá-la.
"Você admite que roubou aquele copo?" perguntou ele.
O rosto da mulher alternou entre o vermelho e o branco. Hesitou por um longo tempo e disse: "Eu me confundi".
"Se confundiu? Ou seja, você também tem um copo igual em casa e pegou o meu por engano?"
"..." Ela queria dizer que tinha, mas temia não conseguir encontrar um copo parecido. Aquele objeto era tão belo que, ao olhar, ela não conseguiu resistir à tentação de furtá-lo.
A mulher lembrou-se do objetivo de sua visita: "Sr. Chen, de qualquer forma, nós erramos. Meu filho é temperamental, tem mais de trinta anos e ainda não encontrou uma namorada. Seja magnânimo e perdoe-o desta vez. Se ele for preso, terá ainda menos chances de se casar". Ela começou a chorar.
O coração de Chen Xun amoleceu: "Onde está seu filho? Por que ele não veio?"
"Ele foi preso, não o soltaram porque você foi parar no hospital."
Chen Xun pensou um pouco e respondeu: "Vou consultar meu advogado".
Ao ouvir que Chen Xun tinha um advogado, a velha senhora ficou apavorada. Somando isso ao fato de que um simples copo custava quase seis mil, ela pensou ter ofendido uma pessoa poderosíssima. "Sr. Chen, desculpe, a culpa foi minha. Eu não me confundi, é que achei o copo bonito demais e não resisti. Por favor, não consulte o advogado. O que quer como compensação? Farei o possível para pagar. Desculpe, realmente desculpe!" A mulher falava de forma desconexa.
Enquanto Chen Xun hesitava, o policial do dia anterior chegou: "Sr. Chen, prefere um acordo ou quer seguir com a acusação?"
"Um acordo! O Sr. Chen aceita o acordo", antecipou a mulher.
Chen Xun disse: "Vamos esperar eu sair do hospital".
"Qual é o seu endereço para podermos encontrá-lo?"
"Edifício 8, Huixian Yashe." O policial anotou.
A mulher quis dizer algo, mas Chen Xun a ignorou e pressionou o botão de chamada ao lado do travesseiro. Logo, um médico apareceu.
"Quero receber alta", disse Chen Xun.
"Seu quadro é grave, não atende aos requisitos para alta. Sugiro observar por mais alguns dias."
"Obrigado, mas não gosto de hospitais. Por favor, processe a alta."
O médico, ciente da tensão atual com pacientes, apenas obedeceu. A mulher e o policial ouviram sobre a gravidade do quadro. O policial achou que Chen Xun não queria complicações e não parecia alguém que precisasse de dinheiro. A mulher, por outro lado, estava apavorada: se ele piorasse, quanto ela teria que pagar?
"Sr. Chen, pense bem, não quer ficar mais uns dias?"
Como ele não respondeu, ela pediu ajuda ao policial. Chen Xun, sem querer prolongar a situação, disse: "Vou sair agora. Resolvemos o resto na delegacia".
A mulher pagou a conta; mais de vinte mil se foram apenas com um dia de internação e exames, o que a fez estremecer de dor. Muitas pessoas tornam-se pobres por causa de doenças.
Chen Xun entrou na viatura e, pelo vidro, viu o cuidador ajudando outro paciente. Sentiu um aperto no peito.
Na delegacia, Zhu Jiang foi chamado, e o policial retirou suas algemas. "Discutam à vontade, desliguei a gravação", disse o agente.
Chen Xun perguntou: "Não há muito o que discutir. Quero saber quanto tempo se pega por agressão e quanto por furto".
O policial respondeu: "Isso é apenas uma referência. Em casos normais, se não houver acordo, a agressão que resultou em internação pode levar a até três anos de reclusão. Com acordo, ainda haveria quinze dias de detenção. Quanto ao furto, depende do valor. Entre mil e dez mil reais, a pena também pode chegar a três anos. Não somos juízes, é apenas uma estimativa".
