Capítulo 14: Pacientes psiquiátricos não podem frequentar a escola

Divórcio com câncer em estágio avançado, a sogra bate à porta à meia-noite Jiang Xiaoyu ama hot pot 2448 palavras 2026-07-29 17:14:14

Chen Xun ignorou Wei Jun e não se deixou abalar pela grosseria das palavras do rapaz. Ele olhou para a mulher com serenidade e perguntou:
— Mais uma vez: a senhora concorda ou não que ele seja expulso da escola?

A mulher encarou o filho rebelde e, franzindo a testa, disse:
— Jun, já disse inúmeras vezes para ser educado na frente das visitas.

Em seguida, voltou-se para Chen Xun:
— Meu filho tem muitos defeitos, mas, quanto à expulsão, não há nada a discutir.

Chen Xun levantou-se:
— Adeus.

— Não vá embora! Vou acabar com você antes que saia daqui! — Wei Jun exclamou com extrema arrogância; parecia que nem a própria mãe conseguia controlá-lo.

Ao sair, Chen Xun ainda ouviu a voz de Wei Jun ecoando:
— Basta eu chamar uns caras para deixá-lo aleijado. Ele acha que pode vir à minha casa e posar de valentão?

Wei Jun era arrogante a ponto de parecer um idiota, enquanto sua mãe demonstrava ser uma pessoa calculista. Essa foi a conclusão de Chen Xun.

Já era tarde, mas, após meia hora de procura, Chen Xun conseguiu encontrar uma gráfica antes das dez da noite. Ele imprimiu as fotos que havia tirado com o celular, comprou uma dúzia de folhas de papel pardo resistente e, em uma loja de tintas, adquiriu um frasco de tinta vermelha. Então, começou a trabalhar.

Escrever os textos, gravar o áudio e comprar um alto-falante potente levaram-no até quase uma da manhã.

No dia seguinte, Chen Xun chegou cedo à entrada da escola e estendeu os grandes cartazes de papel pardo, onde havia escrito com a tinta vermelho-sangue: "Por dinheiro, a escola ignora a segurança de alunos e professores, permitindo que um doente mental com tendências homicidas frequente as aulas."

Em seguida, distribuiu centenas de panfletos a todos que passavam. Além disso, ligou o potente alto-falante. O som era mais forte que o de qualquer sistema de som de praça pública e cobriu todo o campus.

— Atenção, alunos e professores: Wei Jun, da turma 2-7, é um portador de transtorno mental. Ele pode, a qualquer momento, cometer atos de homicídio ou estupro. Como matar sendo doente mental não é crime, por favor, cuidem de sua segurança e usem capacetes antes de entrar em aula.

A voz era alta e estridente, alcançando todos os estudantes que liam seus livros durante o período da manhã.

Sentado em sua carteira, Wei Jun, enfurecido, começou a praguejar:
— Maldito! Eu vou matar esse desgraçado!

Ao ouvirem o anúncio de Chen Xun e observarem o comportamento de Wei Jun, muitos alunos ficaram apavorados, especialmente seus colegas de classe.

Os alunos que moravam no campus não tinham para onde ir, mas os que não moravam começaram a sair das salas, caminhando em direção ao portão, querendo voltar para casa. Ao verem Chen Xun distribuindo panfletos, pegavam um exemplar.

Chen Xun sabia que não deveria interromper as aulas permanentemente. Após cerca de vinte minutos, desligou o alto-falante. Quando a maior parte do material foi distribuída, ele mudou o áudio, colocou o equipamento no carro e começou a dirigir lentamente pelas ruas da cidade em direção à Secretaria de Educação, reproduzindo a mensagem: "Wei Jun, da turma 2-7 da escola do condado, é um portador de transtorno mental. Ele pode, a qualquer momento, cometer atos de homicídio ou estupro. Por dinheiro, a escola ignora a segurança de alunos e professores."

Ele dirigiu devagar. Ao chegar à Secretaria de Educação, os funcionários ainda nem haviam começado o expediente. Chen Xun não se apressou; estacionou o carro na entrada e deixou o som reproduzindo repetidamente.