Chen Xun concluiu: "Paguei 5.600 reais pelo copo ontem, tenho o recibo. Então, deve ser menos de três anos, quase o mesmo que a agressão".
O policial confirmou. A mulher e Zhu Jiang entraram em pânico. "Policial, pode me dar seis anos? Pode somar a pena dele à minha? Meu filho é inocente, ele é apenas um rapaz, nem namorada tem, ele só é um pouco impaciente..." O policial ficou sem palavras com a frase "ele é apenas um rapaz". Ele saiu da sala.
Zhu Jiang perguntou: "Sr. Chen, desculpe, agi por impulso. Quanto quer?"
"Quanto eu quero? Acha que sou um mendigo pedindo esmola?"
Zhu Jiang, temendo a prisão, suavizou o tom: "Desculpe, falei errado. Quero oferecer uma compensação, um valor para suas despesas de saúde".
Chen Xun não precisava de dinheiro; os juros da sua conta bancária em Hong Kong eram mais do que suficientes. Olhando para a dupla, sentiu-se confuso: deveria cobrar ou puni-los? O mundo parecia tão sem sentido.
"Quanto você acha justo?" perguntou Chen Xun.
Eles discutiram discretamente sob a mesa e propuseram: "Cem mil reais. Não temos muito, minha aposentadoria é de seis mil e o salário do meu filho é menor. Ele nem é casado... realmente não temos muito".
Cem mil? Chen Xun não esperava tanta generosidade. Zhu Jiang parecia ser um "filhinho da mamãe". Se podiam frequentar o spa Qihuan Tang, certamente não eram pobres.
Vendo que Chen Xun não respondia, Zhu Jiang ficou inquieto: "Sr. Chen, podemos adicionar mais dez mil. Cento e dez mil, pode ser?"
"Esqueçam. Pela sinceridade, aceito os cem mil. Fiquem com o copo."
Eles se arrependeram imediatamente, pensando que poderiam ter oferecido cinquenta mil.
"Mas há uma condição", disse Chen Xun, assustando-os novamente. "Quero em dinheiro vivo. Nada de transferência."
"Dinheiro vivo? Tanto dinheiro? Não é prático", recusou a mulher, temendo algum golpe.
"Eu vou com vocês ao banco."
No fim, assinaram o acordo perante o policial e foram ao banco sacar os cem mil reais. O montante mal cabia na bolsa.
Na rua, Chen Xun pegou um táxi de volta ao hospital. Comprou um maço de cigarros, fumou dois na entrada, comprou bebidas e pães, entrou no hospital e sentou-se em um banco, deixando a bolsa com cem mil reais jogada aos pés, enquanto comia seus pães.
Às cinco da tarde, Pan Afu, após um dia exaustivo, trocou o uniforme azul-claro pelas roupas comuns. Ao sair, viu Chen Xun acenando.
"Rapaz, recebeu alta? Por que não está de pijama?" perguntou Pan, estranhando, já que pacientes da UTI deveriam usar o uniforme do hospital.
Chen Xun vestia a roupa do spa, com chinelos de banho. "Sim, recebi alta."
Pan não perguntou mais nada, sentindo-se triste. Ele vira muitos pacientes forçados a sair por falta de dinheiro.
"Tio, preciso de um favor. Não estou muito bem, pode carregar esta bolsa para mim? Quero convidá-lo para jantar."
"Sem problemas! Mas não precisa gastar fora. Venha até onde moro, é perto. Eu mesmo cozinho. Não ganho muito, mas cozinho bem", disse Pan, querendo economizar o dinheiro de Chen Xun.
"Tudo bem, tio. Qual o seu nome?"
"Sou Pan, meu nome é Pan Fushou, mas todos me chamam de Afu. Pode me chamar assim."
"Vou chamá-lo de Tio Fu. O senhor tem casa própria em Xangai?"
"Está brincando comigo, rapaz? Com o meu salário? Pago aluguel em uma vila de camponeses, novecentos reais por mês, com água inclusa", disse Pan, com um certo orgulho.