Logo, alguém apareceu pedindo para que ele desligasse o aparelho. Chen Xun entregou o dossiê com as provas e explicou:
— Se Wei Jun ainda estiver na escola daqui a dois dias, irei à Secretaria de Educação do município denunciar a omissão de vocês e publicarei tudo na internet.

— Você poderia desligar esse alto-falante primeiro? — O atendente estava à beira de um colapso nervoso devido ao barulho. Ele queria chamar a polícia, mas temia irritar ainda mais o rapaz.

Chen Xun, sendo compreensivo, desligou o som.

Não demorou muito para que dezenas de pais, enfurecidos, começassem a protestar na escola e na porta da Secretaria. Se o assunto não fosse resolvido, a confusão só aumentaria.

A Secretaria agiu rápido. Antes das dez da manhã, enviaram vários representantes à escola. Ao meio-dia, o sistema de som do refeitório anunciou: "Após verificação, o aluno Wei Jun, da turma 2-7, sofre de uma doença grave, sendo inapto para continuar os estudos, razão pela qual foi desligado da instituição."

Wei Jun foi levado para casa pela mãe. Durante todo o trajeto, ele não parou de proferir xingamentos.

Ao chegarem, He Junjuan sentou-se no sofá e, vendo o estado do filho, suspirou:
— Wei Jun, você está prestes a completar 19 anos. Se não fosse pela nossa proteção, você já estaria na cadeia.

— Mãe, como eu poderia ir para a cadeia? Nossa família é rica, quem teria coragem de nos enfrentar?

— Quem teria coragem? Ontem mesmo alguém enfrentou você e ainda conseguiu te tirar da escola.

— Qual é o nome desse cara? Vou contratar alguém para acabar com ele! — Wei Jun rangia os dentes, lembrando-se da humilhação causada pelo alto-falante na frente dos colegas.

— Você ainda quer contratar alguém? Se ele parar por aqui, já é uma sorte grande. Eu suspeito que ele não vai parar tão cedo — disse He Junjuan.

— É exatamente ele que eu quero encontrar. Se ele aparecer, está morto! — Wei Jun estava furioso. Não tendo coragem de descontar a raiva na mãe, ele desferiu vários chutes contra a porta da casa.

O som de sirenes de polícia tornou-se audível e, logo em seguida, vários policiais e médicos apareceram na mansão da família Wei.

He Junjuan sentiu que algo estava errado:
— A quem vocês procuram?

— Recebemos uma denúncia de que há um indivíduo chamado Wei Jun nesta casa, portador de doença mental grave e sintomas de esquizofrenia. Ele representa um risco constante de agressão a terceiros e não pode permanecer em casa; precisa ser hospitalizado — explicou o médico que estava à frente.

He Junjuan tentou intervir imediatamente:
— Não há nada disso, meu filho é perfeitamente normal.

— Sinto muito, mas, com base nas informações fornecidas pelo denunciante e após consultarmos os registros psiquiátricos, constatamos que a condição do seu filho é gravíssima. Ocultar o estado de saúde dele é prejudicial tanto para a senhora quanto para o paciente. Se não cooperar, solicitaremos ao tribunal a retirada do seu direito de tutela — disse o policial com seriedade.

Ao ver os policiais, Wei Jun não demonstrou medo; afinal, muitos deles já haviam visitado seu pai e sempre foram muito cordiais.

— Eu sou Wei Jun. O que vocês querem? — perguntou ele, mantendo a calma.

Com um estalo, os policiais o algemaram.

Wei Jun começou a espernear:
— Vocês estão loucos? Por que estão me prendendo?

— O paciente apresenta sinais de surto — comentou o homem de jaleco branco ao lado.

Dois médicos e os policiais imobilizaram Wei Jun. Uma enfermeira, com uma seringa preparada, aplicou o sedativo. Wei Jun soltou um grito ensurdecedor, seguido de uma torrente de insultos.

Mesmo após a aplicação da medicação, ele continuava a lutar:
— Eu não sou doente! Vou acabar com todos vocês!

Como a injeção foi intramuscular, o sedativo levou cerca de dez minutos para fazer efeito. Wei Jun foi amarrado em uma maca e levado ao hospital.

— Por favor, assine aqui — disse o médico, entregando uma prancheta a He Junjuan.

A mulher tremia de raiva. Demorou algum tempo até que conseguisse recuperar a compostura para assinar o documento.